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Acompanhamento de Intimações e Casos: Guia Completo

Simplifique sua rotina jurídica: Como acompanhar intimações e casos de forma automatizada no CJ

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Escrito por Cecília
Atualizado há mais de uma semana

A advocacia exige organização, agilidade e atenção constante aos prazos. E acompanhar intimações manualmente pode ser um desafio exaustivo...

Mas e se você pudesse centralizar todas as intimações e atualizações processuais em um só lugar, sem precisar acessar vários sites ou correr o risco de perder prazos?

Com o Módulo de Acompanhamento de Intimações e Processos, você economiza tempo e evita surpresas desagradáveis, recebendo tudo de forma automática e organizada.

Quer saber como? Siga este guia rápido e completo! 🚀


🔧 Disponibilidade da funcionalidade

Essa funcionalidade ainda está em fase de lançamento e, por enquanto, está disponível apenas para alguns usuários que estão nos ajudando no processo de validação e aprimoramento da ferramenta.

Estamos adotando essa liberação gradual para garantir que, no momento do lançamento oficial, o recurso esteja na sua melhor versão possível — mais estável, completa e prática.

Agradecemos a todos que estão colaborando com esse processo e em breve todos os usuários poderão aproveitar essa funcionalidade com a qualidade que o CJ sempre busca entregar. 💙


⚠️ Importante: Neste módulo, monitoramos apenas os diários oficiais. Intimações que aparecem exclusivamente dentro dos painéis dos tribunais não são capturadas.


1. Como acessar o Módulo de Intimações

No menu à esquerda do sistema, clique em "Intimações" (identificado pelo ícone de carta)

Depois, para iniciar o monitoramento, clique no botão "Novo Monitoramento", se for seu primeiro acesso, ainda haverá um botão maior de “Adicionar monitoramento”:

1.1. Escolhendo o Tipo de Monitoramento de Intimações

Ao clicar em Adicionar Monitoramento, uma nova tela será aberta, permitindo a escolha de três tipos de monitoramento:

👨‍⚖️ Advogado

  • Preencha o nome completo, o número da OAB e a UF da Seccional. (Para melhorar os resultados de busca, informe o nome completo, incluindo acentos.)

  • No campo "Responsável", selecione o usuário que receberá notificações das novas intimações desse advogado.

  • Isso garante que esse usuário possa filtrar as intimações das quais é responsável, mas outros também poderão visualizá-las no painel geral de Intimações.

🏠 Pessoa Física

  • Informe o nome completo e o CPF. (Para melhorar os resultados de busca, informe o nome completo, incluindo acentos.)

  • Selecione o usuário responsável pelo acompanhamento e recebimento de notificações de novas intimações.

  • Sempre que essa pessoa for citada em um diário oficial, a intimação aparecerá diretamente no painel de intimações do CJ, podendo serem filtradas pelo usuário cadastrado, garantindo agilidade no acompanhamento e prevenindo qualquer perda de informação relevante.

🏢 Pessoa Jurídica

  • Preencha a razão social completa e o CNPJ. (Para melhorar os resultados de busca, informe o nome completo, incluindo acentos.)

  • Selecione o usuário responsável pelo acompanhamento e recebimento de notificações de novas intimações.

  • Todas as intimações ou citações envolvendo essa empresa serão direcionadas automaticamente ao painel de intimações do CJ, podendo serem filtradas pelo usuário cadastrado, permitindo um acompanhamento eficiente e sem complicações.

Depois de preencher os dados do acompanhamento, basta clicar em "Salvar" e pronto! O sistema começará a monitorar automaticamente as publicações relacionadas ao seu critério.


⚠️ Se publicações de homônios forem encontradas, você pode acionar nosso suporte para incluirmos mais filtros na pesquisa, combinado?


1.2. Gerenciando o Monitoramento de Intimações

Nesta etapa vou te mostrar como você poderá gerenciar o monitoramento das suas intimações, aqui no CJ.

