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Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH: Tutorial completo

Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH: Tutorial completo

Acompanhe o tutorial completo sobre o cálculo de Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH.

Leandro avatar
Escrito por Leandro
Atualizado essa semana

Veja como é bem tranquilo fazer um cálculo da Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH no CJ!

Você pode iniciar o cálculo de duas formas através do menu lateral à sua esquerda:

  1. No menu lateral Contatos, após selecionar o cadastro do cliente que desejar, clique em Novo cálculo, no menu que se abrirá na área direita da sua tela. Ou;

  2. No menu lateral Cálculos, clique em Novo cálculo.

Após essa etapa, você vai ver uma tela com a pergunta: Que tipo de cálculo deseja realizar?

Basta selecionar a opção Bancário e depois a opção Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH:

O próximo passo é preencher a tela de Configurações Iniciais.


Dica do especialista: Tenha o contrato de empréstimos e financiamentos em mãos. As informações contidas nele são essenciais para o correto preenchimento do cálculo!


Como preencher as Configurações Iniciais:

Agora é hora de preencher o seu cálculo.

a. Dados do Contrato:

Nesta etapa, você deve inserir as exatas informações que constam no contrato firmado com a instituição financeira, iniciando com:

  • Tipo de cálculo você deseja efetuar (Empréstimos e Financiamentos ou SFH);

  • Número do contrato;

  • Tipo de autor (se pessoa física ou jurídica);

  • Tipo de contrato (as opções vão aparecer de acordo com a escolha do autor)

  • Data de assinatura do contrato

  • Data para a 1ª parcela do contrato

  • Prazo (número de meses/parcelas)

Veja um exemplo com as informações preenchidas:

b. Dados Gerais

Na sequência, em dados gerais, é necessário primeiro incluir a data base do cálculo e depois avaliar se o cálculo é anterior ou posterior a uma demanda judicial.

A data base do cálculo é a data para qual você deseja atualizar o valor do débito final. Em regra, ela costuma ser a data que você está realizando os cálculos ou a data dos cálculos que você está utilizando como parâmetro de avaliação. 😉

Olha esse exemplo com a data de realização dos cálculos:

Já os campos data de citação e data da prescrição, você só deve preencher se houver uma demanda judicial em curso e com a sentença definida. São dados que só podem ser extraídos do comando sentencial.

c. Antecipação de Parcelas Futuras:

Na parte final das configurações iniciais, há um campo denominado de Antecipação de Parcelas.

Nessa opção é possível avaliar se vale a pena ou não antecipar as parcelas e liquidar as parcelas futuras (a vencer) na fase de liquidação de sentença.

Se for vantajoso pro seu caso, basta inserir o a data de antecipação de parcelas. Informe a data em que deverá ser calculada a quitação antecipada. Para um melhor comparativo, utilize a mesma data do Banco.

Se nenhuma dessas opções for o seu caso, selecione a opção não descontar os juros das parcelas adiantadas.

⚠️ Atenção: Em casos de antecipação de parcelas futuras, a data base do cálculo deve ser a mesma utilizada pelo banco na liquidação antecipada ou a data para qual você deseja simular a antecipação.

Depois de preencher todas essas informações, é só clicar em Continuar.


1. Cenários

Nesta etapa, você deve clicar em Adicionar Cenários, conforme demonstra a imagem abaixo:

Aqui você tem duas possibilidades:

  1. Uma delas é criar apenas um cenário em que irá preencher todas as informações de acordo com o Contrato pra verificar se as taxas aplicadas pelo banco estão corretas.

  2. Se for o caso de uma revisional, sugerimos que crie dois cenários: um cenário para o contrato e outro para a revisão. Assim você terá um comparativo bem legal em mãos.

No segundo caso, para o cenário da revisão, por exemplo, você pode deixar de considerar alguma taxa, tarifa ou imposto que considere abusivo, entre outras opções.

  • Nome do Cenário;

  • Valor do Crédito.

Aqui você informa como o nome do cenário vai ser identificado. Algumas sugestões são: "Contrato", "Revisão", "Cenário com outro método de amortização", etc. Fica à seu critério.

E o valor do crédito será o valor base do financiamento ou do empréstimo, já com a redução do valor de entrada, se houver.

Obs. Não inclua no valor do crédito o valor total do empréstimo, já com as soma de tarifas, taxas ou impostos, pois o CJ faz a composição pra você. 👍

A seguir insira os valores de taxas, tarifas e impostos estabelecidos em contrato, ou que deseja considerar na revisional. Isso vai depender de qual cenário está preenchendo.

Se estiver preenchendo um cenário pra revisão, lembre-se de preencher apenas aqueles valores que você entende como devidos. (Clique no 🛈 para mais informações e ver se tais cobranças são ou não abusivas).

