Todas as coleções
Como fazer Cálculos Previdenciários?
Termos mais utilizados no Direito Previdenciário
Termos mais utilizados no Direito Previdenciário

Neste artigo, você verá os termos mais frequentes do Direito Previdenciário e o significado de cada um deles.

Túlio avatar
Escrito por Túlio
Atualizado há mais de uma semana

Você já ficou confuso com tantos termos e siglas utilizadas no Direito Previdenciário?

Então este artigo é para você! Aqui, vamos explicar o significado dos termos mais frequentes com os quais você lidará no seu dia-a-dia como advogado previdenciarista!

CNIS

  • O CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais. O Extrato do CNIS é um documento emitido pelo INSS no qual são informados os vínculos empregatícios do segurado e os respectivos salários-de-contribuição. Ah, o CNIS não traz os salários-de-contribuição anteriores a 1982 do segurado.

Carta de Concessão

  • A Carta de Concessão é o documento emitido pelo INSS quando um benefício é concedido ao segurado. Neste documento, você encontrará informações como a DIB (Data de Início do Benefício), a RMI (Renda Mensal Inicial) do benefício, os salários de contribuição utilizados no cálculo da RMI, entre outras informações.

DIB

  • DIB nada mais é do que a Data de Início do Benefício, ou seja, a data em que o benefício concedido ao segurado é iniciado. Na carta de concessão, a DIB é também chamada de "data de início de vigência do benefício" e normalmente é informada na primeira página da carta.

DER

  • DER é a Data de Entrada do Requerimento. Em outras palavras, a DER é a data em que o segurado fez o requerimento do benefício administrativamente no INSS. É bem comum que a DIB seja igual à DER quando o benefício requerido no INSS pelo segurado é concedido.

DIP

  • DIP é a Data de Início de Pagamento do benefício. Assim, a DIP é o dia em que o benefício concedido começa a ser pago para o segurado.

DCB

  • DCB é a Data de Cessação do Benefício. É bem comum que o INSS cesse o pagamento de um benefício. Se isso aconteceu com o segurado, a DCB no caso dele é a data em que esse benefício foi cessado pelo INSS.

RMI

  • RMI é a Renda Mensal Inicial do benefício, ou seja, o valor inicial daquele benefício que foi concedido ao segurado.

HISCRE

  • HISCRE é o Histórico de créditos. Documento disponibilizado pelo INSS no qual são relacionados os últimos pagamentos feitos ao segurado.

PBC

  • PBC é o Período básico de cálculo. Noutras palavras, é o intervalo temporal dos salários-de-contribuição do segurado que são utilizados no cálculo de seu benefício. O intervalo varia de acordo com a legislação aplicável a cada caso.

Salário de Contribuição

  • Salário de Contribuição é o valor base do rendimento mensal do trabalhador. É sobre ele que a contribuição previdenciária é calculada.

Respondeu à sua pergunta?