Todas as coleções
Como fazer Cálculos Previdenciários?
Aposentadorias
Configurações do cálculo
Configurações iniciais do cálculo de concessão de benefícios programáveis
Configurações iniciais do cálculo de concessão de benefícios programáveis

O cálculo de concessão de benefícios programáveis é ideal para calcular qualquer tipo de aposentadoria, de especial à proporcional. Entenda.

Leandro avatar
Escrito por Leandro
Atualizado há mais de uma semana

Se você deseja calcular qualquer tipo de aposentadoria, desde uma especial até uma aposentadoria proporcional em 1998 (que vai ser requerida ou o INSS indeferiu), o cálculo de concessão de benefícios programáveis é o ideal pra esses casos.

Então, ao criar um novo cálculo, é só selecionar a opção Concessão na pergunta Que tipo de cálculo deseja realizar?

Depois, é só preencher as Configurações Iniciais do cálculo, como nesse exemplo:

Nome do cálculo:

No campo Nome do cálculo é onde você criará uma forma de identificar esse cálculo facilmente. Aqui vão algumas dicas de como nomear seu cálculo e poupar seu tempo no futuro.

Bons nomes identificam o cálculo, como Análise dos períodos pretendidos ou Períodos averbados administrativamente. Já nomes ruins são aqueles onde precisa abrir o cálculo para saber do que se trata, como Cálculo 2 ou Cálculo do Juliano.

DIB:

A Data de início do benefício (DIB) é um dos campos mais importantes do cálculo. Ela será preponderante para diversos aspectos, então muito cuidado ao preencher esse campo! A DIB normalmente é a mesma da Data de Entrada do Requerimento (DER).

Se o seu cliente ainda não tem DIB/DER e você quer ver uma simulação, é recomendado usar a data de hoje.

Depois é só selecionar o regime que deseja calcular o benefício a ser concedido: RGPS ou RPPS.

No campo Número do Benefício (NB), informe o número que identifica o processo administrativo e o benefício previdenciário no INSS. Ele é criado no momento do protocolo administrativo. Ele não é um campo de preenchimento obrigatório. 😉

Depois de preencher, você pode escolher quais tipos de benefícios deseja calcular, de acordo com a situação do seu cliente. Pra mais detalhes sobre as opções, é só clicar aqui.

E o CJ ainda tem algumas opções avançadas que são aplicadas em alguns cálculos. Você pode ter mais detalhes sobre cada opção clicando aqui.

Pronto, com as Configurações Iniciais preenchidas, é só clicar em Gerar cálculo.

Respondeu à sua pergunta?