Feito isso, hora de preencher os dados do crédito com bastante atenção! ⚠️

Na descrição do crédito, informe o método de amortização, o valor das parcelas, a taxa de juros mensal (taxa média BACEN), base de cálculo dos juros, a atualização do saldo devedor, atualização da parcela e a tarifa de boleto, se houver.

É possível também marcar a opção de atualizar a amortização pelo mesmo índice do salvo devedor.

Nesse campo, você pode optar por preencher o valor da parcela, e deixar que o programa calcule a taxa de juros pra você. Dessa forma você pode conferir se os juros efetivamente aplicados no contrato são os juros contratados.

A opção preencher valor da parcela é mais utilizada para formar o cenário do “contrato”, já que em regra é uma informação fácil de encontrar no contrato, além de que através dela é possível descobrir a real taxa de juros que está sendo aplicada.

Uma outra opção é preencher a taxa de juros. Com essa opção selecionada, o programa irá calcular o valor da parcela com base nos juros e no valor total financiado.

Já a opção preencher a taxa de juros é mais utilizada para formar o cenário da “revisão”, já que neste caso é possível inserir a taxa de juros que você entende como devida ou aplicar a taxa média do BACEN.

Depois, insira os Encargos Moratórios. Clique no ícone 🛈 para mais informações sobre o que é possível inserir na revisão.

Lembre que os encargos moratórios são apenas devidos em caso de atraso no pagamento (inadimplência). Se esse não for o seu caso, basta deixar zerado.


Por fim, temos o campo Parcelas pagas a maior.

Aqui você vai preencher as configurações de como você deseja que as diferenças entre o valor devido e o valor pago a maior sejam devolvidas ao cliente. É comum que se peça que esses valores sejam devolvidos com juros de mora de 1% ao mês e correção monetária.

Ainda é possível dobrar o valor das parcelas, marcando a opção "Dobrar o valor das parcelas Pagas a Maior (repetição de indébito)".

Além disso, ao criar um cenário para a revisão, é possível clicar no botão " Assim, são repetidas todas as informações do cenário do contrato. Isso facilita o preenchimento e você poderá alterar apenas as informações desejadas.

Após confirmar as informações e fazer os ajustes necessários, é só clicar em Salvar.

2. Evolução das parcelas

Nessa aba é possível verificar a evolução das parcelas para cada um dos cenários criados e também é possível analisar os dois cenários de forma comparativa.

Basta alterar o modo de visualização escolhendo entre as opções, conforme indicado abaixo:


É importante mencionar, que os nomes que aparecem nesse campo como "Cenário" e "Revisão" são os nomes que foram dados aos cenários lá na aba "cenários".

Apenas o "comparativo" vai ter esse mesmo nome, pois é a visualização dos outros dois cenários em forma comparativa.

3. Fluxo de Pagamentos

Nessa aba, você vai incluir os valores que foram pagos das parcelas e a data de quitação para cada um. Pra isso, basta clicar no botão de Editar Pagamentos e começar os lançamentos.

Veja que é possível alterar o valor pago de várias parcelas, de uma só vez. Pra isso, basta informar o intervalo, clicar em marcar o intervalo e depois aplicar o valor.

⚠️ Atenção: Em caso de antecipação de parcelas futuras, insira a data da antecipação no campo data de pagamento. Não é necessário inserir os valores antecipados, pois o programa irá calcular pra você.

Por fim, é só clicar no botão de Salvar para confirmar o que foi incluído.

Também é possível realizar a importação dos valores pagos, desde que eles estejam na formatação informada pelo sistema. Para importar os valores é super simples!

Primeiro você clica em "importar":

Após isso, basta importar os dados conforme informado no "exemplo com espaçamento". Logo após você inserir os valores na aba "importação por texto" basta clicar em "importar" e prontinho, seus valores já irão constar na aba!

4. Resultado

Já na penúltima aba do cálculo, há o demonstrativo todos os valores referentes à aplicação das regras definidas nos campos "Contrato"/"Revisão" e na seção "Fluxo de pagamentos".

Logo abaixo é possível verificar os valores apurados do contrato, da revisão e um comparativo entre os dois.

O CJ calcula tanto as diferenças de valores pagos a maior e a menor, como dimensiona as parcelas no período em que foram pagas e ainda simula a antecipação de parcelas.

Tudo isso vem explicado na parte da Metodologia. 😉

Por fim, ao clicar no botão de Exportar relatório, você pode ajustar as opções para obter as informações que deseja para o seu caso. O relatório porde ser exportado em formato PDF ou XLS. Após confirmar as suas escolhas, é só clicar em Exportar.

O CJ fornece um Relatório bem completo e didático, que pode ser usado para enriquecer seu parecer ou manifestação judicial.😊

Quer visualizar esse tutorial em vídeo? É só clicar no botão:

E se precisar de ajuda, conte com nosso time de suporte.


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