Passar para o conteúdo principal

Gerador de Petições com IA: Guia completo

Entenda como gerar peças jurídicas com auxílio da Inteligência Artificial do CJ de forma simples e segura, em um guia completo.

Joana avatar
Escrito por Joana
Atualizado há mais de 2 meses

A advocacia exige raciocínio rápido, estratégia afiada e, acima de tudo, tempo. Sendo hoje, um dos recursos cada vez mais escassos.

E produzir peças jurídicas pode consumir horas do seu dia... ⌛

Mas, e se eu disser que você pode concluir essa etapa em minutos?

Com o Gerador de Peças Jurídicas com IA do CJ, a burocracia dá lugar à eficiência, e em poucos cliques você tem uma peça completa, fundamentada com teses jurídicas e jurisprudências relevantes, pronta para revisão e envio!

Quer saber como? Então me acompanhe até o final deste guia completo.


⚠️ Importante: Para utilizar o Gerador de Peças com IA será necessário realizar uma recarga de crédito na sua Carteira CJ. Para saber como, clique aqui. A opção não está inclusa no valor dos planos por assinatura.


1. Como acessar o Gerador de Petições com IA:

O primeiro passo é acessar a aba "Assistentes com IA".

A ferramenta está localizada no menu lateral à sua esquerda. Basta clicar em "Assistentes de IA" e, depois, em "Gerador de Peças Jurídicas":

Ao acessar a aba, você conseguirá visualizar o total dos seus créditos (1), o limite de créditos para transformar em peças jurídicas (2) e o botão de Gerar peças, pra você iniciar sua produção (3):

No Gerador de Petições, cada nova peça jurídica terá um valor de crédito. Por exemplo: 1 (uma) peça terá o custo de 3 créditos.

Ou seja, pra realizá-las, é essencial que antes você recarregue os créditos necessários. E para realizar isso de forma mais rápida dentro da ferramenta, basta clicar em "recarregar":

Ao clicar pra recarregar os créditos, além de visualizar o saldo da sua carteira, você encontrará informações dos valores de recarga, e as formas de pagamento. Veja:



A cada consulta realizada, o valor é debitado da sua carteira. Mas, você pode recarregar os créditos sempre que necessário de forma simples e rápida.


​Com seus créditos recarregados, hora de começar...

2. Como gerar uma petição:

Agora vou te dar mais detalhes de como realizar uma nova petição.

O primeiro passo é transformar os seus créditos CJ em limite para gerar peças jurídicas:

Então, você deve optar pelas seguintes opções:

  • Gerar 1 peça(s): 3 créditos

  • Gerar 3 peça(s): 9 créditos

  • Gerar 12 peça(s): 36 créditos

  • Gerar 21 peça(s): 63 créditos

Depois da escolha, é só clicar em "Usar créditos" para liberar o limite de créditos para gerar as peças que deseja. Na tela irá aparecer a informação sobre o limite de peças que você poderá gerar:

Agora que você clicou em Gerar peças, é hora de alimentar a Inteligência Artificial do CJ com as informações que deseja, e montar a sua peça jurídica.

Ah, e caso você não realize o passo anterior de transformar seus créditos em limite, a seguinte mensagem vai aparecer: "Você não possui limite disponível para gerar peças. Recarregue a partir das opções acima":

Fique tranquilo!

Você poderá acessar o gerador de peças e realizar o preenchimento da peça desejada normalmente.

Ao final do preenchimento o sistema te informará sobre o "Limite de uso atingido". Então, para finalizar a peça, basta clicar em "Gerenciar limite", inserir os créditos suficientes pra finalizar seu modelo de peça.

Depois de gerenciar os créditos, você clica novamente na peça jurídica que estava editando e finaliza seu modelo de peça. 😉

No próximo passo, vamos colocar a mão na massa...

3. Qual peça você quer escrever?

Nesta etapa, você irá escolher qual será a peça jurídica desenvolvida pela IA.

No momento, você poderá gerar algumas peças nas áreas cíveis, trabalhistas, previdenciárias, criminais, e ainda, pareceres e contratos:

Basta clicar na peça jurídica que deseja gerar, e na sequência, você vai ser redirecionado para uma nova página pra iniciar o preenchimento das informações do seu caso concreto.


⚠️ Importante: O correto preenchimento das informações do caso concreto é de íntegra responsabilidade do advogado responsável. Cada peça jurídica possui uma especificidade, diante da matéria de direito. Então, fique atento aos detalhes!


Para ilustrar melhor vou dar um exemplo!

No meu caso, escolhi a peça: Requerimento de Concessão de Benefício Previdenciário Administrativo.

No passo 1, preenchi os campos solicitados como "Qual o tipo de benefício", "Liste os documentos que fundamentam o pedido" e as demais "Informações do requerente", e cliquei em avançar.

No passo 2, ajustei as Teses e Jurisprudências.

Nesta etapa, o sistema apresentará algumas teses em ordem de importância, e você poderá movê-las na ordem que desejar ou ainda excluir/adicionar a tese que deseja.

Por fim, é só clicar em Gerar documento

E pronto. Sua peça jurídica já foi gerada com sucesso!

Ah, mas não acaba por aqui... Antes de baixar o documento no formato Word ou copiar o resultado, se desejar, você pode realizar a edição da sua petição, na própria ferramenta.

Muito bom, né?

Agora a sua produção de peças jurídicas não precisa mais custar horas e horas, e você ainda tem tempo pra realizar as demais atividades com tranquilidade!

4. Como acessar as peças jurídicas já realizadas?

Após finalizar a sua peça, você poderá acessá-la posteriormente.

Todas os modelos estarão disponíveis na aba "Histórico", lá na página inicial do Gerador de Petições IA:

Elas estarão disponíveis para novas edições, e também para exportação em arquivo word ou cópia do resultado.

Se você chegou até o final desse artigo, tenho certeza que você já aprendeu como otimizar a sua produção de petições com o CJ.

Ah, antes de me despedir, preciso te contar que essa ferramenta está operando em fase Beta!

E o que isso significa? A ferramenta está em uma versão de testes, e por isso alguns inconsistências podem acontecer.

E por que estou te contando isso? Pois não é algo ruim!


Quanto mais você utilizá-la, mais rápido nosso time de desenvolvedores consegue identificar issues e mais rápido ainda aprimoram a ferramenta, combinado?

Se precisar de ajuda, conte com o nosso time de suporte. Até a próxima! 👋


Este artigo te ajudou? Deixe sua reação abaixo, sua opinião é muito importante!👇


Respondeu à sua pergunta?