Auxílio-acidente: Como conferir o cálculo

Verifique se o seu cálculo de auxílio-acidente está preenchido com as configurações corretas.

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Escrito por Clara
Atualizado há mais de uma semana

Depois de seguir o passo a passo do cálculo pra benefícios não programáveis, é normal surgir a dúvida: Será que meu cálculo de auxílio-acidente está correto?

Nesse artigo eu vou te ensinar a conferir o seu cálculo com tranquilidade e segurança.

Pra conferir o seu cálculo vamos usar um checklist com as principais perguntas que devem ser feitas ao finalizá-lo.

São essas:

  1. A DIB foi inserida corretamente?

  2. A espécie de benefício foi inserida corretamente?

  3. O benefício é derivado ou originário?

  4. Os salários foram inseridos corretamente?

  5. Na aba “valor da causa” o “benefício devido” foi configurado corretamente?

  6. Na aba “valor da causa” o “benefício recebido” foi configurado corretamente?

  7. Como analisar o resultado?

1. A DIB foi inserida corretamente?

Uma das partes mais importantes do seu cálculo é a DIB. Ela vai determinar até quando os requisitos serão computados.

A Data de Início do Benefício (DIB) normalmente é a mesma da Data de Entrada do Requerimento (DER). Então se você quer ver se o INSS calculou tudo certinho, coloque a data da DER/DIB mesmo.

Se o seu cliente ainda não tem DIB/DER e você quer fazer uma simulação, você pode colocar outra data, como a de hoje, por exemplo.

2. A espécie de benefício foi inserida corretamente?

Essa parte também é bem importante, então se você quer calcular um auxílio-acidente, verifique se você escolheu essa espécie de benefício.

Lembrando que agora temos duas opções, temos o auxílio-acidente pré-reforma e o auxílio-acidente pós-reforma.

Se a DIB/DER for antes de 13/11/2019, muito provavelmente ele será pré-reforma. Sendo após essa data, será pós-reforma.

Pra você conferir, basta ir até “editar configurações iniciais”, ok?

3. O benefício é derivado ou originário?

Aqui você precisa analisar com atenção.

Na maioria das vezes o auxílio-acidente é derivado de um auxílio-doença. Mas temos exceções, então verifique direitinho qual é o caso do seu cliente.

Se for um benefício derivado, você deve conferir se marcou a opção “sim. Este benefício deriva de outro”. Dessa forma:

Após conferir essa opção, você deve conferir se inseriu os dados do benefício originário certinho.

Confira se inseriu o benefício correto, se inseriu o salário de benefício na data da DIB e se inseriu a DIB corretamente também.

Ah, e atenção! Você deve inserir o salário de benefício do auxílio-doença, e não a RMI! O salário de benefício você encontra na carta de concessão, ou se você está fazendo um cálculo de revisão, você encontra no relatório da RMI do cálculo que você fez do benefício originário. 😉

Esses dados são extremamente importantes, porque é a partir deles que a RMI do auxílio-acidente será calculada.

Se o auxílio-acidente for originário, então você deve conferir se selecionou dessa forma:

Tranquilo até aqui? Podemos seguir pro próximo ponto.

4. Os salários foram inseridos corretamente?

Você precisa conferir se os salários inseridos/importados estão corretos.

Se você está comparando com a carta de concessão, é importante que os salários estejam iguais entre os dois lugares, CJ e carta.

Pra RMI ficar igual, os salários de contribuição devem ser iguais também, ok? Então analise bem essa parte!

Se não for o caso de comparar com a carta, analise se os salários estão corretos. Veja se no cálculo tem algum salário que não foi inserido. Se o salário não estiver no CNIS mas estiver em outro lugar, você pode inserir manualmente no seu cálculo!

Se os salários estiverem certinhos, já podemos ir pro próximo ponto!

5. Na aba “valor da causa” o “benefício devido” foi configurado corretamente?

No benefício devido você pode preencher de duas formas, pode usar a renda mensal inicial calculada para a espécie de benefício que o CJ calculou pra você ou pode inserir outro valor de RMI.

Nós aconselhamos que se você estiver fazendo uma revisão ou até mesmo um cálculo de concessão, que use sempre a primeira opção, ok?

A segunda opção é muito usada quando você já sabe a RMI e quer pular a parte de calcular a RMI e vir direto para o valor da causa.

A data do cálculo é bem importante também, porque é até ela que são calculados os valores devidos. Após esta data, são calculadas as parcelas vincendas, certo?

Temos também várias opções avançadas que você pode escolher conforme a necessidade do seu cliente. Confira se você marcou todas as opções corretamente.

Após, já podemos ir pro próximo ponto.

6. Na aba “valor da causa” o “benefício recebido” foi configurado corretamente?

Se você está calculando apenas uma concessão, não precisa se preocupar com esse ponto, afinal seu cliente ainda não recebeu nenhum valor, ne?

Mas se você está analisando uma revisão, você deve conferir se configurou corretamente o benefício recebido.

Você vai conferir se inseriu a RMI correta, bem como a DIB e a espécie de benefício. Ah, não esqueça de conferir também a DCB (data de cessação do benefício), se houver.

Se você inseriu os salários recebidos manualmente, então confira um a um pra ver se está tudo certinho, inclusive o mês e ano, ok?

Como no benefício devido, aqui também tem várias possibilidades de opções avançadas, então verifique se está tudo correto conforme o caso concreto do seu cliente.

Pronto, podemos ir pro último ponto agora!

7. Como analisar o resultado?

Depois que você conferiu todos os pontos que citei, você já pode ir conferir o resultado do seu cálculo. Agora você poderá analisar de forma bem tranquila o benefício do seu cliente.

Se você quer entender um pouco mais sobre a forma de cálculo do auxílio-acidente, você pode clicar aqui: Auxílio-Acidente.

Ah, você pode analisar a RMI e exportar um relatório super completinho sobre ela clicando aqui, na aba “RMI”:

Além disso, na aba “valor da causa” você consegue exportar aquele relatório completinho que o CJ oferece!

Pronto, agora você já sabe tudo sobre como verificar se o cálculo que você realizou está certinho!

Se tiver alguma dúvida, ficaremos felizes em te ajudar lá no suporte. Até mais!

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