Passar para o conteúdo principal

Como utilizar o módulo de "Casos" do CJ?

Acompanhe um guia completo de como utilizar o módulo de casos do CJ!

Joana avatar
Escrito por Joana
Atualizado há mais de uma semana

Haja o que houver a rotina na advocacia é sempre intensa...

São prazos apertados, clientes exigentes e uma pilha de processos pra acompanhar!

E no meio disso tudo, você ainda tem que organizar cada caso, lembrar de detalhes importantes de cada cliente do seu escritório. Se a gestão não for eficiente, o estresse toma conta rapidinho, não é mesmo? 🤯

E se eu te contar que dá para fugir desse caos todo de forma simples e prática?!

Com o módulo de "Casos" do CJ, você pode centralizar informações em um só lugar e ainda organizar seus fluxos de prospecção, casos consultivos, administrativos e judiciais do seu jeito.

Quer saber como?


Vem comigo que vou te mostrar um guia completo sobre essa novidade.



1. Como acessar o módulo de Consultas no CJ:

Pra acessar, basta clicar na opção "Casos" no menu lateral à sua esquerda:

Na sequência, você será direcionado pra página da ferramenta, e por lá vai encontrar os seguintes fluxos de casos diponíveis: Prospecção, Consultivo, Administrativo e Judicial.

Em cada fluxo, você poderá adicionar um novo caso e adicionar as informações que quiser, e de acordo com a sua necessidade.

Então, vamos conhecer um pouco mais a sobre esta ferramenta e explorar o melhor dela nos próximos pontos:



2. Como adicionar um novo caso em cada fluxo:

Para adicionar um novo caso, você deve escolher qual o fluxo de caso deseja adicionar de acordo com a sua necessidade.

Na sequência, basta clicar na aba "Novo Caso":

Veja cada detalhes dos fluxos de caso disponíveis e como você poderá utilizá-los com maior potencial:

> Prospecção

No fluxo de prospecção dentro do módulo "Casos", você pode organizar e acompanhar todas as oportunidades de novos clientes antes mesmo de fecharem um contrato.


No fluxo de prospecção você encontra as seguintes etapas: Contato inicial > Coleta documental > Avaliação jurídica > Envio de proposta > Negociação.

Em cada etapa, você vai cadastrar um caso a partir do botão "Novo caso":


Na sequência, abrirá uma nova janela para preencher os campos:

  • Título*

  • Origem

  • Valor negociado

  • Contatos*

  • Objeto

  • Responsável*

  • Fluxo de casos (fluxo/etapa)*

    Obs. Os campos com asteriscos são de preenchimento obrigatório.

Se liga nesse exemplo:

Depois que realizar o preenchimento dos campos é só clicar em salvar, e pronto. Seu caso de prospecção já vai ser adicionado à lista. 👍

Ah, e aqui vão algumas dicas de como aproveitar essa funcionalidade:

Cadastre potenciais clientes: Registre os leads e interessados, mantendo um histórico completo de contatos e interações.

Acompanhe o andamento da prospecção: Veja em que etapa cada potencial cliente está (contato inicial, coleta de documentos, avaliação juridica, negociação, etc.).

Centralize as informações: Não deixe de armazenar os detalhes importantes em campos como objeto, registre as expectativas do seu potencial cliente e qualquer documento relevante antes da formalização do contrato.

Com tudo organizado, fica mais fácil identificar quais clientes têm maior potencial de fechamento, e isso facilitará a conversão do negócio. 💰

Legal, né? Ainda temos muita coisa boa pela frente, então bora conhecer mais um fluxo de caso?

> Consultivo

No fluxo de caso Consultivo, você pode organizar cada etapa a fim de garantir um atendimento estratégico e eficiente, e ainda organizar as suas consultas e pareceres técnicos.

No fluxo consultivo você encontra as seguintes etapas: Triagem Inicial > Análise documental > Produção do parecer > Entrega do Serviço > Acompanhamento.

Em cada etapa, você vai cadastrar um caso consultivo a partir do botão "Novo caso":

Clicando em novo caso, abrirá uma nova janela para preencher os campos:

  • Título*

  • Número

  • Contatos*

  • Objeto

  • Responsável*

  • Fluxo de casos (fluxo/etapa)*

    Obs. Os campos com asteriscos são de preenchimento obrigatório.

Assim que que realizar o preenchimento dos campos é só clicar em salvar, e pronto. Seu novo caso já vai ser adicionado à lista de casos consultivos. 👍

E aqui vão mais algumas dicas de como utilizar essa etapa:

Organize cada consulta: Cadastre as suas consultas, registre as novas demandas e acompanhe todo o histórico do seu cliente.

Gerencie os prazos de entregas e follow-ups: Registre os serrviços a serem entregues, como pareceres jurídicos e acompanhe os retornos com eficiência.

Identifique as oportunidades: Monitorando os serviços consultivos recorrentes, você poderá ampliar a sua atuação com novas consultorias.

Agora, que tal organizar os seus processos administrativos e judiciais?


> Administrativo

Com o fluxo de casos Administrativos, é possível acompanhar os casos em andamento no INSS, Receita Federal, Cartórios, entre outros órgãos. Esse fluxo vai deixar tudo organizado e garantir um acompanhamento eficiente.

