Todas as coleções
Como fazer Cálculos Bancários?
Revisão da RMC ou RCC
Dúvidas frequentes - Cálculo da Revisão da RCC
Dúvidas frequentes - Cálculo da Revisão da RCC

Nesse artigo respondemos as dúvidas frequentes do Cálculo da Revisão da RCC. As respostas podem te ajudar na hora de realizar o cálculo!

Túlio avatar
Escrito por Túlio
Atualizado há mais de uma semana

Sabemos que mesmo seguindo o treinamento, é bem comum surgirem algumas dúvidas durante a realização do cálculo de Revisão da RCC - Reserva de Margem de Cartão Consignado de Benefício.

Por conta disso, pra auxiliar na otimização do seu tempo e ajudar a seguir o cálculo com tranquilidade, reunimos as principais dúvidas nesse artigo de forma bem didática e simples 😉

1 - O que é a RCC?

RCC significa Reserva de Margem de Cartão Consignado de Benefício.

Essa sigla nada mais é que um novo produto bancário de cartão consignado com margem de 5% do rendimento líquido do beneficiário. Ou seja, uma nova modalidade de cartão de crédito onde a despesa mínima é descontada, de forma automática, do benefício líquido dos seus beneficiários.

2 - Onde eu vejo as cobranças da RCC?

No extrato de pagamento, você vai encontrar os seguintes códigos-referência:

  • IV - 268: consignação sobre a RCC (código 99: cartão consignado de benefício).

  • V - 383: Reserva Cartão Consignado (RCC trata-se de informação de margem reservada para cartão consignado de benefício (código 44: RCC).

3 - Onde eu vejo os limites máximos de juros para empréstimo consignados e cartão de crédito?

Para isso, você pode verificar a tabela do INSS utilizando o seguinte link: Tabela INSS.

4 - Como posso comparar os métodos de pagamento e amortização utilizados no contrato?

Acessando nossa aba de calculadoras bancárias, você encontrará as ferramentas ideais para comparar parcelas, juros e o total financiado em cada método de amortização, bem como descobrir o valor da parcela, dos juros e o valor total financiado em diferentes métodos de amortização.

5 - Como encontrar a data da obtenção do empréstimo e o valor do empréstimo no Extrato do HISCOM para inserir nas configurações iniciais do cálculo?

A data da obtenção do empréstimo a ser inserida nas configurações de seu cálculo é aquela com denominação “Data Inclusão”.

E qual foi o valor emprestado? Bem, se você não tiver o contrato em mãos, uma alternativa interessante é realizar o cálculo utilizando o valor que constar no campo “limite de cartão”, como na imagem acima, caso essa informação não for possível de ser obtida de outra forma.

6 - Qual índice para restituição de valores devo aplicar nas configurações iniciais do meu cálculo?

É interessante utilizar o índice que os tribunais de sua região vêm adotando em casos semelhantes. Caso não consiga essa informação, o INPC é um índice interessante a ser adotado.

Ah, não se esqueça de marcar a opção de restituição em dobro, caso entenda ser cabível!

7 - Qual taxa de juros utilizo para recalcular as parcelas, para converter em a situação empréstimo consignado?

Bem, o CJ traz tanto a taxa de juros médios do BACEN na data do empréstimo, bem como a taxa máxima do INSS para empréstimos àquela data. Ou, também, aplicar a taxa da Instrução Normativa relativa à RCC.

Dessa forma, você pode optar por aquela que for mais benéfica para seu cliente!

Tenho certeza que com essas dicas acima você terá ainda mais tranquilidade pra realizar o seu cálculo de Revisão da RCC na plataforma do CJ.

Não deixe de conferir todo material de apoio pra essa revisão. Temos cursos, treinamentos ao vivo e também gravados, além de muitos tutoriais escritos e em vídeo disponíveis na nossa central de ajuda.

Até a próxima! 😉

Respondeu à sua pergunta?