Após preencher as configurações iniciais do cálculo com as informações do seu caso, você já pode conferir o resultado e exportar o relatório da sua Revisão de RMC e RCC!
Para isso, é bem simples:
Vá até a aba “Resultado”;
Clique no ícone de exportar que aparece ao lado de cada uma das metodologias.
Assim, você pode gerar relatórios individuais de cada cenário de restituição, prontos para serem anexados à sua petição ou compartilhados com seu cliente ✅.
Estão disponíveis três relatórios, pois cada um corresponde a uma das três metodologias de cálculo utilizadas na revisão da RMC e RCC. Assim, você pode escolher o cenário que melhor se encaixa no seu caso.
Método I - Conversão em Empréstimo:
Neste método, o CJ converte o valor emprestado, os valores pagos e os saques complementares em um contrato de empréstimo consignado pessoal.
Para cada valor pago via consignação, o sistema calcula o percentual de amortização e de juros, com base na taxa de juros definida para a conversão.
Após a quitação total do empréstimo, os valores pagos além do necessário continuam sendo atualizados com a mesma taxa de juros, simulando como se o cliente estivesse pagando um empréstimo já encerrado.
Método II - Conversão em Empréstimo com Restituição:
Neste método, o CJ converte o valor emprestado, os valores pagos e os saques complementares em um contrato de empréstimo consignado pessoal.
A cada valor pago via desconto consignado, o sistema calcula quanto foi destinado à amortização da dívida e quanto corresponde aos juros, utilizando a taxa de juros definida para a conversão do contrato.
Após a quitação completa do empréstimo, os valores pagos a mais passam a ser corrigidos com juros de mora e correção monetária, de acordo com os parâmetros definidos nas configurações do cálculo 📈.
Método III - Restituição Total:
Neste método, o CJ realiza a restituição corrigida de todos os valores pagos pela Reserva de Margem Consignável (RMC) vinculados ao contrato.
Aqui, não há conversão em empréstimo. O sistema entende que todos os descontos referentes à RMC foram indevidos, e por isso, aplica juros de mora e correção monetária sobre cada valor pago.
Essa metodologia é ideal para situações em que se pretende defender a ilegalidade total da cobrança da RMC, considerando que o cliente deve receber de volta todo o valor descontado, devidamente atualizado 💰.
Após escolher o ícone de exportador correspondente à metodologia desejada, você será direcionado para o relatório completo do cálculo, onde estão disponíveis os seguintes dados:
Dados do Cliente - Nome, Data de nascimento, Idade e Sexo;
Dados do Cálculo - Nome e Data Base do Cálculo;
Dados do contrato - Valor do Empréstimo e Data de obtenção do empréstimo;
Método de Restituição dos valores - Juros de mora (%), Aplicação de juros pro rata die e Índice de correção;
Método de Recálculo das Parcelas - Taxa de juros para método de conversão em empréstimo consignado e Aplicação da repetição de indébito;
Danos morais - Termo inicial da correção monetária dos Danos Morais, Termo inicial dos juros dos Danos Morais, Valor dos Danos Morais e Índice de correção dos danos morais;
Honorários - Tipo e Percentual de Honorários;
Resultado de acordo com o Método escolhido;
Evolução do Saldo Devedor - Contendo Data, Valor RMC debitado, Saldo devedor anterior (base juros) Taxa de juros, Valor dos juros mensais (-), Amortização (+), Saques complementares, Saldo devedor atual.
Se surgir qualquer dúvida durante a leitura do relatório, nosso time de suporte estará aqui pra te ajudar com o que precisar! 💬💙
Até mais! 👋