A advocacia exige organização, agilidade e atenção constante aos prazos. E acompanhar intimações manualmente pode ser um desafio exaustivo...
Mas e se você pudesse centralizar todas as intimações e atualizações processuais em um só lugar, sem precisar acessar vários sites ou correr o risco de perder prazos?
Com o Módulo de Acompanhamento de Intimações e Processos, você economiza tempo e evita surpresas desagradáveis, recebendo tudo de forma automática e organizada.
Quer saber como? Siga este guia rápido e completo! 🚀
🔧 Disponibilidade da funcionalidade
Essa funcionalidade ainda está em fase de lançamento e, por enquanto, está disponível apenas para alguns usuários que estão nos ajudando no processo de validação e aprimoramento da ferramenta.
Estamos adotando essa liberação gradual para garantir que, no momento do lançamento oficial, o recurso esteja na sua melhor versão possível — mais estável, completa e prática.
Agradecemos a todos que estão colaborando com esse processo e em breve todos os usuários poderão aproveitar essa funcionalidade com a qualidade que o CJ sempre busca entregar. 💙 |
⚠️ Importante: Neste módulo, monitoramos apenas os diários oficiais. Intimações que aparecem exclusivamente dentro dos painéis dos tribunais não são capturadas.
1. Como acessar o Módulo de Intimações
No menu à esquerda do sistema, clique em "Intimações" (identificado pelo ícone de carta)
Depois, para iniciar o monitoramento, clique no botão "Novo Monitoramento", se for seu primeiro acesso, ainda haverá um botão maior de “Adicionar monitoramento”:
1.1. Escolhendo o Tipo de Monitoramento de Intimações
Ao clicar em Adicionar Monitoramento, uma nova tela será aberta, permitindo a escolha de três tipos de monitoramento:
👨⚖️ Advogado
Preencha o nome completo, o número da OAB e a UF da Seccional. (Para melhorar os resultados de busca, informe o nome completo, incluindo acentos.)
No campo "Responsável", selecione o usuário que receberá notificações das novas intimações desse advogado.
Isso garante que esse usuário possa filtrar as intimações das quais é responsável, mas outros também poderão visualizá-las no painel geral de Intimações.
🏠 Pessoa Física
Informe o nome completo e o CPF. (Para melhorar os resultados de busca, informe o nome completo, incluindo acentos.)
Selecione o usuário responsável pelo acompanhamento e recebimento de notificações de novas intimações.
Sempre que essa pessoa for citada em um diário oficial, a intimação aparecerá diretamente no painel de intimações do CJ, podendo serem filtradas pelo usuário cadastrado, garantindo agilidade no acompanhamento e prevenindo qualquer perda de informação relevante.
🏢 Pessoa Jurídica
Preencha a razão social completa e o CNPJ. (Para melhorar os resultados de busca, informe o nome completo, incluindo acentos.)
Selecione o usuário responsável pelo acompanhamento e recebimento de notificações de novas intimações.
Todas as intimações ou citações envolvendo essa empresa serão direcionadas automaticamente ao painel de intimações do CJ, podendo serem filtradas pelo usuário cadastrado, permitindo um acompanhamento eficiente e sem complicações.
Depois de preencher os dados do acompanhamento, basta clicar em "Salvar" e pronto! O sistema começará a monitorar automaticamente as publicações relacionadas ao seu critério.
⚠️ Se publicações de homônios forem encontradas, você pode acionar nosso suporte para incluirmos mais filtros na pesquisa, combinado?
1.2. Gerenciando o Monitoramento de Intimações
Nesta etapa vou te mostrar como você poderá gerenciar o monitoramento das suas intimações, aqui no CJ.
Como visualizar monitoramentos cadastrados
Se você deseja conferir os monitoramentos que já foram cadastrados, basta acessar a aba "Ver Monitoramentos":
É aqui onde você terá a lista de todos os monitoramentos já configurados:
Como excluir um monitoramento
Caso queira remover um monitoramento, clique nos três pontinhos ao lado direito da tela e selecione a opção excluir:
Pronto, o seu monitoramento já foi excluído.
