Todas as coleções
Como fazer Cálculos Previdenciários?
Aposentadorias
Concessão de Aposentadoria - Porque meu cálculo ficou diferente da simulação do INSS
Concessão de Aposentadoria - Porque meu cálculo ficou diferente da simulação do INSS

Aprenda como descobrir o motivo do cálculo ter ficado diferente da simulação do Meu INSS

Elis avatar
Escrito por Elis
Atualizado há mais de uma semana

Se você já fez um cálculo de Concessão de aposentadoria e notou que a simulação do INSS ficou com o resultado um pouquinho diferente do seu, esse artigo será muito valioso pra você.

É bem comum que no momento de preenchimento do cálculo algumas informações passem despercebidas e ocorram divergências nos resultados apresentados.

Por conta disso, preparamos um tutorial bem completinho pra mostrar detalhadamente como cada ponto do cálculo deve ser preenchido pra que você possa alcançar o resultado apresentado na simulação do INSS com muita facilidade. 😉

Vamos lá?


Configurações Iniciais

A primeira tela disponível para preenchimento de informações é a tela de configurações iniciais do cálculo.

A primeira informação importante a ser conferida é a DIB. A DIB do seu cálculo precisa ser a mesma informada na simulação do INSS.

É importante ficar atento para qual benefício programável você deseja calcular:

O simulador do Meu INSS é voltado para os benefícios comuns, ou seja, os benefícios calculados são só aqueles que seguem as regras gerais.

Então, se seu cliente tiver direito a um dos benefícios específicos ou até uma contagem de tempo diferenciada, não vai dar pra saber!

Os benefícios específicos são esses:

-Aposentadoria Especial

-Aposentadorias de Professor

-Aposentadorias de Pessoas com Deficiência

Aba Períodos

Após realizar a análise das configurações iniciais do cálculo é só seguir pro preenchimento da aba “Períodos”.

Os períodos considerados no seu cálculo precisam ser os mesmos períodos considerados na simulação do INSS.

Você consegue conferir os períodos considerados na simulação do Meu INSS nas páginas finais, conforme demonstrado na imagem abaixo:

Caso esteja diferente no seu cálculo, será necessário adequar editando os períodos que precisar. Para isso, basta clicar em “Adicionar/editar períodos”:

Destaca-se que o CJ considera no cálculo todos os períodos e salários importados. Ou seja, todas as informações importadas do CNIS serão consideradas para a realização do cálculo.

É feito dessa forma pra que o responsável pelo cálculo possa simular o melhor cenário pro seu cliente.

Caso haja algum período que não deve ser considerado por alguma pendência, ou alguma aposentadoria que não deve ser considerada por se tratar de um plano simplificado, essa análise deve ser feita pelo responsável pelo cálculo mesmo.

Se precisar, você pode desabilitar ou excluir os períodos que não gostaria de considerar.

Aba Salários

A próxima etapa do cálculo é inserir os salários de contribuição na aba “Salários”:

É importante destacar que na simulação do INSS não aparecem os salários considerados.

Dessa forma, é possível que haja alguma diferença entre os salários importados no cálculo através do CNIS e os salários utilizados na Simulação do Meu INSS, pois é bem comum que o CNIS apresente algumas inconsistências em relação ao que o INSS considerou.

Assim, caso o resultado do seu cálculo não fique igual ao da simulação, provavelmente é alguma divergência nos salários.


Aba Espécies de Benefícios

Em seguida, será necessário ir na aba “Espécies de benefícios - Requisitos e RMI”.

Nessa aba é necessário identificar a modalidade de aposentadoria que está analisando na simulação do INSS, para conseguir comparar de forma correta.

Por exemplo, se estiver analisando a Aposentadoria por tempo de contribuição - Transição pedágio 100%, na simulação do Meu INSS:

Precisa analisar a mesma modalidade aqui no CJ:

Para algumas modalidades de aposentadoria, a simulação do INSS já faz os descartes de salários. No entanto, aqui no CJ, para realizar os descartes é necessário clicar no botão “Descartar salários (Melhor RMI)”, conforme indicado abaixo:

Caso o seu cliente ainda não cumpra os requisitos para se aposentar, essa opção de “Descartar salários (Melhor RMI)” não vai aparecer. Assim, para que apareça essa opção, será necessário simular a aposentadoria.

Pra que possa realizar essa simulação na parte principal do seu cálculo, é só seguir os três passos abaixo:

​

1) Alterar a DIB principal do seu cálculo pra DIB futura que deseja analisar. Pode ser a data prevista pra aposentadoria que está analisando, assim poderá analisar o cenário com os requisitos completos.

​

2) No menu lateral, em PERÍODOS, inserir um período de contribuição simulado/vínculo simulado até a DIB futura que está analisando.

​

3) Por fim, no menu lateral, em SALÁRIOS, inserir salários de contribuição futuros de forma manual, de acordo com o que deseja simular para o seu cliente, também até a DIB futura em questão.

Em seguida, basta clicar no botão “Descartar salários (Melhor RMI)” e conferir o valor da RMI. 😉

Terminando essa análise e adequando ao verificado na simulação do Meu INSS, o seu cálculo estará finalizado.

Viu como é bem tranquilo preencher os dados no cálculo de Concessão e chegar ao mesmo resultado apresentado pela simulação do Meu INSS?

Tenho certeza que com essas dicas valiosas acima você terá ainda mais tranquilidade pra realizar o seu cálculo no CJ.

Não deixe de conferir esse material de apoio pra esse cálculo clicando aqui.

Respondeu à sua pergunta?