Estimativa de Verbas Trabalhistas e Reflexos - Tutorial

Tutorial completo com orientações pra todas as etapas do cálculo de Estimativa de Verbas Trabalhistas e Reflexos

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Escrito por Letícia
Atualizado há mais de uma semana

Nesse artigo eu vou te mostrar como é fácil fazer o Cálculo de Estimativa de Verbas Trabalhistas e Reflexos

Esse cálculo te permite apurar:

  • diferenças salariais e reflexos;

  • adicionais de transferência, insalubridade, periculosidade não pagos;

  • comissões, diárias, gratificações não pagas;

  • reflexos de valores pagos por fora e muito mais!

Caso você precise liquidar os valores para a inicial trabalhista de seu cliente, sugerimos a utilização do nosso cálculo de Liquidação trabalhista.

Acesse aqui e saiba todas as informações sobre como realizar o cálculo completo.

Você pode iniciar o cálculo de duas formas através do meu lateral à sua esquerda.

São elas: clientes e cálculos.

Caso você queira selecionar um cliente já cadastrado, comece o cálculo usando a opção Clientes.

Pra isso, basta percorrer a listinha e selecionar o cliente desejado ou utilizar a barra de buscas. Depois, é só clicar no botão Novo cálculo que vai aparecer na área direita da sua tela.

Agora, caso não tenha cadastrado um cliente, você pode utilizar a opção Cálculos.

É só clicar em Novo cálculo (no canto superior direito da página).

Após essa etapa, você vai ver uma tela com a pergunta: Que tipo de cálculo deseja realizar?

Aí você só precisa selecionar a opção Trabalhista e depois o botão Começar no Cálculo de Estimativa de Verbas Trabalhistas e Reflexos.

O próximo passo é preencher o nome do cálculo, as datas de admissão, demissão, do ajuizamento, entre outras informações. Vamos lá?!

Configurações Iniciais

Nesta primeira parte do cálculo você vai preencher algumas datas importantes, são elas:

  • Data de admissão (início da contagem do período na empresa);

  • Data de demissão (final da contagem do período na empresa, sem considerar a projeção do aviso-prévio);

  • Data do ajuizamento (essa data vai delimitar o período do cálculo e vai definir a prescrição quinquenal);

Se tiver qualquer dúvida, lembre de conferir o infoicon disponível em todo o cálculo:

Logo abaixo das datas, você terá a opção de aplicar ou não a prescrição quinquenal. Ao marcar essa opção, os fatos ocorridos cinco anos antes da data do ajuizamento serão considerados prescritos.

O próximo passo será selecionar quais salários devem ser considerados no cálculo. Existem quatro possibilidades:

1) Salário mínimo da época: O CJ vai considerar como salário o valor do salário mínimo de cada mês. Considera que não houve diferenças salariais no período.

2) Último salário: O CJ vai considerar como salário o valor fixo informado para o último salário. Considera que não houve diferenças salariais no período.

3) Escolher os salários de cada período: Se você selecionar essa opção, o programa vai pedir para você preencher as datas em que houve mudanças de salários. O CJ vai considerar como salários os valores preenchidos de cada faixa de meses.

Caso prefira, tem a opção de Importar salários em que é possível colar os salários de uma planilha ou tabela.

Os dados precisam estar no seguinte formato:

1) Data (dd/mm/aaaa);

2) Valor (R$ 1.100,00);

Exemplos:

  • 31/12/2012 R$ 3.345,56

  • 31/12/2013 4.345,56

  • 31/12/2015 5345,56

4) Diferenças Salariais: Selecionando essa opção você vai preencher as diferenças no Salário Base (Salário pago diferente do devido, equiparação salarial, salários pago por fora, salário abaixo do piso). Neste caso você insere os valores das diferenças salariais dos períodos em que foram presentes e ainda configura os impactos dessa diferença:

Nesse caso também há a opção de Importar Salários. Verifique direitinho o formato ideal de importação.

Depois, é só preencher como você deseja considerar as férias, se no 1º dia do mês depois do período aquisitivo ou se deseja escolher os meses de férias.

Caso escolha a segunda opção, você poderá preencher as informações na próxima etapa. 👍

E por último, basta selecionar o Motivo do desligamento e qual foi o Tipo de aviso prévio.

Depois de preencher todas essas informações iniciais, é só clicar em Salvar.

Verbas não pagas

O próximo passo é preencher as verbas que não foram pagas durante a duração do contrato de trabalho.

Pra isso, basta clicar em Editar verbas não pagas e reflexos.

Atenção: as verbas que não foram pagas na rescisão não entram aqui, como férias vencidas, férias proporcionais, diferenças salariais.

Lembre de conferir as informações dos infoicons:

Logo abaixo o CJ mostra o Tipo de Verbas e Reflexos. Você vai definir os reflexos que a verba não paga vai ter. Os valores padrão das verbas já são os mais adequados na maioria dos casos, então você não precisa alterar esta seção se não tiver algum caso específico diferente do padrão.

Depois de preencher e conferir todas as informações, é só clicar em Salvar.

