Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesComo fazer Cálculos Bancários?Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH
Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH - tutorial completo
Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH - tutorial completo

Tutorial escrito do cálculo de Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH.

Leandro avatar
Escrito por Leandro
Atualizado há mais de uma semana

Veja como é bem tranquilo fazer um cálculo da Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH no CJ!

Você pode iniciar o cálculo de duas formas através do meu lateral à sua esquerda.

São elas: clientes e cálculos.

Caso você queira selecionar um cliente já cadastrado, comece o cálculo usando a opção Clientes.

Pra isso, basta percorrer a listinha e selecionar o cliente desejado ou utilizar a barra de buscas. Depois, é só clicar no botão Novo cálculo que vai aparecer na área direita da sua tela.

Agora, caso não tenha cadastrado um cliente, você pode utilizar a opção Cálculos.

É só clicar em Novo cálculo (no canto superior direito da página).

Após essa etapa, você vai ver uma tela com a pergunta: Que tipo de cálculo deseja realizar?

Aí você só precisa selecionar a opção Bancária e depois o botão Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH.

O próximo passo é preencher o nome do cálculo, dados do contrato, dados gerais e parcelas, na tela de Configurações Iniciais.

Editar Configurações Iniciais

Na primeira parte você deve inserir as exatas informações que constam no contrato firmado com a instituição financeira, tais como:

  • Número do contrato

  • Tipo de autor (se pessoa física ou jurídica)

  • Tipo de contrato (as opções vão aparecer de acordo com a escolha do autor)

  • Data de assinatura do contrato

  • Data para a 1ª parcela do contrato

  • Prazo (número de meses/parcelas)

Veja um exemplo com as informações preenchidas:

A seguir, em dados gerais, é necessário primeiro incluir a data base do cálculo e depois avaliar se o cálculo é anterior ou posterior a uma demanda judicial.

A data base do cálculo é a data para qual você deseja atualizar o valor do débito final. Em regra, ela costuma ser a data que você está realizando os cálculos ou a data dos cálculos que você está utilizando como parâmetro de avaliação. 😉

Olha esse exemplo com a data de realização dos cálculos:

Atenção: Em casos de antecipação de parcelas futuras, a data base do cálculo deve ser a mesma utilizada pelo banco na liquidação antecipada ou a data para qual você deseja simular a antecipação.

Já os campos data de citação e data da prescrição, você só deve preencher se houver uma demanda judicial em curso e com a sentença definida. São dados que só podem ser extraídos do comando sentencial.

Parcelas:

Nessa última parte das Configurações Iniciais, denominada de Parcelas, existem duas opções de configurações:

1 - Antecipação de Parcelas Futuras

Veja na tela abaixo:

1) Antecipação de Parcelas Futuras

Nessa opção é possível avaliar se vale a pena ou não antecipar as parcelas e liquidar as parcelas futuras (a vencer) na fase de liquidação de sentença. Se nenhuma dessas opções for o seu caso, selecione a opção não descontar os juros das parcelas adiantadas.

Depois de preencher todas essas informações, é só clicar em Gerar Cálculo (ou Salvar caso você tenha voltado para ajustar alguma opção inicial).

Cenários

No passo seguinte, você deve clicar em Adicionar Cenários, conforme demonstra a imagem abaixo:

Nesta parte do seu cálculo você tem muitas possibilidades.

Uma delas é criar apenas um cenário em que irá preencher todas as informações de acordo com o Contrato pra verificar se as taxas aplicadas pelo banco estão corretas.

Em uma revisional, sugerimos que crie um cenário para o contrato, e um cenário para a revisão. Assim você terá um comparativo bem legal em mãos.

Nesse cenário da revisão, por exemplo, você pode deixar de considerar alguma taxa, tarifa ou imposto que considere abusivo, entre outras opções.

Para preencher o cenário, a primeira informação solicitada é o nome do Cenário.

Aqui você informa como esse Cenário vai ser identificado. Algumas sugestões são: "Contrato", "Revisão", "Cenário com outro método de amortização", etc. Fica à seu critério.

Depois é hora de informar o valor do crédito concedido.

Ou seja, o valor base do financiamento ou do empréstimo, já com a redução do valor de entrada, se houver.

Não inclua no valor do crédito o valor total do empréstimo, já com as soma de tarifas, taxas ou impostos, pois o CJ faz a composição pra você. 👍

A seguir insira os valores de taxas, tarifas e impostos estabelecidos em contrato, ou que deseja considerar na revisional. Isso vai depender de qual cenário está preenchendo.

Se estiver preenchendo um cenário pra revisão, lembre-se de preencher apenas aqueles valores que você entende como devidos. (Clique no 🛈 para mais informações e ver se tais cobranças são ou não abusivas).

Feito isso, comece a preencher os dados do crédito com bastante atenção.