E neste fluxo você encontra as seguintes etapas: Produção do pedido> Processo Administrativo > Recurso Administrativo > Liquidação.

Em cada etapa, você vai cadastrar um caso administrativo a partir do botão "Novo caso":

Clicando em novo caso, abrirá uma nova janela para preencher os campos:

  • Título*

  • Número

  • Contatos*

  • Objeto

  • Responsável*

  • Fluxo de casos (fluxo/etapa)*

    Obs. Os campos com asteriscos são de preenchimento obrigatório.

Após realizar o preenchimento dos campos, é só clicar em salvar e pronto. Seu novo caso já vai ser adicionado à lista de casos administrativo. 👍

Você também poderá editar o caso quando quiser, e filtrar seus casos por pendências, situação, contato, responsável e última atualização. E ainda ordenar por nome, data de criação ou atualização.

Veja algumas dicas práticas pra aproveitar cada etapa:

Registre cada caso desde o início: Aproveite pra cadastrar manualmente os seus processos administrativos no INSS, Receita Federal, Cartórios e outros órgãos, mantendo todas as informações centralizadas.

Acompanhe os processos e recursos administrativos: Anote o status do caso a cada movimentação e mantenha o histórico detalhado para facilitar o seu trabalho.

> Judicial​

Já no fluxo de casos Judiciais, o módulo "Casos" vai te ajudar a organizar todas as etapas dos processos, desde o pedido inicial até a liquidação.

Neste fluxo você encontra as seguintes etapas: Produção do pedido > Instância de origem > Recurso > Liquidação.

Para acrescer um novo processo, basta clicar em "Novo caso":

Aqui você tem duas opções: "Cadastrar manualmente" e "Buscar dados do Tribunal"

📌 Buscar dados do Tribunal

Para preencher as informações automaticamente, basta inserir o número do processo no campo indicado acima e clicar em "Buscar Dados do Tribunal".

O sistema vai levar alguns instantes para carregar, e você verá essa tela enquanto ele busca os dados:

Agora é só aguardar um pouquinho… e pronto! 🎉 Todas as informações do seu processo aparecerão automaticamente no nosso sistema.

Ahhh, se o carregamento demorar um pouco, tente novamente em alguns minutos. Combinado?

Após finalizado, olha só como fica:

Finalizada a importação, você pode vincular esse processo a um cliente já cadastrado no nosso sistema. Para isso, basta clicar em "Adicionar Contato".

Ainda é possível alterar o fluxo e a etapa do seu processo, veja:

Algumas informações podem ficar mais escondidinhas. Para visualizá-las, é só clicar em "Mais detalhes", que fica bem no finalzinho da sua tela. 😉

Feito isso, você verá esta tela, onde poderá editar as informações, se precisar. Também será possível adicionar o valor da causa, a possível condenação e incluir uma descrição para o seu caso:

Essa funcionalidade é apenas para o cadastro automático de processos. Ainda não há uma automação pra acompanhamento processual no CJ! Em breve, novidades ⚠️

📌 Cadastrar manualmente

Para o cadastro manual, é necessário preencher os seguintes dados do processo:

  • Título;

  • Número do CNJ (precisa ser um número válido);

  • Instância;

  • Contato; Denominação do contato;

  • Outras partes; Denominação de outras partes;

  • Responsável;

  • E ainda, se desejar, poderá adicionar "mais detalhes".

Após o preenchimento dos campos, é só clicar em salvar e pronto. Seu caso judicial já vai ser adicionado à lista de casos.

​Bem simples, né?

Aqui vão mais algumas dicas práticas pra esta etapa:

Cadastre o caso desde o início: Registre as informações essenciais, como partes envolvidas, tipo de ação, número do processo, entre outras.

Gerencie a liquidação do caso: Anote informações de pagamentos e cálculos judiciais, garantindo o melhor resultado para o cliente. (Ah, e não esqueça de usar o CJ pra realizar os seus cálculos de liquidação).


3. Como editar, filtrar e ordenar os casos?

Após adicionar os novos casos nos fluxos, será possível editar o caso quando desejar.

Basta clicar no card do caso que deseja editar. Após isso, você será redirecionado pra página de edição do caso:


Nessa aba, você conseguirá editar as informações cadastradas, arquivar ou excluir o caso, clicando nos três pontinhos ao lado do card.


Além disso, poderá adicionar anotações, verificar o histórico, as tarefas e documentos do caso. Veja esse exemplo:

Ah, e assim que todos os seus casos estiverem listados, você poderá filtrar seus casos por pendências, situação, contato, responsável e última atualização. E ainda ordenar por nome, data de criação ou atualização.

Muito bom, né?

Dica de especialista: explore a ferramenta! Desbravando cada botão, você consegue extrair o maior número de recursos disponíveis, e deixa a sua rotina cada vez mais eficiente!

Viu só como o módulo de "Casos" do CJ pode transformar a gestão do seu escritório!

No fim das contas, a advocacia fica mais leve, produtiva e focada no que realmente importa: oferecer um serviço de qualidade e fazer seu escritório crescer. 🚀

Se precisar de ajuda, conte com nosso time de suporte. Até a próxima!


Este artigo te ajudou? Deixe uma reação abaixo, sua opinião é muito importante! 👇

Respondeu à sua pergunta?