Haja o que houver a rotina na advocacia é sempre intensa...
São prazos apertados, clientes exigentes e uma pilha de processos pra acompanhar!
E no meio disso tudo, você ainda tem que organizar cada caso, lembrar de detalhes importantes de cada cliente do seu escritório. Se a gestão não for eficiente, o estresse toma conta rapidinho, não é mesmo? 🤯
E se eu te contar que dá para fugir desse caos todo de forma simples e prática?!
Com o módulo de "Casos" do CJ, você pode centralizar informações em um só lugar e ainda organizar seus fluxos de prospecção, casos consultivos, administrativos e judiciais do seu jeito.
Quer saber como?
Vem comigo que vou te mostrar um guia completo sobre essa novidade.
1. Como acessar o módulo de Consultas no CJ:
Pra acessar, basta clicar na opção "Casos" no menu lateral à sua esquerda:
Na sequência, você será direcionado pra página da ferramenta, e por lá vai encontrar os seguintes fluxos de casos diponíveis: Prospecção, Consultivo, Administrativo e Judicial.
Em cada fluxo, você poderá adicionar um novo caso e adicionar as informações que quiser, e de acordo com a sua necessidade.
Então, vamos conhecer um pouco mais a sobre esta ferramenta e explorar o melhor dela nos próximos pontos:
2. Como adicionar um novo caso em cada fluxo:
Para adicionar um novo caso, você deve escolher qual o fluxo de caso deseja adicionar de acordo com a sua necessidade.
Na sequência, basta clicar na aba "Novo Caso":
Veja cada detalhes dos fluxos de caso disponíveis e como você poderá utilizá-los com maior potencial:
> Prospecção
No fluxo de prospecção dentro do módulo "Casos", você pode organizar e acompanhar todas as oportunidades de novos clientes antes mesmo de fecharem um contrato.
No fluxo de prospecção você encontra as seguintes etapas: Contato inicial > Coleta documental > Avaliação jurídica > Envio de proposta > Negociação.
Em cada etapa, você vai cadastrar um caso a partir do botão "Novo caso":
Na sequência, abrirá uma nova janela para preencher os campos:
Título*
Origem
Valor negociado
Contatos*
Objeto
Responsável*
Fluxo de casos (fluxo/etapa)*
Obs. Os campos com asteriscos são de preenchimento obrigatório.
Se liga nesse exemplo:
Depois que realizar o preenchimento dos campos é só clicar em salvar, e pronto. Seu caso de prospecção já vai ser adicionado à lista. 👍
Ah, e aqui vão algumas dicas de como aproveitar essa funcionalidade:
✔ Cadastre potenciais clientes: Registre os leads e interessados, mantendo um histórico completo de contatos e interações.
✔ Acompanhe o andamento da prospecção: Veja em que etapa cada potencial cliente está (contato inicial, coleta de documentos, avaliação juridica, negociação, etc.).
✔ Centralize as informações: Não deixe de armazenar os detalhes importantes em campos como objeto, registre as expectativas do seu potencial cliente e qualquer documento relevante antes da formalização do contrato.
Com tudo organizado, fica mais fácil identificar quais clientes têm maior potencial de fechamento, e isso facilitará a conversão do negócio. 💰
Legal, né? Ainda temos muita coisa boa pela frente, então bora conhecer mais um fluxo de caso?
> Consultivo
No fluxo de caso Consultivo, você pode organizar cada etapa a fim de garantir um atendimento estratégico e eficiente, e ainda organizar as suas consultas e pareceres técnicos.
No fluxo consultivo você encontra as seguintes etapas: Triagem Inicial > Análise documental > Produção do parecer > Entrega do Serviço > Acompanhamento.
Em cada etapa, você vai cadastrar um caso consultivo a partir do botão "Novo caso":
Clicando em novo caso, abrirá uma nova janela para preencher os campos:
Título*
Número
Contatos*
Objeto
Responsável*
Fluxo de casos (fluxo/etapa)*
Obs. Os campos com asteriscos são de preenchimento obrigatório.
Assim que que realizar o preenchimento dos campos é só clicar em salvar, e pronto. Seu novo caso já vai ser adicionado à lista de casos consultivos. 👍
E aqui vão mais algumas dicas de como utilizar essa etapa:
✔ Organize cada consulta: Cadastre as suas consultas, registre as novas demandas e acompanhe todo o histórico do seu cliente.
✔ Gerencie os prazos de entregas e follow-ups: Registre os serrviços a serem entregues, como pareceres jurídicos e acompanhe os retornos com eficiência.
✔ Identifique as oportunidades: Monitorando os serviços consultivos recorrentes, você poderá ampliar a sua atuação com novas consultorias.
Agora, que tal organizar os seus processos administrativos e judiciais?
> Administrativo
Com o fluxo de casos Administrativos, é possível acompanhar os casos em andamento no INSS, Receita Federal, Cartórios, entre outros órgãos. Esse fluxo vai deixar tudo organizado e garantir um acompanhamento eficiente.