Na descrição do crédito, informe o método de amortização, o valor das parcelas, a taxa de juros mensal (taxa média BACEN), base de cálculo dos juros, a atualização do saldo devedor, atualização da parcela e a tarifa de boleto, se houver. É possível também marcar a opção de atualizar a amortização pelo mesmo índice do salvo devedor.

Nesse campo, você pode optar por preencher o valor da parcela, e deixar que o programa calcule a taxa de juros pra você. Dessa forma você pode conferir se os juros efetivamente aplicados no contrato são os juros contratados.

A opção preencher valor da parcela é mais utilizada para formar o cenário do “contrato”, já que em regra é uma informação fácil de encontrar no contrato, além de que através dela é possível descobrir a real taxa de juros que está sendo aplicada.

Uma outra opção é preencher a taxa de juros. Com essa opção selecionada, o programa irá calcular o valor da parcela com base nos juros e no valor total financiado.

Já a opção preencher a taxa de juros é mais utilizada para formar o cenário da “revisão”, já que neste caso é possível inserir a taxa de juros que você entende como devida ou aplicar a taxa média do BACEN.

Depois, insira os Encargos Moratórios. Clique no ícone 🛈 para mais informações sobre o que é possível inserir na revisão.

Lembre que os encargos moratórios são apenas devidos em caso de atraso no pagamento (inadimplência). Se esse não for o seu caso, basta deixar zerado.


Por fim, temos o campo Parcelas pagas a maior.

Aqui você vai preencher as configurações de como você deseja que as diferenças entre o valor devido e o valor pago a maior sejam devolvidas ao cliente. É comum que se peça que esses valores sejam devolvidos com juros de mora de 1% ao mês e correção monetária.

Ainda é possível dobrar o valor das parcelas, marcando a opção "Dobrar o valor das parcelas Pagas a Maior (repetição de indébito)".

Além disso, ao criar um cenário para a revisão, é possível clicar no botão " Assim, são repetidas todas as informações do cenário do contrato. Isso facilita o preenchimento e você poderá alterar apenas as informações desejadas.

Após confirmar as informações e fazer os ajustes necessários, é só clicar em Salvar.

Evolução das parcelas

Nessa aba é possível verificar a evolução das parcelas para cada um dos cenários criados e também é possível analisar os dois cenários de forma comparativa.

Basta alterar o modo de visualização escolhendo entre as opções, conforme indicado abaixo:


É importante mencionar, que os nomes que aparecem nesse campo como "Cenário" e "Revisão" são os nomes que foram dados aos cenários lá na aba "cenários". Apenas o "comparativo" vai ter esse mesmo nome, pois é a visualização dos outros dois cenários em forma comparativa.

Fluxo de Pagamentos

Aqui você vai incluir os valores que foram pagos das parcelas e a data de quitação para cada um. Pra isso, basta clicar no botão de Editar Pagamentos e começar os lançamentos.

Veja que é possível alterar o valor pago de várias parcelas, de uma só vez. Pra isso, basta informar o intervalo, clicar em marcar o intervalo e depois aplicar o valor.

Atenção: Em caso de antecipação de parcelas futuras, insira a data da antecipação no campo data de pagamento. Não é necessário inserir os valores antecipados, pois o programa irá calcular pra você.

Por fim, é só clicar no botão de Salvar para confirmar o que foi incluído.

Também é possível realizar a importação dos valores pagos, desde que eles estejam na formatação informada pelo sistema. Para importar os valores é super simples!

Primeiro você clica em "importar":

Após isso, basta importar os dados conforme informado no "exemplo com espaçamento". Logo após você inserir os valores na aba "importação por texto" basta clicar em "importar" e prontinho, seus valores já irão constar na aba!

Resultado

Já na penúltima tela o CJ demonstra todos os valores referentes à aplicação das regras definidas nos campos "Contrato"/"Revisão" e na seção "Fluxo de pagamentos".

Logo abaixo é possível verificar os valores apurados do contrato, da revisão e um comparativo entre os dois.

O CJ calcula tanto as diferenças de valores pagos a maior e a menor, como dimensiona as parcelas no período em que foram pagas e ainda simula a antecipação de parcelas. Tudo isso vem explicado na parte da Metodologia.

Por fim, ao clicar no botão de Exportar relatório, você pode ajustar as opções para obter as informações que deseja para o seu caso. O relatório porde ser exportado em formato PDF ou XLS. Após confirmar as suas escolhas, é só clicar em Exportar.

O CJ fornece um Relatório bem completo e didático, que pode ser usado para enriquecer seu parecer ou manifestação judicial.😊

Quer visualizar esse tutorial em vídeo? É só clicar nesse botão:

Além disso, temos dois tutoriais que podem te ajudar bastante também na hora de realizar esse cálculo. Um deles é o de dúvidas frequentes:


Respondeu à sua pergunta?