Sabemos que mesmo seguindo o tutorial com o passo a passo, é bem comum surgirem algumas dúvidas durante a realização do cálculo de Liquidação Trabalhista.
Por conta disso, pra auxiliar na otimização do seu tempo e ajudar a seguir o cálculo com tranquilidade, reunimos as principais dúvidas nesse artigo de forma bem didática e simples 😉
1. Como lançar hora extra?
O primeiro passo nesse caso é conferir direitinho se já foi lançado o salário-base na aba “Histórico Salarial”, já que ele servirá de base pro cálculo das horas extras.
Após verificar direitinho se foi lançado o salário-base, é hora de seguir pra aba “Cartão de Ponto” e conferir se já preencheu certinha a carga horária mensal e se já importou/inseriu manualmente as horas trabalhadas pelo seu cliente.
Tudo certo até aqui? Vamos ao preenchimento da hora extra 😉
Pra isso é só selecionar a aba “Verbas Devidas”, clicar em “Adicionar verba” e preencher os dados dessa hora extra, como no exemplo hipotético abaixo:
No campo da “Ocorrência” é importante lembrar de preencher a opção “mensal”, caso o seu cliente tenha realizado essas horas mensalmente.
Além disso, no “Valor devido” é possível inserir a data de início e fim dessas horas extras, selecionar a opção “Calcular” para que o sistema realize o cálculo certinho pra você, e, por fim, inserir a base de cálculo que será utilizada no cálculo dessa hora extra:
Após preenchidos esses dados é hora de inserir qual será o percentual adicionado a essas horas extras, qual foi a quantidade de horas extras realizadas (ou pedir pro sistema buscar essa quantidade a partir do cartão de ponto) e a opção das horas extras (se diurna ou feriados/RSR):
Depois é só preencher as horas extras que foram pagas pelo empregador, mantendo o valor zerado caso não tenha sido paga nenhuma hora extra:
Por fim, o sistema já vai trazer pré-selecionado os reflexos dessa hora extra, podendo ser modificado cada reflexo manualmente, de acordo com o caso concreto 😉
2. Como lançar as verbas rescisórias?
O primeiro passo nesse caso é conferir direitinho se já foi lançado o salário-base na aba “Histórico Salarial”, já que ele servirá de base pro cálculo das verbas rescisórias.
Após verificar direitinho que foi lançado o salário-base é hora de seguir pra aba “Cartão de Ponto” e conferir se já preencheu certinha a carga horária mensal e se já importou/inseriu manualmente as horas trabalhadas pelo seu cliente.
Agora é só seguir pra aba “Verbas Devidas” e iniciar o cadastro de cada verba que seria devida ao seu cliente por ocasião da rescisão.
No caso hipotético abaixo vamos ilustrar como seria o caso de um cadastro de 13º salário. Pra isso, é só clicar em “Adicionar Verba”, selecionar a opção “Décimo terceiro salário” na ‘Verba’ e na ‘Ocorrência’ e preencher no “Valor devido” o período que entende que seria devido:
Depois é só seguir preenchendo o valor que foi pago pelo empregador a título de 13º salário, podendo manter o ‘valor’ zerado, caso não tenha sido pago qualquer quantia:
Por fim, o sistema já vai trazer pré-selecionado os reflexos desse 13º salário, podendo ser modificado cada reflexo manualmente, de acordo com o caso concreto 😉
Se quiser algumas dicas bem legais de preenchimento de outras verbas rescisórias, como Saldo de salário, Férias + ⅓ ou Aviso prévio, é só conferir o vídeo abaixo com todo o passo a passo:
3. Como lançar diferença salarial?
O primeiro passo é preencher direitinho a aba “Férias e ausências”, seguindo o passo a passo completinho disposto neste tutorial.
Após o preenchimento dessa primeira aba, é só seguir pra aba “Histórico Salarial”. Nessa aba será preciso preencher duas bases de cálculo distintas. A primeira delas será a base de cálculo do salário de fato recebido pelo seu cliente e a segunda base será o valor que você entende que seria devido ao cliente.
Assim, é só clicar em “Adicionar valores” e preencher as duas bases de cálculo distintas, como no caso hipotético abaixo:
O exemplo acima mostra direitinho uma forma bem legal e didática de preencher as bases de cálculo: uma como Salário Pago (o efetivamente recebido) e a outra com o Salário Devido (o que o seu cliente entende que seria devido).
Um ponto muito importante nesse preenchimento é lembrar de marcar como “Sem incidência” o FGTS e INSS da base de cálculo que você entende que seria devida ao seu cliente. Assim, evita que o programa calcule duplicidade de valores e o cálculo dessa diferença salarial ficará bem certinho 😉
Preenchida essa aba direitinho, é hora de seguir pro preenchimento da aba “Verbas Devidas”. Assim, após clicar em “Adicionar Verba” é só selecionar as opções sinalizadas abaixo:
Depois é só seguir preenchendo o campo do Valor Devido, inserindo o período que seria devida essa diferença salarial, como por exemplo, durante todo o vínculo empregatício, e selecionando a opção que você deseja calcular essa diferença, tendo como base ‘Outras Verbas’ (no caso hipotético seria o “Salário devido”):
Por fim, é só selecionar o Divisor, Multiplicador e Quantidade, lembrando sempre de conferir as dicas preciosas que os infoicons trazem nos cálculos:
Se precisar de uma ajudinha extra pra realizar esse preenchimento da diferença salarial é só conferir o tutorial em vídeo que preparamos com um exemplo prático desse preenchimento: https://youtu.be/aBSQKQty2Xs
Tenho certeza que com essas dicas acima você terá ainda mais tranquilidade pra realizar o seu cálculo de Liquidação Trabalhista na plataforma do CJ.
Não deixe de conferir todo material de apoio pra essa revisão. Temos cursos, treinamentos ao vivo e também gravados, além de muitos tutoriais escritos e em vídeo disponíveis na nossa central de ajuda.
Até a próxima! 😉