Como visualizar monitoramentos cadastrados

Se você deseja conferir os monitoramentos que já foram cadastrados, basta acessar a aba "Ver Monitoramentos":

É aqui onde você terá a lista de todos os monitoramentos já configurados:

Como excluir um monitoramento

Caso queira remover um monitoramento, clique nos três pontinhos ao lado direito da tela e selecione a opção excluir:


Pronto, o seu monitoramento já foi excluído.

Como editar o usuário de um monitoramento

Ah, se precisar alterar o usuário responsável por um monitoramento, utilize o botão "Editar". Os demais dados não podem ser modificados.

Caso seja necessário alterar outras informações, basta excluir o monitoramento atual e cadastrá-lo novamente.

1.3. Visualizando e Gerenciando Intimações

Você poderá acessar a lista completa de intimações. Elas já estarão listadas assim que você acessar o módulo de intimações, do seguinte modo:

Dentro dessa área, você encontrará quatro listas diferentes:

  • Notificações não resolvidas

  • Notificações não lidas

  • Notificações marcadas como importantes

  • Notificações vinculadas a tarefas

Para facilitar ainda mais a busca, utilize também os filtros disponíveis:

  • Data

  • Caso

  • Contato

  • Responsável

  • Tribunal

Para visualizar os detalhes de uma intimação, basta clicar sobre ela. Na tela de detalhes, você pode:

  • Ler a intimação completa

  • Marcar a tarefa como "não lida" ou como "importante", clicando nos três pontinhos no canto superior direito da tela, ou como “resolvida”, marcando botãozinho de “checklist”

  • Acrescer anotações a essa intimação

  • Adicionar uma nova tarefa vinculada à intimação (basta rolar a tela e clicar em "Nova Tarefa").

Ah, e todas as notificações referentes às intimações chegarão para você na Central de Notificações do CJ.

Para visualizar, basta clicar no ícone no canto superior direito da tela (é um sininho):

Prontinho! Agora você já aprendeu como configurar e gerenciar o módulo de intimações, e podemos partir para o monitoramento de Casos.


2. Acompanhamento de Casos

O Acompanhamento de Casos é diferente do Acompanhamento de Intimações.

Enquanto o módulo de intimações monitora somente intimações publicadas em nome de uma pessoa ou empresa cadastrada, o acompanhamento de Casos exibe, dentro do CJ, todos os andamentos processuais de um determinado Caso Judicial.

2.1. Onde encontrar o Acompanhamento de Casos?

Diferente das intimações, que possuem um módulo específico, o acompanhamento processual está dentro do Módulo de Casos, localizado no menu lateral esquerdo.

Já temos um tutorial completo ensinando o passo a passo de como cadastrar um caso no CJ. Se ainda não configurou o seu, recomendamos que siga esse guia antes de continuar.

Agora, se o seu caso já está cadastrado, ativar o acompanhamento de processos é muito simples! Vamos lá? 🚀

2.2. Como ativar o Acompanhamento de Casos?

Acesse a aba de Casos Judiciais

  • No menu lateral esquerdo, clique em "Casos" e selecione a aba "Judicial".

Selecione o caso desejado

  • Encontre o caso que deseja monitorar e clique para abrir a tela de Detalhes.

Ative o monitoramento

  • Na tela de detalhes, vá até a aba "Andamentos".

  • Clique no botão "Ativar Monitoramento".

Pronto! O CJ agora buscará automaticamente todos os andamentos processuais que esse caso teve até o momento e continuará monitorando as atualizações publicadas no tribunal.

Sempre que um novo andamento for registrado, ele será adicionado à sua lista de andamentos dentro do CJ e o usuário responsável pelo caso receberá uma notificação automática. 🔔

2.3. Como desativar o Acompanhamento de Casos?

Caso queira desativar o monitoramento de um Caso, basta seguir o mesmo caminho:

Acesse a aba "Andamentos" dentro do processo.

Depois, clique no botão "Desativar Monitoramento".

Assim, o sistema deixará de atualizar automaticamente os andamentos desse Caso, mas os registros anteriores continuarão visíveis no CJ.

Muito prático, né? Agora você não precisa mais se preocupar em acessar o site do tribunal diariamente para verificar se houve alguma movimentação! 🚀

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