Todas as coleções
Como fazer Cálculos Previdenciários?
Planejamento Previdenciário
Planejamento previdenciário pela aba DIBs Futuras: Como conferir o cálculo
Planejamento previdenciário pela aba DIBs Futuras: Como conferir o cálculo

Veja um passo a passo de como analisar os pontos do seu cálculo de Planejamento previdenciário e verificar se ele está correto

Clara avatar
Escrito por Clara
Atualizado há mais de uma semana

Depois de seguir o passo a passo do cálculo de planejamento previdenciário, é normal surgir aquela dúvida: "Será que meu cálculo está certo?".

Nesse tutorial vou te ensinar a conferir o cálculo de planejamento previdenciário feito na aba “DIBs Futuras”.

Para conferir seu cálculo, vamos usar um checklist com as principais perguntas que devem ser feitas ao finalizá-lo:

São essas:

  1. A DIB foi inserida corretamente?

  2. A opção “Qual regime da previdência você quer calcular?” Foi marcada corretamente?

  3. A opção “Calcular benefício para” foi marcada corretamente?

  4. Os períodos foram inseridos corretamente?

  5. Os salários foram inseridos corretamente?

  6. Na aba “DIB’s Futuras” os dados pra simulação foram inseridos corretamente?

  7. Como analisar o resultado?

Vamos analisar cada uma dessas perguntas?

1. A DIB foi inserida corretamente?

Uma das partes mais importantes do seu cálculo é a DIB. Ela vai determinar até quando os requisitos serão computados.

A Data de Início do Benefício (DIB) normalmente é a mesma da Data de Entrada do Requerimento (DER).

Como você está realizando um planejamento previdenciário, você pode colocar a data que está realizando o cálculo mesmo, ok?

Com você vai usar a aba “DIBs Futuras”, não será necessário colocar uma data futura.

Tudo certo até aqui? Vamos pro próximo.

2. A opção “Qual regime da previdência você quer calcular?” Foi marcada corretamente?

Você já deve saber que no CJ agora temos o RPPS, além do RGPS. Ele não está disponível pra todos os planos, então se pra você não apareceu essa opção e você quer calcular pro RPPS, provavelmente no seu plano ele não está disponível! Mas não se preocupe, isso é bem fácil de resolver, basta você entrar em contato com o suporte e vamos te ajudar, ok?

Voltando pro tutorial... Você precisa conferir se você marcou a opção correta nessa parte. Se você quer calcular benefícios do INSS, marque RGPS. Se quer calcular benefícios para um servidor público, marque RPPS.

Certinho aqui, ne? Bora pro próximo!

3. A opção “Calcular benefício para” foi marcada corretamente?

Essa parte também é bem importante, porque é a partir dela que o CJ vai te mostrar as aposentadorias disponíveis, ok?

Lembre-se de marcar a opção correta pra realidade do seu cliente.

Vou deixar aqui um resuminho pra você entender melhor:

  • Tempo de contribuição normal, especial e por idade: calcule o tempo de contribuição para a Aposentadoria por Tempo de Contribuição, Aposentadoria por Idade, Aposentadoria Especial e Aposentadoria por pontos.

  • Professor: calcule o tempo de contribuição para os benefícios específicos para professores, como a Aposentadoria por Tempo de Contribuição do Professor e a Aposentadoria por Pontos para o Professor.

  • Aposentadoria por idade rural e Aposentadoria híbrida: calcule a Aposentadoria por Idade rural ou a Aposentadoria Híbrida ao invés da Aposentadoria por Idade Urbana.

  • Pessoa com deficiência: calcule os benefícios de Aposentadoria por Tempo de Contribuição da Pessoa com Deficiência Física, leve, Moderado e grave.

Ficou fácil de entender agora, ne?

Pra você conferir, basta ir até “editar configurações iniciais”, ok?

4. Os períodos foram inseridos corretamente?

Você precisa conferir se os períodos foram inseridos/importados corretamente.

Você deve conferir as datas dos períodos, pra ver se está tudo certinho, beleza? Inclusive os períodos especiais.

Lembrando que para adicionar ou converter um período especial em período comum (ou vice versa) você pode editá-lo. É bem simples::

  1. Na aba "períodos", clique sobre Adicionar / Editar Período.

Clique em Tipo e selecione Especial 25, 20 ou 15. No meu exemplo eu marquei a opção Especial 25:

Você pode ver que o CJ já converteu o tempo ali mesmo pra você!

Depois é só clicar em Salvar! 😉

Pronto! Seu período foi convertido!

Se você tiver alguma dúvida sobre como selecionar a atividade especial correta no CJ, nós temos um tutorial bem completinho sobre esse assunto. Você pode acessar clicando aqui.

Estando tudo ok, podemos ir pro próximo ponto!

