Todas as coleções
Como fazer Cálculos Previdenciários?
Aposentadorias
RMI - Renda Mensal Inicial
Entenda os valores de RMIs no cálculo de concessão e planejamento previdenciário
Entenda os valores de RMIs no cálculo de concessão e planejamento previdenciário

Com esse tutorial você vai vai ficar por dentro de como cada RMI é calculada nas abas do cálculo de concessão e planejamento previdenciário.

Lucas avatar
Escrito por Lucas
Atualizado há mais de uma semana

Após concluir o cálculo de concessão e planejamento previdenciário você pode ter percebido que o valor de RMI informada nas abas do cálculo podem ser diferentes entre si. Mas pode ficar tranquilo que seu cálculo não está incorreto por esse motivo!

A seguir vou te mostrar o motivo do valor de RMI ser diferente nas abas do cálculo e como o sistema conseguiu chegar em cada um desses valores.

O cálculo em questão apresenta algumas abas e cada uma delas possui informações super importantes. As abas que apresentam valores de RMI são a de “Espécies de benefícios” “Análise por data” e também a aba de “Planejamento por DIBs futuras”.

Vamos entender sobre cada uma!

1 - Aba de Análise por data:

Essa aba realiza dois tipos de análise: a análise até a DIB (que você cadastrou nas configurações iniciais do cálculo) e a análise após a DIB.

Nessa primeira análise irão constar os benefícios que o seu contato já teria todos os requisitos preenchidos até a DIB. Ou seja, a RMI é calculada levando em consideração apenas os períodos e salários informados por você.

Já na segunda análise (após a DIB) é feito um planejamento rápido para os benefícios que não estão com os requisitos totalmente preenchidos. Esse planejamento rápido só ocorre nessa aba, ok?

O sistema informa quais são os parâmetros utilizados nesse planejamento rápido. Lembrando que eles são fixos e não podem ser alterados:

Portanto, o valor de RMI informado nesse planejamento rápido não leva somente em consideração os períodos e salários informados por você, mas sim são aplicados esses fatores, como por exemplo levar em consideração o último salário informado para os meses futuros.

A RMI informada no exemplo abaixo já o valor com o planejamento rápido com o valor da ultima contribuição (R$2.000,00) projetada até 24/03/2031 (Data prevista):

2 - Aba espécies de benefícios:

Na aba de “Espécies de benefícios”, diferente da aba anterior, não é feito nenhum tipo de planejamento.

O valor da RMI para benefícios com todos os requisitos preenchidos é igual ao da aba anterior, pois também são utilizados os salários e períodos informados pelo usuário, basta clicar na aba “RMI” para conferir o valor:

Já para os benefícios sem todos os requisitos preenchidos, conforme mencionado, não é feito planejamento ou projeção com salários futuros. O valor da RMI é exclusivamente calculado com os períodos e salários fornecidos nas respectivas abas.

Para conferir como o sistema alcançou esse valor de RMI, basta clicar em “Exportar relatório” e selecionar a opção “Relatório da RMI”.

3 - Aba de planejamento por DIBs futuras:

A aba de planejamento por DIBs futuras, diferente das outras anteriores, não vem com o valor de RMI após o preenchimento da aba “períodos” e “salários”, pois se trata de um planejamento mais completo e configurado pelo usuário.

Nessa espécie de planejamento, de acordo com a espécie de benefício, salário e DIB futura escolhida, o sitema vai informar qual seria o valor de RMI projetado para essa DIB.

Para visualizar isso vamos realizar um planejamento com a mesma espécie de benefício das abas anteriores (Aposentadoria por Tempo de Contribuição - Regra de Transição #2: Idade Mínima Progressiva), com salário de R$ 3.000,00 e DIB em 24/03/2031:

Nesse planejamento é informado tanto a RMI líquida quanto a RMI bruta. Diferente das outras abas que o valor informado é o bruto.

Bem legal, né?

Se tiver alguma dúvida, ficaremos felizes em te ajudar lá no suporte. Até mais!

Respondeu à sua pergunta?