Agora é a hora de preencher Os Valores Avulsos Não Pagos. Nesse campo, os valores não têm incidência de reflexos. Preencha apenas os valores pontuais que não foram pagos ao empregado, como: alguma multa específica da categoria, danos morais, etc.

É só clicar em Editar Valores Avulsos pra incluir:

O valor pode ou não ser incluído na TRCT de acordo com a opção "Incluir na TRCT?". Caso essa opção esteja marcada, a verba deve ser consolidada junto às verbas pagas no TRCT.

Depois de incluir os valores avulsos, clique em Salvar.

Jornada de Trabalho

O próximo passo será preencher os Períodos de Trabalho clicando em Adicionar Período. Adicione nessa tela os períodos em que o seu cliente trabalhou em determinado cargo ou condição específica.

Em cada período de trabalho é possível colocar quais foram os padrões de desvios ou horas não pagas de acordo com o relato do trabalhador.

Comece preenchendo o Cargo ou a Descrição do período.

As datas de início e fim já virão preenchidas com base nas Configurações Iniciais, mas lembre-se de alterar as datas de acordo com o período referente a cada cargo.

A carga horária mensal por padrão vem preenchida em 220 horas, mas você também poderá alterar a depender do seu cliente.

O próximo passo é preencher as Horas Extras não pagas (Desvios). Ou seja, você só precisa preencher as horas que deixaram de ser pagas pelo empregador. 😉

Nessa parte, você terá os seguintes campos a preencher:

  • Quando ocorreram as horas não pagas (toda semana, em uma data específica, em um dia do mês, etc.);

  • O dia ou a data caso tenha selecionado as opções de toda semana, dia do mês ou data específica;

  • A duração dessa hora não paga;

  • A descrição (esse campo é opcional);

  • O tipo de hora (hora extra, hora interjornada, hora nortuna, etc.);

Um exemplo de como preencher os desvios:

  • Condição: Toda semana o cliente realizava horas extras, na sexta feira.

  • Duração: 01:00 além da jornada normal

  • Descrição: fechamento de caixa (motivo pelo qual ele fazia horas extras)

  • Tipo de hora: Hora extra (o tipo de hora que você deseja calcular)

Mais abaixo você pode conferir os Tipos de Horas e Adicionais com os percentuais já preenchidos com base na legislação trabalhista.

Se necessário, você pode alterar ou adicionar um novo tipo de hora, caso o acordo ou convenção coletiva tenha uma previsão de um adicional maior.

Pra preencher o tipo de hora é só somar 100% da hora normal mais o percentual a ser aplicado sobre ela.

Exemplo da hora extra: 100% (hora normal) + 50% (percentual a mais pela hora) = 150%

Preenchidas as informações do período de trabalho, é só Salvar.

Dica: Veja que o CJ oferece um gráfico com a linha do tempo dos períodos de trabalho. Você pode tirar um print da tela clicando na câmera e colar na petição ou em algum outro documento.

Depois de preencher essas informações, você já pode analisar os resultados. Bem simples, né?!

Agora vou te mostrar todos os resultados que o cálculo te oferece, olha só:

Resultados

Resultados horas e verbas

Pra cada hora não paga você pode visualizar os detalhes sobre elas e as datas já preenchidas, assim como os reflexos.

Você ainda pode exportar um relatório em XLS desse resultado.

O CJ irá automaticamente remover os desvios referente ao período em que seu cliente esteve no gozo das férias e os que forem anteriores à data de prescrição.

Logo depois, será possível conferir a tela de resultado das Verbas não Pagas e os dados de cada diferença.

Já na aba Consolidados por Período você poderá analisar o resultado com base no ano x tipo de verba, ano consolidado ou mês.

Todas essas informações terão um gráfico próprio que você também poderá tirar um print pra colocar em sua petição.

Pra selecionar o tipo de informação que você deseja visualizar basta clicar nas opções disponíveis:

Se preferir, é possível exportar um relatório em PDF desse resultado.

Além desses resultados acima, você pode verificar separadamente os resultados relativos aos reflexos nas férias e ao décimo terceiro e ainda analisar todas as verbas possíveis no TRCT. É possível também exportar um relatório em PDF pra cada um deles.

Você ainda pode conferir e exportar o Resultado Consolidado com o resumo de todas as informações anteriores, trazendo o valor total de cada verba trabalhista.

Você pode selecionar as verbas que deseja incluir pra verificar o valor total na tabela e ainda conferir um gráfico que vai facilitar a sua análise do resultado. 😀

Lembrando que você pode tirar um print da tela com o gráfico e a tabela clicando no botão da câmera no canto direito da tela:

Você também pode exportar um relatório em PDF desse resultado.

E por último, você ainda tem disponíveis todas as informações da metodologia do cálculo.

Viu como é simples realizar o Cálculo Rápido de Diferenças Trabalhistas no CJ? Com o preenchimento de poucas informações você tem vários relatórios super detalhados.

No Blog do CJ temos um post completinho e muito interessante sobre as verbas trabalhistas. É só clicar aqui pra conferir.

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