5. Os salários foram inseridos corretamente?

Aqui você precisa conferir se os salários inseridos/importados estão corretos.

Veja se no cálculo tem algum salário que não foi inserido e confira se tem na CTPS, por exemplo. Se tiver em outro lugar, você pode inserir manualmente no seu cálculo!

É importante também analisar as opções avançadas da aba “salário” pra ver se está tudo conforme o caso concreto, ok?

Se os salários estiverem certinhos, já podemos ir pro próximo ponto!

6. Na aba “DIB’s Futuras” os dados pra simulação foram inseridos corretamente?

Agora já podemos passar pra aba do planejamento. Ao preencher esse campo, com certeza você já deu uma olhadinha na aba “espécie de benefício”, já viu as datas previstas para as aposentadorias e a aposentadoria mais vantajosa pro seu cliente.

Agora na aba DIBs Futuras você vai precisar conferir se inseriu a aposentadoria correta pra fazer a simulação. É bem comum que na hora de preencher a gente se confunda e coloque outra aposentadoria, então sempre confira bem direitinho!

A partir daqui vou listar o que você precisa conferir pra não ficar confuso, ok?

a. Tipo do período de contribuição futuro: O CJ te dá a opção de colocar como período normal ou especial 25, 20 ou 15. Sempre confira se você inseriu a opção correta pro caso concreto.

b. Preencher contribuições a cada N meses, para manter a qualidade de segurado: Essa opção é muito usado em casos de aposentadoria por idade, por exemplo, onde o cliente já tem o tempo de contribuição preenchido e está esperando só a idade pra aposentar. Se você marcou essa opção, confira se colocou o intervalo direitinho, porque o CJ já traz o número 6 pré-configurado para o intervalo de meses para as contribuições.

c. Valor do salário de contribuição: Confira se o valor foi inserido direitinho. Aqui você deve inserir o valor sobre o qual seu cliente vai contribuir no futuro, ok?

d. Percentual pago ao INSS (%): Você deve inserir a alíquota de contribuição conforme a categoria do segurado. Não esqueça que ao escolher alíquotas reduzidas para o contribuinte individual, o segurado perde o direito à Aposentadoria por Tempo de Contribuição, ok?

e. Incluir outras rendas para o cálculo do Imposto de Renda (IR) na simulação?: Se você deseja incluir outras rendas para o cálculo do Imposto de Renda na simulação, verifique se você marcou a opção e se inseriu o valor correto. Ah, quanto maior o Salário de Contribuição, maior o IR pago sobre esse valor, ta? Para que a sua simulação fique mais precisa, o CJ inclui automaticamente esse valor de IR na conta do "valor investido".

Selecionando essa opção, você poderá adicionar outras rendas que impactam o cálculo da alíquota do IR. Assim você consegue uma simulação mais próxima da realidade. Legal, ne?

f. O cliente já é portador de alguma doença grave ou sofreu acidente de trabalho, conforme a Lei 7.713/1988?: confira se você marcou essa opção conforme o caso concreto. Pra te explicar melhor, você deve considerar essa opção na simulação caso o cliente já seja portador de alguma doença grave prevista no rol da Lei 7.713/1988, na data do cálculo.

Essa isenção só tem efeitos para o valor da RMI projetada. O IR ainda será considerado no investimento projetado, independentemente desta opção, ok?

g. DIBs para analisar: você deve conferir as datas que colocou como DIBs para serem analisadas. Lembre-se sempre de colocar datas após a data prevista que o CJ ja te deu na aba “Espécie de benefícios”, certo?

Ufa, esse ponto foi longo, ne? Mas agora já vamos pra última pergunta!

7. Como analisar o resultado?

Depois que você conferiu todos os pontos que citei, você já pode ir conferir o resultado do seu cálculo. Agora você poderá fazer uma análise de todas as DIBs que você inseriu.

O programa irá mostrar vários dados bem importantes, como a idade na DIB Futura.

Lembrando que o CJ mostra 3 simulações pra você, cada uma com um salário de contribuição diferente. Uma será com o valor do salário mínimo, outro com o valor fixo que você inseriu e outra com o valor do teto.

O CJ te de várias informações pra que você possa analisar o planejamento previdenciário do seu cliente, como o valor da RMI expectada (valor com desconto de IR), o valor BRUTO da RMI expectada (valor sem desconto de IR), o valor da contribuição, etc.

Sempre que você tiver dúvidas pode clicar no infoicon que tem na tabelinha, lá tem uma explicação completinha sobre o que é cada um dos dados:

Além disso você ainda consegue exportar um relatório completinho pra mostrar pro seu cliente! Não é fantástico?!

Viu como é tranquilo fazer um cálculo de planejamento previdenciário usando a aba “DIBs Futuras”?!

Se tiver alguma dúvida, ficaremos felizes em te ajudar lá no suporte. Até mais!


Respondeu à sua pergunta?