Todas as coleções
Como fazer Cálculos Bancários?
Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH
Dúvidas frequentes - Cálculo de Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH
Dúvidas frequentes - Cálculo de Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH

Nesse artigo respondemos as dúvidas frequentes do cálculo de Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH.

Letícia avatar
Escrito por Letícia
Atualizado há mais de uma semana

Sabemos que mesmo seguindo o tutorial com o passo a passo, é bem comum surgirem algumas dúvidas durante a realização do cálculo de Revisão de Empréstimos e Financiamentos.

Por conta disso, pra auxiliar na otimização do seu tempo e ajudar a seguir o cálculo com tranquilidade, reunimos as principais dúvidas nesse artigo de forma bem didática e simples 😉

  1. Onde encontrar no meu contrato os dados que serão necessários inserir no cálculo?

Cada contrato tem sua particularidade e cada banco também. Por isso, não há um padrão de estrutura contratual ou de nomenclaturas. Mesmo assim, as informações contratuais mais relevantes, em regra, ficam bem evidentes.

Abaixo vou deixar um exemplo bem legal de um contrato de capital de giro para ilustrar pra você onde é possível buscar cada dado necessário pro cálculo 😉

Quanto ao valor das parcelas, em regra, elas costumam aparecer logo no início do contrato junto com as informações do empréstimo/financiamento.

Caso contrário, elas podem vir ao final, junto com o cronograma de pagamentos:

Por fim, quanto aos encargos moratórios, eles podem vir tanto no resumo do crédito como também nas entrelinhas das cláusulas contratuais, como nesse exemplo:

2. Como preencher o "Fluxo de pagamentos" em caso de parcelas pagas de forma antecipada?

Em caso de pagamento antecipado de parcelas futuras o caminho a ser seguido é muito simples. É só inserir a data da antecipação no campo “Data de Pagamento”, não sendo necessário inserir os valores antecipados, pois isso o programa irá calcular pra você.

Muito tranquilo, não é mesmo?

3. Quais dados posso preencher no cenário de revisão?

Nesse cenário é importante preencher os dados de acordo com os limites legais de cobrança de juros, taxas e tarifas, adequando ao caso concreto do seu cliente.

Assim, por exemplo, se você deseja afastar a cobrança abusiva de encargos e despesas que compõem o Custo Efetivo Total, como taxas de análise de crédito (TEC), taxa de abertura de cadastros (TAC), entre outras, é só deixar de preencher esse valor para o cenário da revisão em “Taxas, tarifas e impostos”, como foi feito no exemplo abaixo para discordar da cobrança da TAC:

Já na “Descrição do crédito” você pode afastar o sistema de amortização aplicado pelo banco por outro, como o método de amortização a juros simples – MEJS/MAJS, em razão do sistema do banco importar em capitalização de juros.

Exemplo:

Além disso, você pode discutir na revisional o afastamento da taxa de juros remuneratórios estabelecida em contrato, quando superior à taxa média do mercado divulgada pelo Bacen:

4) O valor das parcelas no CJ não estão batendo com o valor que o cliente pagou. O que pode ser?

Nesse caso pode ser por causa das novas opções adicionadas recentemente no CJ.

Agora é possível escolher o índice de atualização do saldo devedor, da atualização da amortização e da atualização da parcela. Olha só:

Em alguns casos não é necessário inserir nenhum índice. Então você pode colocar como "nenhum - Sem correção", como no print acima.

Insira os índices se no contrato do seu cliente estiver especificado qual é, beleza?

5) Qual é o tipo de contrato em caso de SFH?

Essa é uma dúvida bem frequente, mas não se preocupe, vou te explicar direitinho isso.

Em casos de SFH o tipo de contrato é o Financiamento imobiliário com taxas de mercado (Pré-fixado).

Pra que você entenda melhor, a taxa pré-fixada é aquela determinada antes da celebração do contrato, dando mais previsibilidade pro contratante.

Ficou mais claro agora, não é mesmo?

Tenho certeza que com essas dicas acima você terá ainda mais tranquilidade pra realizar o seu cálculo de Revisão de Empréstimos e Financiamentos na plataforma do CJ.

Não deixe de conferir todo material de apoio pra essa revisão. Temos cursos, treinamentos ao vivo e também gravados, além de muitos tutoriais escritos e em vídeo disponíveis na nossa central de ajuda.

Até a próxima! 😉

Respondeu à sua pergunta?