Análise Previdenciária Rápida - Como calcular

Veja como é tranquilo utilizar a análise previdenciária rápida no CJ.

Ronaldo avatar
Escrito por Ronaldo
Atualizado há mais de uma semana

O CJ tem uma ferramenta que pode te ajudar muito na conversão de clientes e verificação dos cenários de revisão e dados do CNIS, é a Análise Previdenciária Rápida!

No link abaixo, a Letícia te explica um pouco mais sobre as diferenças entre a Análise Previdenciária Rápida, a Estimativa da Revisão da Vida toda e o cálculo completo:

Agora confere comigo o passo a passo pra você realizar esse cálculo aqui no CJ.

Como iniciar o cálculo

Pra criar o seu cálculo de Análise Previdenciária Rápida, você opções super simples. São elas:

1- No menu lateral "Clientes", após selecionar o cadastro do cliente que desejar, clique em "Novo cálculo" entre as opções que vão aparecer na área direita da sua tela. Depois selecione a opção “ANÁLISE PREVIDENCIÁRIA RÁPIDA”.

2- No menu lateral "Cálculos", clique em "Novo cálculo" no canto superior direito da página. Escolha a opção "ANÁLISE PREVIDENCIÁRIA RÁPIDA" e depois, preencha o nome do cliente pra quem você deseja atribuir o cálculo. Se preferir, também pode criar o cálculo a partir de um novo cliente.

Obs: Pra criar um novo cliente, é só clicar no botão “Novo Cliente”, que fica no canto superior direito da tela inicial. Pra mais detalhes, você pode dar uma olhadinha nesse artigo aqui.

3- Você pode clicar no ícone da análise rápida na tela inicial, assim já irá diretamente para o cálculo:

Análise do CNIS

Importando o CNIS no cálculo, você vai conseguir verificar as informações do CNIS que adicionou de forma muito didática, para que consiga extrair o melhor direito possível para seu cliente.

Tempo de contribuição

Adicionando o CNIS, o programa irá calcular o tempo de contribuição estimado a partir dos períodos do CNIS, preenchendo contribuições sem fim com a data do último dia do mês da última remuneração.

Para o cálculo, os períodos são considerados todos com fator 1 e os do RPPS são considerados os que tem o indicador PRPPS identificável.

Tipos de períodos

O cálculo vai apontar os períodos trabalhados, com recolhimento e com recebimento de benefícios pelo seu cliente, de forma separada.

Oportunidades

Nessa aba, o cálculo vai mostrar informações do CNIS que são oportunidades para que você possa buscar informações com seu cliente, de forma a obter o melhor resultado possível para ele.

O cálculo vai te mostrar informações de períodos sem data fim, bem como períodos que têm indicadores no CNIS que podem ser importantes na análise dos direitos do cliente.

Indicadores

Na aba de indicadores você consegue visualizar o relatório de períodos com indicadores que podem fornecer informações importantes sobre os vínculos de seu cliente.

sa

Você também consegue clicar em cada indicador para verificar as informações da sigla e de qual vínculo se trata esse indicador.

Salários

Na aba de salários você consegue visualizar um gráfico com os salários de contribuição do cliente, com informações valiosas sobre salários abaixo do mínimo ou no teto, para que você consiga identificar prontamente como foi a vida salarial de seu cliente, facilitando a análise previdenciária para o caso concreto.

Análise da Qualidade de segurado

Nessa aba temos a análise da qualidade de segurado feita com base nos dados do CNIS. O cálculo irá mostrar os períodos em houve manutenção e perda da qualidade de segurado, além de mostrar se o cliente possui qualidade de segurado na data do cálculo.

IMPORTANTE: Períodos sem data início ou sem data fim não são considerados nessa análise.

Ou seja, se no CNIS de seu cliente houver um período sem data fim, ele não será considerado na análise da qualidade de segurado, então é importante ficar atento e analisar o CNIS de seu cliente, a fim de verificar se todos os períodos estão com a data fim.

Clicando na aba de qualidade de segurado, também é possível alterar o período de graça, de acordo com o caso concreto de seu cliente, podendo ser de 6, 12, 24 ou 36 meses.

Análise da Carta de Concessão

Ao importarmos a carta de concessão no cálculo, é possível a análise dos dados e dos salários da carta.

Na análise dos dados são apresentadas todas as informações do benefício que seu cliente recebe atualmente.

Já na análise de salários, são apresentados todos os salários considerados na carta de concessão de seu cliente.

Análises

Importando o CNIS e a carta de concessão de seu cliente, você terá acesso a aba de análises do cálculo, onde é possível verificar as possibilidades de revisão de benefício e a ferramenta de comparação de salários de contribuição entre CNIS e carta.

Na aba de revisões vai ser informado as revisões analisadas no cálculo, comparando os cenários dessa revisão.

Por exemplo, na imagem abaixo vemos os cenários da Revisão da Vida Toda, considerando a RMI da carta de concessão.

Nessa simulação, é considerada a RVT supondo os cenários de seu cliente como se tivesse contribuído com o salário mínimo antes de 1982 e como se tivesse contribuído com o teto antes de 1982.

IMPORTANTE: esses cenários são baseados em suposições, para que você tenha uma ideia se a revisão seria ou não vantajosa para seu cliente. É necessário que haja a efetiva comprovação das contribuições de seu cliente, para que haja o direito a revisão.

Análise do Tempo de contribuição na DIB

Essa parte do cálculo trás uma análise das informações de tempo de contribuição considerando o CNIS e a carta importados, bem como sugere alguns motivos e alertas para que você verifique com seu cliente e possa passar com segurança os direitos dele.

Comparador de Salário de Contribuição

Nessa ferramenta, é possível comparar os salários de contribuição do CNIS com os salários considerados na carta de concessão.

Você possui 3 opções de visualização:

A opção visual vai mostrar de forma gráfica, quais as competências em que os salários estão diferentes e iguais entre carta e CNIS.

Nas opções “detalhada” e “resumida” você vai poder visualizar por ordem de competência, comparando CNIS e carta. Nessa opção você pode escolher por visualizar todos os períodos ou apenas os que são divergentes.

Também é possível selecionar outras opções para visualizar os salários da maneira que fica mais confortável pra você.

Depois de realizar toda a análise previdenciária de seu cliente, clicando em exportar relatório, você terá acesso ao relatório da análise do CNIS da análise previdenciária rápida.

Viu como essa ferramenta pode ser uma mão na roda para que você consiga ajudar seu cliente com análise previdenciária dele?!

Qualquer dúvida, é só falar conosco!

Respondeu à sua pergunta?