Todas as coleções
Como fazer Cálculos Bancários?
Revisão de Empréstimos, Financiamentos e SFH
Revisão de empréstimos e financiamentos: Como conferir o cálculo
Revisão de empréstimos e financiamentos: Como conferir o cálculo

Com a ajuda desse tutorial você vai conseguir conferir com tranquilidade se o seu cálculo foi realizado da maneira correta.

Ronaldo avatar
Escrito por Ronaldo
Atualizado há mais de uma semana

Após realizar o cálculo seguindo o nosso tutorial abaixo, é normal ficar na dúvida se o seu cálculo ficou correto, não se preocupe pois vou te ajudar a conferir se ficou tudo certinho.

Vou listar aqui os principais pontos para que você consiga conferir o seu cálculo com segurança.


1 - As configurações iniciais foram preenchidas corretamente?

Fique atento para verificar se todas as informações das configurações iniciais foram preenchidas corretamente, como tipo de auto; tipo de contrato; data de assinatura; data para a 1ª parcela do contrato e o prazo contratual.

A data base do cálculo é a data para a qual você deseja atualizar o seu cálculo.

Caso você deseje, pode também preencher o cenário de:

Antecipação de Parcelas Futuras

Nessa opção é possível avaliar se vale a pena ou não antecipar as parcelas e liquidar as parcelas futuras (a vencer) na fase de liquidação de sentença. Se nenhuma dessas opções for o seu caso, selecione a opção não descontar os juros das parcelas adiantadas.

2- Qual o valor dos juros de acordo com o BACEN?

É bem importante conferir a média da taxa de juros do BACEN praticados pelos bancos na época da assinatura do contrato para que você consiga alimentar o seu cenário de revisão no cálculo.

Basta aplicar a média do BACEN na aba de cenário da revisão, pois com base nos dados inseridos nas configurações iniciais (tipo de autor, tipo de contrato e data da assinatura), o CJ já puxa esses dados pra você direto do Banco Central.

3 - Os cenários do seu cálculo foram preenchidos corretamente?

Essa aba do seu cálculo é muito importante! Nela você tem a possibilidade de inserir tanto o cenário de acordo com as informações do seu contrato quanto o cenário de revisão desse contrato.

Primeiramente, é indicado que você preencha o primeiro cenário com as informações exatamente iguais às do contrato. Fazendo isso você poderá conferir se as taxas aplicadas pelo banco estão corretas.

Para os casos de revisão, sugerimos que crie também um cenário para essa revisão, de forma a possibilitar um comparativo entre contrato original e contrato revisado.

Nesse cenário, lembre-se de preencher apenas aqueles valores que você entende como devidos, deixando zerados os que você pretende afastar na revisão. (Clique no 🛈 para mais informações e ver se tais cobranças são ou não abusivas).

Caso queira, é possível também preencher o campo de "parcelas pagas a maior":

Parcelas Pagas a Maior

Aqui você vai preencher as configurações de como você deseja que as diferenças entre o valor devido e o valor pago a maior sejam devolvidas ao cliente. É comum que se peça que esses valores sejam devolvidos com juros de mora de 1% ao mês e correção monetária.

4 - Os valores pagos foram lançados corretamente na aba de “fluxo de pagamentos”?

Nesse campo, você deve conferir se os valores pagos e datas de pagamento foram lançados corretamente.

Em caso de antecipação de parcelas futuras, insira a data da antecipação no campo data de pagamento. Não é necessário inserir os valores antecipados, pois o programa irá calcular pra você.

5 - Confira os resultados

Na aba de resultados é possível verificar os valores apurados do contrato, da revisão e um comparativo entre os dois.

O CJ calcula tanto as diferenças de valores pagos a maior e a menor, como dimensiona as parcelas no período em que foram pagas e ainda simula a antecipação de parcelas. Tudo isso vem explicado na parte da Metodologia.

Por fim, ao clicar no botão de Exportar relatório, você pode ajustar as opções para obter as informações que deseja para o seu caso. Após confirmar as suas escolhas, é só clicar em Exportar.

O CJ fornece um Relatório bem completo e didático, que pode ser usado para enriquecer seu parecer ou manifestação judicial.😊

Se tiver alguma dúvida em relação aos resultados do seu cálculo, é só consultar esse tutorial, que vai te ajudar a entender melhor.

Respondeu à sua pergunta?