Todas as coleções
Como fazer Cálculos Cíveis?
Revisão de Aluguéis
Dúvidas frequentes - Cálculo de Revisão de Aluguéis
Dúvidas frequentes - Cálculo de Revisão de Aluguéis

Veja quais são as dúvidas frequentes do cálculo de Revisão de Aluguéis e entenda um pouco mais sobre o cálculo.

Letícia avatar
Escrito por Letícia
Atualizado há mais de uma semana

Sabemos que mesmo seguindo o tutorial com o passo a passo, é bem comum surgirem algumas dúvidas durante a realização do cálculo de Revisão de Aluguéis.

Por conta disso, pra auxiliar na otimização do seu tempo e ajudar a seguir o cálculo com tranquilidade, reunimos as principais dúvidas nesse artigo de forma bem didática e simples 😉

Aqui vai um índice dessas dúvidas:

  1. Qual índice deve ser inserido no campo índice de correção do aluguel?

  2. Como posso seguir em caso de pagamento de aluguel em atraso?

  3. Qual data devo inserir na “data do cálculo”?

1.Qual índice deve ser inserido no campo índice de correção do aluguel?

Esse ponto é bem importante verificar direitinho qual foi o índice de correção monetária determinado no contrato firmado entre as partes.

Caso não esteja estabelecido expressamente no contrato, um índice muito aplicado para esses tipos de revisão é o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado).

De qualquer modo, é de suma importância analisar como tem decidido os tribunais na sua região pra aplicar do mesmo modo no cálculo do CJ.

2. Como posso seguir em caso de pagamento de aluguel em atraso?

Após o preenchimento das configurações iniciais do cálculo, o programa irá lançar de forma automática as parcelas mensais do aluguel, respeitando o limite temporal entre a data de início das parcelas (data de vencimento da primeira parcela) e a data da última parcela do aluguel.

Nesse lançamento já é considerado o período de reajuste escolhido e o índice de correção monetária selecionado.

Assim, é só verificar o valor das parcelas lançadas e selecionar a opção “Não” no campo “Foi pago certo” no caso de aluguéis pagos com valores diferentes:

Além da opção de preencher o valor pago de forma divergente é possível ainda selecionar se esse valor pago seguiu o desconto para pagamento (em caso de haver desconto para pagamento antecipado), ou se foi somente uma parcela paga de forma tardia mesmo.

3. Qual data devo inserir na “data do cálculo”?

Nesse campo é possível informar a data para a qual você deseja atualizar os valores dos aluguéis em atraso. Em regra, é a data do pagamento dos débitos.

É importante lembrar que o valor será calculado da seguinte forma: da data do vencimento da parcela até a data do cálculo 😉

Tenho certeza que com essas dicas acima você terá ainda mais tranquilidade pra realizar o seu cálculo de Revisão de Aluguéis na plataforma do CJ.

Não deixe de conferir todo material de apoio pra essa revisão. Temos cursos, treinamentos ao vivo e também gravados, além de muitos tutoriais escritos e em vídeo disponíveis na nossa central de ajuda.

Até a próxima! 😉

Respondeu à sua pergunta?