Todas as coleções
Como fazer Cálculos Trabalhistas?
Estimativa de Verbas Trabalhistas e Reflexos
Dúvidas frequentes - Estimativa de Verbas Trabalhistas e Reflexos
Dúvidas frequentes - Estimativa de Verbas Trabalhistas e Reflexos

Veja quais são as dúvidas frequentes do cálculo de Estimativa de Verbas Trabalhistas e Reflexos e entenda um pouco mais sobre o cálculo.

Túlio avatar
Escrito por Túlio
Atualizado há mais de uma semana

Sabemos que mesmo seguindo o Tutorial, é bem comum surgirem algumas dúvidas durante a realização do cálculo de Estimativas de Verbas Trabalhistas e Reflexos.

Por conta disso, pra auxiliar na otimização do seu tempo e ajudar a seguir o cálculo com tranquilidade, reunimos as principais dúvidas nesse artigo de forma bem didática e simples. 😉

1 - O que consigo calcular com esta ferramenta?

Nesta ferramenta, você conseguirá calcular as verbas não pagas ao trabalhador, bem como os seus reflexos.

É possível configurar a frequência das horas devidas porém não pagas, a o valor total de cada uma delas, bem como os adicionais, comissões e outras verbas às quais o trabalhador teria direito mas não recebeu do empregador.

2 - É possível calcular verbas decorrentes de salários que não foram pagos apenas durante um período?

Sim! Para isso, nas configurações iniciais do cálculo, basta selecionar a opção “sim” neste campo e informar a data que isso aconteceu, o valor do salário devido e o valor do salário que foi pago:

Porém, perceba que dessa forma, será calculado como se essa situação tivesse ocorrido até a data final do contrato de trabalho de seu cliente.

Se essa situação durou apenas um período, clique no botão “adicionar” e preencha no campo seguinte a data em que isso deixou de acontecer (no exemplo abaixo, a verba não foi paga entre 01/2020 até 04/2020):

3 - No meu cálculo consta que o cliente recebeu todos os períodos de férias, mas isso não aconteceu. Como faço pra configurar?

Nas configurações iniciais de seu cálculo, você marcará que quer considerar a estimativa das férias escolhendo os meses estimados de férias. Feito isso, abrirá a opção de quais salários devem ser usados para o cálculo.

Feito isso, você clicará em salvar e, na aba “Férias”, poderá editar as informações, indicando quais foram usufruídas/pagas e quais não foram.

4 - Configurei as verbas que meu cliente deixou de receber enquanto exercia uma função, porém, ele também trabalhou em outras funções durante o período calculado. Consigo configurar os desvios em cada um tipo de função?

Com certeza!

Pensando naquelas situações em que o trabalhador ocupou cargos diferentes no período calculado, o CJ permite que você calcule os desvios de forma separada dentro do mesmo cálculo!

Para isso, após configurar os desvios ocorridos em uma função e clicar em salvar, basta que você clique em “Adicionar Período” e uma nova aba se abrirá para que você insira as informações! Super prático, não é mesmo?

5 - Como exportar o relatório com o resultado do meu cálculo?

Aqui no CJ, você conseguirá exportar um relatório super detalhado com todas as verbas devidas ao seu cliente, decorrente das horas não pagas e seus respectivos reflexos!

Além disso, seguindo os recursos de “Visual Law”, você também conseguirá exportar um gráfico para ilustrar com grande clareza o percentual de cada uma das verbas devidas!

O relatório será gerado no momento que você clicar no ícone “1”, conforme indicado na imagem abaixo, e o gráfico será gerado quando você clicar no ícone “2”.

Tenho certeza que com essas dicas acima você terá ainda mais tranquilidade pra realizar o seu cálculo de Estimativa de Verbas Trabalhistas e Reflexos.

Não deixe de conferir todo material de apoio pra essa revisão. Temos cursos, treinamentos ao vivo e também gravados, além de muitos tutoriais escritos e em vídeo disponíveis na nossa central de ajuda.

Até a próxima! 😉

Respondeu à sua pergunta?