Nesse artigo eu vou te mostrar como conferir o seu cálculo de revisão de aluguéis com tranquilidade e segurança.
Para isso, você precisará de dois documentos: o contrato de locação e os dados do seu cliente.
Passo 1: Verifique as configurações iniciais do seu cálculo:
1.1. Data da Assinatura do Contrato: Verifique se a data da assinatura do contrato está correta, pois a partir dessa data os reajustes serão calculados.
1.2. Vencimento da Primeira Parcela em Atraso: Identifique a data de vencimento da primeira parcela que não foi paga ou que foi paga de forma parcial.
1.3. Vencimento da Última Parcela em Atraso: Verifique a data da última parcela de aluguel que está atrasada ou que foi paga parcialmente.
1.4. Valor Inicial do Aluguel: Observe o valor inicial do aluguel que está especificado no contrato, pois a partir desse valor os cálculos serão realizados.
1.5. Reajuste do Aluguel: Verifique com qual periodicidade o aluguel sofre reajuste (anual, semestral, etc.), considerando a data da assinatura do contrato.
1.6. Índice de Reajuste do Aluguel: Verifique qual índice de reajuste de aluguel foi estabelecido no contrato.
1.7. Descontos no Aluguel: Verifique se existem descontos no aluguel por pagamento antecipado e anote a porcentagem correspondente.
1.8. Juros de Mora: Identifique qual é o percentual de juros de mora que será aplicado. Geralmente, é de 1% ao mês.
1.9. Valor da Multa por Atraso: Caso haja uma multa moratória especificada no contrato, verifique o seu valor. Normalmente, é de 2% ao mês, mas pode variar.
No campo de fluxo de pagamentos, você vai precisar conferir os seguintes passos:
Passo 2: Ajustando as Parcelas
2.1. Configuração Inicial: Por padrão, todas as parcelas serão consideradas pagas.
2.2. Verificando os Pagamentos: Na coluna "Foi pago certo?", você deve conferir certinho, se colocou os pagamentos que foram realizados nesse campo.
2.3. Edição de Períodos Específicos: Caso seja necessário editar períodos específicos para o cálculo, escolha as competências desejadas. Isso permitirá inserir um pagamento que foi feito parcialmente ou aplicar desconto no respectivo mês.
Com esses passos, você poderá conferir as diferenças considerando as informações inseridas e os ajustes realizados nas parcelas.
Revisando esses passos, você pode conferir o resultado do seu cálculo com toda a segurança.