Passar para o conteúdo principal

[Cenários] Como criar cenários e comparar o contrato com a revisão

Tutorial sobre como criar e ajustar a aba cenário do seu cálculo de Revisão de Empréstimo, Financiamento e SFH

Leandro avatar
Escrito por Leandro
Atualizado hoje

Nesta etapa de preenchimento do cálculo, você deve clicar em Adicionar Cenários, conforme demonstra a imagem abaixo:

Aqui você tem duas possibilidades:

  1. Uma delas é criar apenas um cenário em que irá preencher todas as informações de acordo com o Contrato pra verificar se as taxas aplicadas pelo banco estão corretas.

  2. Se for o caso de uma revisional, sugerimos que crie dois cenários: um cenário para o contrato e outro para a revisão. Assim você terá um comparativo bem legal em mãos.

No segundo caso, para o cenário da revisão, por exemplo, você pode deixar de considerar alguma taxa, tarifa ou imposto que considere abusivo, entre outras opções.

Para preencher a aba de cenário há duas opções, inserir manualmente ou preenchimento automático.

E agora você conta com a opção de utilizar o Assistente de preenchimento automático do CJ:

Basta anexar o contrato, sempre em formato de arquivo PDF pesquisável, e o Assistente vai analisar e extrair as informações importantes. Depois, você pode optar pelo preenchimento automático dos campos:

Na sequência, os campos serão preenchidos, e a seguinte mensagem aparecerá:

"✅ Formulário preenchido com sucesso. Não deixe de conferir os dados antes de enviar."

Lembre-se que a conferência dos dados do contrato pelo advogado são de extrema importância, a fim de garantir o correto resultado do cálculo. Então, fique de olho, combinado?


Ou então, você também poderá realizar o preenchimento manual dos campos de cada cenário. Veja como:​

  • Nome do Cenário;

  • Valor do Crédito.

Aqui você informa como o nome do cenário vai ser identificado. Algumas sugestões são: "Contrato", "Revisão", "Cenário com outro método de amortização", etc. Fica à seu critério.

E o valor do crédito será o valor base do financiamento ou do empréstimo, já com a redução do valor de entrada, se houver.

Obs. Não inclua no valor do crédito o valor total do empréstimo, já com as soma de tarifas, taxas ou impostos, pois o CJ faz a composição pra você. 👍

A seguir insira os valores de taxas, tarifas e impostos estabelecidos em contrato, ou que deseja considerar na revisional. Isso vai depender de qual cenário está preenchendo.

Se estiver preenchendo um cenário pra revisão, lembre-se de preencher apenas aqueles valores que você entende como devidos. (Clique no 🛈 para mais informações e ver se tais cobranças são ou não abusivas).

Feito isso, hora de preencher os dados do crédito com bastante atenção! ⚠️

Na descrição do crédito, informe o método de amortização, o valor das parcelas, a taxa de juros mensal (taxa média BACEN), base de cálculo dos juros, a atualização do saldo devedor, atualização da parcela e a tarifa de boleto, se houver.

É possível também marcar a opção de atualizar a amortização pelo mesmo índice do salvo devedor.

Nesse campo, você pode optar por preencher o valor da parcela, e deixar que o programa calcule a taxa de juros pra você. Dessa forma você pode conferir se os juros efetivamente aplicados no contrato são os juros contratados.

A opção preencher valor da parcela é mais utilizada para formar o cenário do “contrato”, já que em regra é uma informação fácil de encontrar no contrato, além de que através dela é possível descobrir a real taxa de juros que está sendo aplicada.

Uma outra opção é preencher a taxa de juros. Com essa opção selecionada, o programa irá calcular o valor da parcela com base nos juros e no valor total financiado.

Já a opção preencher a taxa de juros é mais utilizada para formar o cenário da “revisão”, já que neste caso é possível inserir a taxa de juros que você entende como devida ou aplicar a taxa média do BACEN.

Depois, insira os Encargos Moratórios. Clique no ícone 🛈 para mais informações sobre o que é possível inserir na revisão.

Lembre que os encargos moratórios são apenas devidos em caso de atraso no pagamento (inadimplência). Se esse não for o seu caso, basta deixar zerado.
​​
Por fim, temos o campo Parcelas pagas a maior.

Aqui você vai preencher as configurações de como você deseja que as diferenças entre o valor devido e o valor pago a maior sejam devolvidas ao cliente. É comum que se peça que esses valores sejam devolvidos com juros de mora de 1% ao mês e correção monetária.

Ainda é possível dobrar o valor das parcelas, marcando a opção "Dobrar o valor das parcelas Pagas a Maior (repetição de indébito)".

Além disso, ao criar um cenário para a revisão, é possível clicar no botão " Assim, são repetidas todas as informações do cenário do contrato. Isso facilita o preenchimento e você poderá alterar apenas as informações desejadas.

Após confirmar as informações e fazer os ajustes necessários, é só clicar em Salvar.

Próxima etapa de preenchimento: aba Fluxo de Pagamentos. Clique aqui pra acessar o tutorial.

Respondeu à sua pergunta?