Todas as coleções
Como fazer Cálculos Previdenciários?
Contribuições em Atraso
Contribuições Previdenciárias em Atraso - Tutorial completo
Contribuições Previdenciárias em Atraso - Tutorial completo

Tutorial escrito com o passo a passo para realização do cálculo de Contribuições Previdenciárias em Atraso

Leandro avatar
Escrito por Leandro
Atualizado essa semana

Você pode iniciar esse cálculo de duas formas, olha só:

1- No menu lateral Contatos, após selecionar o cadastro do contato que desejar, clique em Novo cálculo, no menu que se abrirá na área direita da sua tela.

2- No menu lateral Cálculos, clique em Novo cálculo, no canto superior direito da página, e preencha o nome do cliente para o qual deseja atribuir o cálculo. Se preferir, criar o cálculo a partir de um novo contato.

Após essa etapa, você verá uma tela com a pergunta Que tipo de cálculo deseja realizar?

Selecione a opção Contribuições em atraso.

Após preencher o nome do cálculo e a Data base, basta clicar em Gerar cálculo.



Contribuições em atraso

Na aba 1 - Contribuições em atraso, você encontrará dois campos, um onde podem ser inseridas as contribuições em atraso nos últimos 5 anos, e outro para inserir as contribuições em atraso com mais de 5 anos.

Verifique os períodos para os quais deseja efetuar o cálculo, e insira de acordo com a sua necessidade.

Aqui vai uma dica: se as contribuições que deseja calcular tiverem mais de 5 anos de atraso, será necessário verificar a média dos salários no PBC.

Então, se não tiver o valor da média dos 80% maiores salários no PBC, você pode realizar um cálculo de Concessão de uma Aposentadoria, com os Salários que você possui do(a) cliente. É bem simples de descobrir, basta seguir esses passos:

  • Crie um novo cálculo de concessão de benefício programáveis considerando a DIB na data do requerimento ao INSS para a Indenização;

  • Preencha os períodos e salários de contribuição que o cliente já tem, sem incluir os períodos que o cliente pretende indenizar ao INSS ;

  • Na aba "Espécies de benefício" localize a espécie Aposentadoria - Nova regra (EC 103/2019), selecione a aba "RMI," clique em Expandir, e depois em Editar;



  • Desmarque a opção, "Utilizar divisor mínimo de 108 a partir de 05/05/2022 (Lei 14.331/2022)". E também, preencha com 80 o campo "Calcular média dos salários do PBC com base em qual % dos maiores salários?", conforme indicado abaixo:


    ​Para os demais campos, conforme demostrado na imagem acima, basta deixá-los em branco.

  • Clique em Exportar Relatório;

  • Encontre no relatório o campo Média de salários;

  • Pronto! Agora é só copiar a média dos salários para o seu cálculo de contribuições em atraso.

Obs: Caso seu requerimento seja anterior à EC 103/2019, basta localizar a espécie Aposentadoria por tempo de contribuição, e clicar em Extrair Relatório, e localizar a Média dos salários.



Resultado

Após preenchidos os dados, é só ir à aba 2 - Resultado, e verificar os valores a pagar pelo seu cliente. Viu como é simples?

Só mais uma dica: no Blog do CJ tem Guia Prático das Contribuições em Atraso com vários detalhes que poderão te ajudar. 😉

Respondeu à sua pergunta?