Sabemos que mesmo seguindo o tutorial com o passo a passo, é bem comum surgirem algumas dúvidas durante a realização do cálculo de Restituição de valores acima do teto.
Por conta disso, pra auxiliar na otimização do seu tempo e ajudar a seguir o cálculo com tranquilidade, reunimos as principais dúvidas nesse artigo de forma bem didática e simples 😉
Aqui vai um índice dessas dúvidas:
O CNIS é suficiente pra realizar esse cálculo?
É possível somar salários de contribuição com alíquotas diferentes em uma mesma competência?
Apareceu um alerta após a importação do CNIS, o que isso significa?
Alerta que aparece na página "Salários", o que significa?
Alterei a alíquota de 11% e a contribuição paga não alterou. O que pode ser?
Tenho salários de contribuição de mesma competência, preciso somá-los antes de inserir no sistema?
1. O CNIS é suficiente pra realizar esse cálculo?
É bem comum que haja divergências entre as informações do CNIS e o valor efetivamente recolhido. Por isso, sugerimos que confira o valor das contribuições previdenciárias presentes nos holerites ou GFIPs do seu cliente antes de realizar o pedido de restituição.
Especialmente para segurados empregados, os valores do CNIS são as efetivas remunerações, ou seja, não necessariamente correspondem ao salário-de-contribuição sobre o qual foi feito o recolhimento.
2. É possível somar salários de contribuição com alíquotas diferentes em uma mesma competência?
Não, no momento só é possível calcular na ferramenta quando as alíquotas dos salários somados na mesma competência são iguais.
A própria legislação ainda não esclarece muito bem esse ponto sobre o valor máximo de recolhimento no mês, considerando as alíquotas diferentes.
Dessa forma, por enquanto só é possível calcular com a mesma alíquota.
3. Apareceu um alerta após a importação do CNIS, o que isso significa?
Após a importação do CNIS no cálculo aparece o seguinte alerta:
Caso não tenha o valor de contribuição no CNIS, de forma padrão a alíquota será preenchida como 11%. Então é preciso conferir direitinho e, se preciso, alterar a porcentagem pra considerar a alíquota correta no caso concreto do seu cliente.
Se precisar alterar a alíquota de 11%, é importante também alterar de forma manual o campo “contribuição paga”, pois o sistema não faz de forma automática.
4. Alerta que aparece na página "Salários", o que significa?
É colocado esse alerta, pois pode haver divergências entre as informações do CNIS e o valor efetivamente recolhido. Os valores que constam no CNIS são as efetivas remunerações, assim, não necessariamente correspondem ao salário-de-contribuição sobre o qual foi recolhido.
Assim, orientamos a buscar as informações nos contracheques, recibos de prestação de serviços, ou outros documentos complementares para prosseguir o cálculo.
5. Alterei a alíquota de 11% e a contribuição paga não alterou. O que pode ser?
Outro ponto de atenção ao importar o CNIS é que de forma padrão, a alíquota será preenchida como 11%.
Se precisar alterar a alíquota de 11%, é importante também alterar de forma manual o campo “contribuição paga”, pois o sistema não faz de forma automática.
Esse cálculo manual é bem simples, basta pegar o valor do "Salário de contribuição" e multiplicar pela alíquota.
Por exemplo:
O salário de contribuição é R$ 6.000,00 e a alíquota é de 20%.
Basta fazer:
6.000,00 * 20% = 1.200.
6. Tenho salários de contribuição de mesma competência, preciso somá-los antes de inserir no sistema?
Não precisa fazer a soma!
Ao importar um CNIS que tenha mais de um salário para a mesma competência, eles virão separados no cálculo. No campo “salário de contribuição” vai aparecer o valor do salário para a competência.
No resultado o sistema vai verificar individualmente cada salário e fazer a soma das
contribuições de mesma competência de forma automática:
Tenho certeza que com essas dicas acima você terá ainda mais tranquilidade pra realizar o seu cálculo de Restituição de valores acima do teto.
Não deixe de conferir todo material de apoio pra essa revisão. Temos cursos, treinamentos ao vivo e também gravados, além de muitos tutoriais escritos e em vídeo disponíveis na nossa central de ajuda.
Até a próxima! 😉