Liquidação Trabalhista: Como conferir o cálculo

Veja um passo a passo de como analisar os pontos do seu cálculo de Liquidação Trabalhista e verificar se ele está correto

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Escrito por Clara
Atualizado há mais de uma semana

Depois de seguir o passo a passo pro cálculo de Liquidação Trabalhista, é normal surgir a dúvida: Será que meu cálculo está correto?

Nesse artigo eu vou te ensinar a conferir o seu cálculo com tranquilidade e segurança.

Pra conferir o seu cálculo vamos usar um checklist com as principais perguntas que devem ser feitas ao finalizá-lo.

São essas:

  1. A data da admissão e da demissão foram inseridas corretamente?

  2. A data do ajuizamento e da liquidação foram inseridas corretamente?

  3. O motivo do desligamento foi inserido corretamente?

  4. O tipo de aviso prévio foi inserido corretamente?

  5. A prescrição foi preenchida corretamente?

  6. As férias foram cadastradas corretamente?

  7. O histórico salarial foi preenchido corretamente?

  8. Todas as verbas foram lançadas nas verbas devidas?

  9. Os encargos e despesas estão corretos?

  10. As atualizações estão corretas?

  11. Como analisar o resultado?

Vamos analisar cada uma delas?

1. A data da admissão e da demissão foram inseridos corretamente?

Essas datas são extremamente importantes pro seu cálculo, então confira se você inseriu as duas corretamente, de acordo com o caso concreto.

Na demissão, você deve verificar se inseriu a data final da relação de trabalho, sem a projeção do aviso.

Vamos pra próxima pergunta?

2. A data do ajuizamento e da liquidação foram inseridas corretamente?

Sobre a data do ajuizamento, é necessário conferir se inseriu a data correta. Para cálculos realizados antes do ajuizamento da ação, como na Liquidação da Inicial, por exemplo, confirme se você inseriu a data mais próxima em que pretende ajuizar a ação.

Já sobre a data da liquidação, também é necessário verificar se inseriu a data correta. Essa data estabelece para qual data os cálculos devem ser atualizados. Se não existir uma data específica para a qual você deseja atualizar seu cálculo, confira se você inseriu a data do dia em que estiver realizando o cálculo.

3. O motivo do desligamento foi inserido corretamente?

Aqui você precisa conferir se inseriu o motivo de desligamento correto, conforme o caso concreto.

O CJ te dá 4 opções de escolha, além da opção “não aplicar”. Então verifique se você colocou a correta 😉

4. O tipo de aviso prévio foi inserido corretamente?

Aqui você precisou informar se o aviso foi trabalhado, indenizado ou se você não quer calcular, além de poder escolher a opção “Informar”.

Confira se você marcou a opção correta pro caso concreto.

Ah, no caso de pedido de demissão, se o empregador for descontar o aviso, selecionar Indenizado, ok?

Vou trazer aqui um resumo das opções pra ficar mais fácil pra você:

  • Indenizado: O Aviso Prévio será apurado com base na Lei nº 12.506/2011, ou seja, 30 dias, mais 3 dias por ano de serviços prestados, limitado ao máximo de 90 dias. Nessa opção, o aviso será projetado.

  • Trabalhado: O sistema vai considerar que a data final do desligamento é a data da demissão, sem qualquer projeção. Não serão calculados reflexos de aviso prévio indenizado para nenhuma verba.

  • Não calcular: O sistema vai calcular o aviso prévio de 30 dias independente da quantidade de anos trabalhados. Não há projeção.

  • Informar: Esta opção deve ser utilizada quando o usuário quiser definir o prazo do Aviso Prévio sem interferência do sistema. Opção útil para quem entende que só é devido o aviso prévio proporcional após 2 anos completos de trabalho ou para apurar conforme o comando sentencial. Nessa opção, o aviso será projetado considerando a quantidade de dias informada.

Ficou mais tranquilo agora, ne?

Vamos pra outra pergunta.

5. A prescrição foi preenchida corretamente?

No campo “Prescrição” é possível aplicar a prescrição quinquenal, ou qualquer outra que você queira informar. Então confira se você informou a correta, ok?

