Depois de seguir o passo a passo do cálculo de Comparação de regimes tributários, é normal surgir a dúvida: Será que meu cálculo está correto?
Nesse artigo eu vou te ensinar a conferir o seu cálculo com tranquilidade e segurança. É bem importante que além do cálculo feito no CJ, você esteja com os valores da empresa do seu cliente para conferir se está tudo certinho.
Para isso, vamos usar um checklist com as principais perguntas que devem ser feitas ao finalizar o seu cálculo de Comparação de regimes tributários.
São esses:
Os valores de Expectativa de Faturamento, Expectativa de lucro real e Folha de pagamento foram inseridos corretamente?
Esses valores serão levados como base para os valores de tributos e também, para o valor de economia mostrado no resultado. Portanto, é importante que você verifique essas informações com o financeiro da empresa do seu cliente!
Expectativa de Faturamento: o valor estimado de quanto será o faturamento da empresa no próximo ano. Se não tiver essa previsão, pode usar o faturamento do ano anterior.
Expectativa de lucro real: o valor aproximado do lucro real (faturamento menos todas as despesas) esperado para o próximo ano. Se não tiver essa previsão, pode usar o lucro do ano anterior.
Folha de pagamento: o valor aproximado da folha de pagamento mensal da empresa.
O tipo societário da empresa foi escolhido corretamente?
O tipo societário vai influenciar diretamente nos regimes tributários que podem ser aplicados. Por exemplo, se a empresa for Sociedade Anônima, Cooperativa ou Comandita por Ações, será excluída a opção do Simples Nacional por vedação legal.
Portanto é de extrema importância que seja escolhida a opção correta nas configurações.
O código CNAE, o Anexo do Simples Nacional e a Sub atividade empresarial correspondem à realidade da empresa do respectivo cálculo?
Tal como as demais informações preenchidas, essas informações influenciam no resultado do cálculo, sendo necessário verificar os dados referente à atuação da empresa para escolher a opção correta.
Para visualizar as opções e escolher a opção que corresponde à empresa, basta clciar na seta do lado direito:
Como analisar o resultado?
Depois de inserir todas as informações das configuraçoes iniciais, você já pode analisar a aba “resultado”.
Nessa aba você vai conferir o regime menos oneroso, tal como o valor de economia pela escolha deste.
Todas essas informações são calculadas de acordo com base no que você preencheu nas configurações iniciais.
Portanto, se estiver achando que algum valor pode não estar correto, basta conferir se preencheu certinho os pontos anteriores, ok?
Conferindo direitinho esses pontos, o seu cálculo estará finalizado.