Dicas e premissas pro cálculo de Revisão

Tire suas dúvidas aqui. Premissas necessárias pra realizar o cálculo previdenciário de Revisão no CJ, faça um checklist do seu cálculo

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Escrito por Leandro
Atualizado há mais de uma semana

Se você teve dúvida sobre como iniciar o cálculo de Revisão no CJ, essas dicas e premissas vão te ajudar.😊

De forma bem objetiva, neste artigo vou te explicar as premissas pra realizar o cálculo de Revisão e te direcionar pros artigos do Guia Prático com informações detalhadas.


Afinal, para começar o cálculo de Revisão, o que eu preciso saber?

  • Saber que esse cálculo é realizado quando seu cliente já recebe um benefício e você deseja ver se ele pode melhorar o benefício com alguma revisão

  • Saber que você pode realizar vários tipos de revisão, desde uma revisão da ORTN até uma tese recente como a Revisão da Vida Toda.

  • Saber que a data da DIB vai definir o tipo de revisão a ser realizada no programa.

  • Saber que você vai precisar de um CNIS e outros documentos que informem os salários e períodos de contribuição do cliente.

  • Saber que você pode obter essas informações também pela Carta de Concessão, pelo Processo Administrativo ou até mesmo na CTPS do cliente.

  • Saber que existem tipos de períodos (normais ou especiais) e isso vai alterar os resultados do cálculos

  • Saber que é necessário conferir como estes períodos foram considerados, e muitas vezes será preciso conferir no processo administrativo

  • Saber que existem períodos especiais distintos (Especial 25, 20 e 15)

    Ah, e pra saber um pouco mais sobre os períodos especiais, temos um post completinho no blog: Aposentadoria Especial 😉

Checklist do cálculo

Como criar o Cálculo:

  1. No menu lateral Clientes, após selecionar o cadastro do cliente que desejar, clique em Novo cálculo, no menu que se abrirá na área direita da sua tela.

  2. No menu lateral Cálculos, clique em Novo cálculo, no canto superior direito da página, e preencha o nome do cliente para o qual deseja atribuir o cálculo.

  3. Após essa etapa, você verá uma tela com a pergunta “Que tipo de cálculo deseja realizar?”

  4. Selecione a opção cálculo previdenciário.

  5. Depois selecione o cálculo de Revisão.

O próximo passo será preencher as configurações iniciais do cálculo.😉

Para mais informações sobre como preencher as configurações iniciais você pode clicar aqui: Configurações iniciais da Revisão.


Dentre as opções, lembre-se que uma coisa importante e que vai mudar as configurações do seu cálculo é a DIB inserida.


Então, se você tem dúvida, confere aqui neste artigo específico como ficará a tela e as informações que você deve preencher no seu cálculo se a sua DIB for anterior a 29/11/1999.

Caso a sua DIB seja posterior a essa data, você pode conferir a tela que aparece e informações que precisa preencher pros cálculos com a DIB a partir de 29/11/1999.

Quer um resumo disso tudo? Aí vai:

  1. Crie um novo cálculo

    1. Selecione a opção Novo Cálculo

    2. Escolha o cálculo Previdenciário

    3. Clique em começar o cálculo de Revisão

  2. Configure as informações iniciais do seu cálculo

    I) Se for com DIB do cálculo anterior a 29/11/1999

    1. A DIB do cálculo

    2. O nome atribuído ao cálculo

    3. O número do benefício;

    4. O tipo do benefício;

    5. Coeficiente do benefício

    6. Clique em gerar cálculo.

    II) Se for com DIB do cálculo a partir de 29/11/1999

    1. A DIB do cálculo

    2. O tipo do benefício;

    3. O nome atribuído ao cálculo

    4. A espécie de benefício;

    5. Se é benefício derivado ou originário;

    6. Clique em gerar cálculo.

3.Configure as informações específicas do seu cálculo:

I) Adicionando Tempo de Contribuição

  • A partir de um CNIS, de uma planilha ou manualmente

II) Adicionando Salários de Contribuição

  • A partir de um CNIS, uma carta de concessão, planilha ou preenchendo manualmente

Depois é só clicar em salvar e verificar como ficarão as espécies de benefícios.😉

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