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Como fazer Cálculos Previdenciários?
Planejamento Previdenciário
Como realizar um planejamento previdenciário com descartes no CJ
Como realizar um planejamento previdenciário com descartes no CJ

Veja o passo a passo de como realizar um planejamento previdenciário com descartes no CJ.

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Escrito por Lucas
Atualizado há mais de uma semana

De acordo com o artigo 26, §6º da EC 103/2019 é possível excluir salários da média que resultem em redução do benefício, desde que mantido o tempo mínimo de contribuição exigido.

Isso significa que caso o seu cliente tenha mais tempo de contribuição que o necessário para a concessão de um benefício pós-reforma é possível realizar o descarte dos menores salários.

Se você não está realizando um cálculo de concessão e sim um planejamento com DIB futura eu vou te explicar como realizar esse cálculo aqui no CJ!

Pra criar o seu cálculo de Concessão e planejamento de um Benefício Programável, você tem duas opções super simples. São elas:

1- No menu lateral Clientes, após selecionar o cadastro do cliente que desejar, clique em Novo cálculo entre as opções que vão aparecer na área direita da sua tela. Depois selecione a opção Concessão/Planejamento Previdenciário.

2- No menu lateral Cálculos, clique em Novo cálculo no canto superior direito da página. Escolha a opção Concessão/Planejamento Previdenciário e depois, preencha o nome do cliente pra quem você deseja atribuir o cálculo. Se preferir, também pode criar o cálculo a partir de um novo cliente.

Obs: pra criar um novo cliente, é só clicar no botão “Novo Cliente”, que fica no canto superior direito da tela inicial. Pra mais detalhes, você pode dar uma olhadinha nesse artigo aqui.

Configurações iniciais:

Com o cálculo já aberto, o próximo passo é informar as Configurações iniciais.

Pra isso, na pergunta “Para qual tipo de benefício?”, selecione a opção Aposentadorias (Benefícios Programáveis). 👍

Nesse momento, você vai precisar preencher os dados que vão ser solicitados e, na sequência, selecionar as opções de cálculo de acordo com o caso que você está analisando.

Em seguida, clique em Gerar cálculo.

Períodos:

Então vamos para o próximo passo: cadastrar os Períodos de Contribuição.

Assim, primeiramente, na aba Períodos, você pode tanto importar os dados de um CNIS como adicionar essas informações manualmente.

Clicando na opção de “Importar Períodos”, a seguinte janela aparecerá:

Na opção "Quais dados importar", se deixar a opção "períodos" e "salários" selecionados, o programa vai importar os dois juntos.

Se você preferir adicionar somente os períodos, é só tirar a opção de adicionar os salários de contribuição, conforme indicado abaixo:

Atenção! Se o seu cálculo é apenas uma simulação do tempo de contribuição, você pode utilizar a opção Adicionar manualmente. Depois de inserido todos os períodos de contribuição, é hora de conferir se colocou tudo certinho.

Salários:

Seguindo pro próximo passo, é necessário preencher os salários de contribuição do seu cliente. Pra isso, é só selecionar a aba Salários e importar o CNIS ou preencher manualmente os valores que se adequem à realidade do seu cliente.

Clicando em "Importar salários", vai aparecer a janela abaixo:

Caso você já tenha importado os períodos na aba "períodos", é só desmarcar a opção, e deixar selecionado apenas "salários".

Depois de configurar essa janela, é só clicar em "Salvar".

Espécies de benefícios:

Na próxima aba chamada Espécies de benefícios você conseguirá visualizar com tranquilidade os benefícios e os seus requisitos de cada espécie previdenciária.

O CJ irá mostrar as espécies de aposentadoria que já tiveram seus requisitos cumpridos, bem como uma data prevista para as espécies de aposentadoria cujos requisitos estiverem incompletos.

Caso em que os requisitos do benefício foram totalmente cumpridos:

Caso em que os requisitos do benefício não foram cumpridos:

Como realizar o planejamento com os descartes:

Após verificar qual seria a data prevista para que o seu cliente possa se aposentar em uma determinada espécie de benefício você poderá inserir esses períodos e salários futuros para verificar qual seria a RMI simulada nessa data. Para isso basta seguir esses 4 passos:

1- Modificar a DIB nas configurações iniciais:

Se eu pretendo realizar um planejamento com descartes em uma DIB futura, primeiramente preciso modificar a DIB do meu cálculo para a que pretendo simular. Vamos usar como exemplo um planejamento que pretendo realizar com DIB em 01/05/2027.

Primeiro clico em “Editar configurações iniciais”:

Modifico a DIB do meu cálculo para a DIB futura na qual gostaria de realizar o planejamento:

2- Incluir os períodos futuros:

Na aba de “períodos” clique em “Adicionar/editar períodos”:

Cadastre o período futuro na qual você deseja considerar no seu planejamento:

Prontinho! Esse período futuro já está cadastrado no seu cálculo.

3 - Incluir os salários futuros:

Após você cadastrar o período futuro, na aba de “salários” você vai verificar que o sistema está considerando o salário mínimo para esse período. Caso esse não seja o caso do seu cliente, basta modificar esses salários clicando em “editar salários”:

Após isso basta inserir os salários que gostaria de simular no seu planejamento:

Prontinho! Os salários futuros já estão cadastrados no seu cálculo.

4 - Visualizar o resultado do planejamento e realizar os descartes:

Após inserir os períodos e salários futuros no seu cálculo, agora é hora de verificar o resultado. Para isso basta ir na aba “Espécies de benefícios”:

Agora você pode visualizar as espécies de benefícios com RMI simulada para a DIB futura inserida por você nas configurações iniciais do cálculo:

Para realizar os descartes é super simples! Basta você clicar na aba “RMI” e após isso em “Descartar salários (Melhor RMI):

Prontinho! Você já pode verificar qual seria o valor de RMI com os descartes, quantos salários foram descartados, além de exportar o relatório sobre a RMI com os descartes:

Qualquer dúvida sobre os relatórios pode entrar em contato com o nosso suporte!

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