Revisões Antigas (IRSM, Buraco Negro, Buraco Verde, Teto, etc.)

Tutorial escrito com o passo a passo para realização do cálculo de Revisões com DIB entre 1988 e 1999.

Leandro avatar
Escrito por Leandro
Atualizado há mais de uma semana

Atenção: esse artigo trata de revisões entre 1988 e 1999.

Caso a sua DIB seja em alguma data posterior à 1999, clique aqui pra saber mais. E se a sua DIB for mais antiga ainda, clique aqui pra saber mais sobre a revisão ORTN.

Você pode iniciar esse cálculo de duas formas, olha só:

1- No menu lateral Clientes, após selecionar o cadastro do cliente que desejar, clique em Novo cálculo, no menu que se abrirá na área direita da sua tela.

2- No menu lateral Cálculos, clique em Novo cálculo, no canto superior direito da página, e preencha o nome do cliente para o qual deseja atribuir o cálculo. Se preferir, criar o cálculo a partir de um novo cliente.

Após essa etapa, você verá uma tela com a pergunta Que tipo de cálculo deseja realizar?

Selecione a opção Revisão de benefício previdenciário.

Configurações iniciais


O primeiro dado a ser informado é a DIB do benefício. Verifique a Carta de concessão e insira a data correta. Outro ponto de destaque é o Coeficiente da espécie de benefício. Esse valor está disponível na Carta de concessão do benefício do seu cliente.

Após preenchidos os dados e marcadas as opções que desejar, você pode clicar em Gerar cálculo.



R.M.I

Você será encaminhado à aba 1 R.M.I., onde poderá importar os salários de contribuição do CNIS, ou informá-los normalmente, se preferir.

O PBC será formado pelas 36 contribuições anteriores à DIB. Verifique se os dados estão de acordo com a realidade do seu cliente, comparando com o processo administrativo.

Se estiver tudo certo, logo abaixo do gráfico dos salários, o sistema informará quais as revisões de direito possíveis, olha só:

Valor da causa


Após, você pode ir à aba 2 Valor da causa, onde você configurará o Benefício devido, com as informações disponibilizadas na etapa anterior, e o Benefício a ser revisado, (aquele que seu cliente recebe de fato), e seu cálculo estará pronto!


Uma última dica: verifique se a evolução da RMI do benefício a ser revisado está de acordo com a realidade do seu cliente. Se houver alguma diferença, é sinal que o INSS já revisou o benefício recebido.

Você poderá verificar os extratos de telas do PLENUS (sistema do INSS) como o REVSIT (Situação de Revisão do Benefício), CONREV (Informações de Revisão de Benefício), REVDIF/REVINF (Discriminativo de Diferença de Revisão de Benefícios) e REVHIS (Consulta do Histórico de Revisão) para encontrar essa revisão.

Respondeu à sua pergunta?