Você pode iniciar o cálculo da Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH de duas formas através do meu lateral à sua esquerda:
No menu lateral Contatos, após selecionar o cadastro do cliente que desejar, clique em Novo cálculo, no menu que se abrirá na área direita da sua tela. Ou;
No menu lateral Cálculos, clique em Novo cálculo.
Após essa etapa, você vai ver uma tela com a pergunta: Que tipo de cálculo deseja realizar?
Basta selecionar a opção Bancário e depois a opção Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH.
Agora, o próximo passo é preencher o nome do cálculo, dados do contrato, dados gerais e parcelas, na tela de Configurações Iniciais.
Dica do especialista: Tenha o contrato de empréstimos e financiamentos em mãos. As informações contidas nele são essenciais para o correto preenchimento do cálculo!
Como preencher as Configurações Iniciais
Hora de preencher o seu cálculo. Veja como é simples:
a. Dados do Contrato:
Nesta etapa, você deve inserir as exatas informações que constam no contrato firmado com a instituição financeira, iniciando com:
Tipo de cálculo você deseja efetuar (Empréstimos e Financiamentos ou SFH);
Número do contrato;
Tipo de autor (se pessoa física ou jurídica);
Tipo de contrato (as opções vão aparecer de acordo com a escolha do autor)
Data de assinatura do contrato
Data para a 1ª parcela do contrato
Prazo (número de meses/parcelas)
Veja um exemplo:
b. Dados Gerais
Na sequência, em dados gerais, é necessário primeiro incluir a data base do cálculo e depois avaliar se o cálculo é anterior ou posterior a uma demanda judicial.
A data base do cálculo é a data para qual você deseja atualizar o valor do débito final. Em regra, ela costuma ser a data que você está realizando os cálculos ou a data dos cálculos que você está utilizando como parâmetro de avaliação. 😉
Olha esse exemplo com a data de realização dos cálculos:
Já os campos data de citação e data da prescrição, você só deve preencher se houver uma demanda judicial em curso e com a sentença definida. São dados que só podem ser extraídos do comando sentencial.
c. Antecipação de Parcelas Futuras:
Na parte final das configurações iniciais, há um campo denominado de Antecipação de Parcelas.
Nessa opção é possível avaliar se vale a pena ou não antecipar as parcelas e liquidar as parcelas futuras (a vencer) na fase de liquidação de sentença.
Se for vantajoso pro seu caso, basta inserir o a data de antecipação de parcelas. Informe a data em que deverá ser calculada a quitação antecipada. Para um melhor comparativo, utilize a mesma data do Banco.
Se nenhuma dessas opções for o seu caso, selecione a opção não descontar os juros das parcelas adiantadas.
⚠️ Atenção: Em casos de antecipação de parcelas futuras, a data base do cálculo deve ser a mesma utilizada pelo banco na liquidação antecipada ou a data para qual você deseja simular a antecipação.
Depois de preencher todas essas informações, é só clicar em Continuar.
Com as configurações iniciais ajustadas, agora é só partir pra próxima etapa: a aba Cenários, clique aqui e saiba como!