Como editar o usuário de um monitoramento
Ah, se precisar alterar o usuário responsável por um monitoramento, utilize o botão "Editar". Os demais dados não podem ser modificados.
Caso seja necessário alterar outras informações, basta excluir o monitoramento atual e cadastrá-lo novamente.
1.3. Visualizando e Gerenciando Intimações
Você poderá acessar a lista completa de intimações. Elas já estarão listadas assim que você acessar o módulo de intimações, do seguinte modo:
Dentro dessa área, você encontrará quatro listas diferentes:
Notificações não resolvidas
Notificações não lidas
Notificações marcadas como importantes
Notificações vinculadas a tarefas
Para facilitar ainda mais a busca, utilize também os filtros disponíveis:
Data
Caso
Contato
Responsável
Tribunal
Para visualizar os detalhes de uma intimação, basta clicar sobre ela. Na tela de detalhes, você pode:
Ler a intimação completa
Marcar a tarefa como "não lida" ou como "importante", clicando nos três pontinhos no canto superior direito da tela, ou como “resolvida”, marcando botãozinho de “checklist”
Acrescer anotações a essa intimação
Adicionar uma nova tarefa vinculada à intimação (basta rolar a tela e clicar em "Nova Tarefa").
Ah, e todas as notificações referentes às intimações chegarão para você na Central de Notificações do CJ.
Para visualizar, basta clicar no ícone no canto superior direito da tela (é um sininho):
Prontinho! Agora você já aprendeu como configurar e gerenciar o módulo de intimações, e podemos partir para o monitoramento de Casos.
2. Acompanhamento de Casos
O Acompanhamento de Casos é diferente do Acompanhamento de Intimações.
Enquanto o módulo de intimações monitora somente intimações publicadas em nome de uma pessoa ou empresa cadastrada, o acompanhamento de Casos exibe, dentro do CJ, todos os andamentos processuais de um determinado Caso Judicial.
2.1. Onde encontrar o Acompanhamento de Casos?
Diferente das intimações, que possuem um módulo específico, o acompanhamento processual está dentro do Módulo de Casos, localizado no menu lateral esquerdo.
Já temos um tutorial completo ensinando o passo a passo de como cadastrar um caso no CJ. Se ainda não configurou o seu, recomendamos que siga esse guia antes de continuar.
Agora, se o seu caso já está cadastrado, ativar o acompanhamento de processos é muito simples! Vamos lá? 🚀
2.2. Como ativar o Acompanhamento de Casos?
Acesse a aba de Casos Judiciais
No menu lateral esquerdo, clique em "Casos" e selecione a aba "Judicial".
Selecione o caso desejado
Encontre o caso que deseja monitorar e clique para abrir a tela de Detalhes.
Ative o monitoramento
Na tela de detalhes, vá até a aba "Andamentos".
Clique no botão "Ativar Monitoramento".
Pronto! O CJ agora buscará automaticamente todos os andamentos processuais que esse caso teve até o momento e continuará monitorando as atualizações publicadas no tribunal.
Sempre que um novo andamento for registrado, ele será adicionado à sua lista de andamentos dentro do CJ e o usuário responsável pelo caso receberá uma notificação automática. 🔔
2.3. Como desativar o Acompanhamento de Casos?
Caso queira desativar o monitoramento de um Caso, basta seguir o mesmo caminho:
Acesse a aba "Andamentos" dentro do processo.
Depois, clique no botão "Desativar Monitoramento".
Assim, o sistema deixará de atualizar automaticamente os andamentos desse Caso, mas os registros anteriores continuarão visíveis no CJ.
Muito prático, né? Agora você não precisa mais se preocupar em acessar o site do tribunal diariamente para verificar se houve alguma movimentação! 🚀
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