E neste fluxo você encontra as seguintes etapas: Produção do pedido> Processo Administrativo > Recurso Administrativo > Liquidação.
Em cada etapa, você vai cadastrar um caso administrativo a partir do botão "Novo caso":
Clicando em novo caso, abrirá uma nova janela para preencher os campos:
Título*
Número
Contatos*
Objeto
Responsável*
Fluxo de casos (fluxo/etapa)*
Obs. Os campos com asteriscos são de preenchimento obrigatório.
Após realizar o preenchimento dos campos, é só clicar em salvar e pronto. Seu novo caso já vai ser adicionado à lista de casos administrativo. 👍
Você também poderá editar o caso quando quiser, e filtrar seus casos por pendências, situação, contato, responsável e última atualização. E ainda ordenar por nome, data de criação ou atualização.
Veja algumas dicas práticas pra aproveitar cada etapa:
✔ Registre cada caso desde o início: Aproveite pra cadastrar manualmente os seus processos administrativos no INSS, Receita Federal, Cartórios e outros órgãos, mantendo todas as informações centralizadas.
✔ Acompanhe os processos e recursos administrativos: Anote o status do caso a cada movimentação e mantenha o histórico detalhado para facilitar o seu trabalho.
> Judicial
Já no fluxo de casos Judiciais, o módulo "Casos" vai te ajudar a organizar todas as etapas dos processos, desde o pedido inicial até a liquidação.
Neste fluxo você encontra as seguintes etapas: Produção do pedido > Instância de origem > Recurso > Liquidação.
Para acrescer um novo processo, basta clicar em "Novo caso":
Aqui você tem duas opções: "Cadastrar manualmente" e "Buscar dados do Tribunal"
📌 Buscar dados do Tribunal
Para preencher as informações automaticamente, basta inserir o número do processo no campo indicado acima e clicar em "Buscar Dados do Tribunal".
O sistema vai levar alguns instantes para carregar, e você verá essa tela enquanto ele busca os dados:
Agora é só aguardar um pouquinho… e pronto! 🎉 Todas as informações do seu processo aparecerão automaticamente no nosso sistema.
Ahhh, se o carregamento demorar um pouco, tente novamente em alguns minutos. Combinado?
Após finalizado, olha só como fica:
Finalizada a importação, você pode vincular esse processo a um cliente já cadastrado no nosso sistema. Para isso, basta clicar em "Adicionar Contato".
Ainda é possível alterar o fluxo e a etapa do seu processo, veja:
Algumas informações podem ficar mais escondidinhas. Para visualizá-las, é só clicar em "Mais detalhes", que fica bem no finalzinho da sua tela. 😉
Feito isso, você verá esta tela, onde poderá editar as informações, se precisar. Também será possível adicionar o valor da causa, a possível condenação e incluir uma descrição para o seu caso:
Essa funcionalidade é apenas para o cadastro automático de processos. Ainda não há uma automação pra acompanhamento processual no CJ! Em breve, novidades ⚠️
📌 Cadastrar manualmente
Para o cadastro manual, é necessário preencher os seguintes dados do processo:
Título;
Número do CNJ (precisa ser um número válido);
Instância;
Contato; Denominação do contato;
Outras partes; Denominação de outras partes;
Responsável;
E ainda, se desejar, poderá adicionar "mais detalhes".
Após o preenchimento dos campos, é só clicar em salvar e pronto. Seu caso judicial já vai ser adicionado à lista de casos.
Bem simples, né?
Aqui vão mais algumas dicas práticas pra esta etapa:
✔ Cadastre o caso desde o início: Registre as informações essenciais, como partes envolvidas, tipo de ação, número do processo, entre outras.
✔ Gerencie a liquidação do caso: Anote informações de pagamentos e cálculos judiciais, garantindo o melhor resultado para o cliente. (Ah, e não esqueça de usar o CJ pra realizar os seus cálculos de liquidação).
3. Como editar, filtrar e ordenar os casos?
Após adicionar os novos casos nos fluxos, será possível editar o caso quando desejar.
Basta clicar no card do caso que deseja editar. Após isso, você será redirecionado pra página de edição do caso:
Nessa aba, você conseguirá editar as informações cadastradas, arquivar ou excluir o caso, clicando nos três pontinhos ao lado do card.
Além disso, poderá adicionar anotações, verificar o histórico, as tarefas e documentos do caso. Veja esse exemplo:
Ah, e assim que todos os seus casos estiverem listados, você poderá filtrar seus casos por pendências, situação, contato, responsável e última atualização. E ainda ordenar por nome, data de criação ou atualização.
Muito bom, né?
Dica de especialista: explore a ferramenta! Desbravando cada botão, você consegue extrair o maior número de recursos disponíveis, e deixa a sua rotina cada vez mais eficiente!
Viu só como o módulo de "Casos" do CJ pode transformar a gestão do seu escritório!
No fim das contas, a advocacia fica mais leve, produtiva e focada no que realmente importa: oferecer um serviço de qualidade e fazer seu escritório crescer. 🚀
Se precisar de ajuda, conte com nosso time de suporte. Até a próxima!
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