Já na “Prescrição FGTS” você pode configurar a prescrição trintenária, quinquenal ou outra que queira informar. Você também deve conferir se foi inserida corretamente.

6. As férias foram cadastradas corretamente?

Aqui é importante conferir se os períodos de férias do empregado estão corretos.

Confira se você inseriu corretamente os períodos de gozo de férias, de dobro, de fracionamento, abono pecuniário, entre outros.

É nessa tela que também devem ser cadastrados quaisquer outros afastamentos, como licenças, faltas, feriados municipais e estaduais.

É importante que esteja tudo certinho nessa aba pra que o resultado em “verbas devidas” fique certinho também, ok?

Vou deixar aqui um tutorial que pode te ajudar no preenchimento dessa parte. É só clicar aqui: Vídeo - Tutorial Liquidação Trabalhista - Férias e Ausências.

Depois de conferir, podemos ir pro próximo.

7. O histórico salarial foi preenchido corretamente?

Aqui você precisa verificar se existem salários cadastrados pra todo o período do cálculo. Também é necessário conferir os valores inseridos, bem como se as incidências de FGTS e INSS estão corretas.

Verifique também se deixou de lançar alguma outra verba recebida que é relevante para o cálculo.

Essa é uma das partes mais importantes do cálculo, porque é a partir dessas verbas que o cálculo será realizado.

Então confira todos os pontos com atenção. Caso precise, vou deixar aqui o tutorial de como configurar essa aba: Vídeo - Tutorial Liquidação Trabalhista - Histórico Salarial

Já podemos ir pra próxima pergunta!

8. Todas as verbas foram lançadas nas verbas devidas?

Essa com certeza é a parte mais importante e talvez a mais complexa.

Você precisa conferir se todas as verbas que você pretende liquidar estão cadastradas nessa aba, com exceção dos encargos, já que eles possuem uma aba própria (FGTS, INSS, custas, etc.).

É importante que você confira se foram respeitadas todas as incidências nas verbas e se foram respeitados todos os reflexos em cada verba.

Como eu disse antes, praticamente tudo que for calculado aqui vai ser com base nas abas anteriores, então é importante que esteja tudo certinho.

Se você tiver dúvidas de como cadastrar verbas, esse tutorial pode te ajudar: Vídeo - Tutorial Liquidação Trabalhista - Verbas Devidas

Após conferir os pontos, já podemos ir pro próximo ponto!

9. Os encargos e despesas estão corretos?

Aqui você precisa conferir se o seu cálculo terá INSS, FGTS e IR. Caso positivo, você precisa verificar se o cadastro de todos eles está correto.

Também confira se seu cálculo terá honorários e custas e se eles foram inseridos corretamente, conforme o caso concreto.

Se for devido Danos Morais, ele também deverá ser inserido nessa aba, então confira se está tudo certo, ta?

Caso tenha dúvidas, esse tutorial com certeza vai te ajudar: Vídeo - Tutorial Liquidação Trabalhista - Encargos e Despesas

Pronto, já podemos ir pra próxima pergunta.

10. As atualizações estão corretas?

Aqui é bem tranquilo. Você só precisa conferir se os índices cadastrados estão de acordo com a sentença ou petição inicial, beleza?

Pronto, já podemos ir pra última pergunta

11. Como analisar o resultado?

Pronto, agora que você já conferiu todos os pontos pode partir pra aba “resultados”.

O CJ traz pra você todas as informações que você precisa pra juntar no processo ou mostrar pro seu cliente.

Você pode exportar o relatório clicando aqui:

E descendo um pouco mais a tela você pode conferir várias abas que o CJ traz pra você. Olha só:

Ao clicar no sinal de “+”, o CJ vai te mostrar um resuminho do cálculo, assim:

Bem legal e completo, ne?

Viu só como é fácil conferir o cálculo de Liquidação Trabalhistas sozinho?!

Se precisar de mais algum auxílio, ficaremos felizes em te ajudar no Suporte. Até mais!

Respondeu à sua pergunta?