Revisão

Tutorial escrito com o passo a passo para realização do cálculo de Revisões com DIB posterior à 1999

Leandro avatar
Escrito por Leandro
Atualizado há mais de uma semana

Atenção: se a sua DIB for posterior à 1999, esse artigo é pra você.

Caso a sua DIB seja em alguma data entre 1988 e 1999, clique aqui pra saber mais sobre as revisões antigas. E se a sua DIB for mais antiga ainda, clique aqui pra saber mais sobre a revisão ORTN.

Você pode iniciar esse cálculo de duas formas, olha só:

1- No menu lateral Clientes, após selecionar o cadastro do cliente que desejar, clique em Novo cálculo, no menu que se abrirá na área direita da sua tela.

2- No menu lateral Cálculos, clique em Novo cálculo. Após essa etapa, você verá uma tela com a pergunta Que tipo de cálculo deseja realizar?

Selecione a opção Revisão de benefício previdenciário.

Em seguida, basta pesquisar o nome do seu cliente e iniciar o cálculo.


Configurações iniciais

O primeiro dado a ser informado é a DIB do benefício. Verifique a Carta de concessão e insira a data correta.

Após preenchida a DIB e selecionadas as opções desejadas, clique em Gerar cálculo.



Períodos

O passo seguinte é cadastrar os períodos de contribuição. Na aba “Períodos”, você poderá importar os dados de um CNIS, ou adicionar manualmente.

Lembre-se sempre de comparar os dados inseridos com outras fontes, como o processo administrativo pra garantir que estejam corretos. 👍

Então, depois de inserir e conferir os dados, podemos passar para a próxima etapa.

Salários

Na aba “salários”, onde será possível cadastrar os salários de cada período de contribuição. Nessa aba, você também poderá importar os salários de um CNIS, carta de concessão, ou adicioná-los manualmente.

Depois de informar os salários, você conseguirá visualizar a RMI revisada na DIB e a Renda Mensal Atualizada (RMA) de acordo com a data do cálculo, indo na aba “Espécies de benefício”, como nesse exemplo:

Benefício Recebido


Em seguida, é necessário adicionar o Benefício recebido (aquele que seu cliente já recebe do INSS). O resultado da diferença entre esses benefícios será o valor da causa. 😉

Após, pra verificar se a revisão é vantajosa, basta calcular o valor da causa.

Acessando a aba Valor da causa, você pode identificar o benefício desejado, e clicar em Calcular valor da causa para este benefício.


Viu só como é bem simples?

Respondeu à sua pergunta?