Todas as coleções
Como fazer Cálculos Previdenciários?
Liquidação Previdenciária
Liquidação de sentença: Por que meu cálculo ficou diferente do INSS/contadoria?
Liquidação de sentença: Por que meu cálculo ficou diferente do INSS/contadoria?

Aprenda como descobrir o motivo do cálculo ter ficado diferente INSS/contadoria!

Letícia avatar
Escrito por Letícia
Atualizado há mais de uma semana

Se você já fez um cálculo de Liquidação de Sentença Previdenciária e notou que o cálculo apresentado pelo INSS ficou com o resultado um pouquinho diferente do seu, esse artigo será muito valioso pra você.

É bem comum que no momento de preenchimento do cálculo algumas informações passem despercebidas e ocorram divergências nos resultados apresentados.

Por conta disso, preparamos um tutorial bem completinho pra mostrar detalhadamente como cada ponto do cálculo deve ser preenchido pra que você possa alcançar o mesmo resultado apresentado pelo INSS com muita facilidade 😉

Vamos lá?

A primeira tela disponível para preenchimento de informações é a tela de configurações iniciais do cálculo. Esse é um ponto de partida que merece muita atenção, considerando que nele são preenchidas informações que refletirão em todo o cálculo.

Após o preenchimento completo dessas configurações seguindo o passo a passo disposto neste tutorial, é hora de conferir se os dados inseridos estão convergentes com os dados apresentados pelo INSS.

Vamos conferir onde é possível encontrar cada informação?

Vamos ver como esses dados são apresentados na planilha do INSS:

Um ponto importante no preenchimento do campo do Índice de correção monetária é ter muita atenção à ordem apresentada pelo INSS no cálculo: INPC até 04/1996, IGPDI até 03/2006, INPC até 11/2021, SELIC.

Ou seja, antes da SELIC o último índice utilizado entre 04/2006 e 11/2021 foi o INPC, o que leva à seleção do MANUAL DE CÁLCULOS na plataforma.

Seguindo com a conferência das configurações iniciais, o próximo ponto importante é conferir como os honorários foram considerados pelo INSS. Olha só como é possível preencher cada campo extraindo os dados do cálculo do INSS:

Após realizar a análise detalhada das configurações iniciais do cálculo é só seguir pro preenchimento do Benefício Devido, conforme os dados considerados pelo INSS:

Nesse caso hipotético conseguimos conferir com facilidade a Espécie de benefício concedida ao beneficiário (92- Aposentadoria por Invalidez), a DIB (10/05/2013), o valor da RMI (R$ 4.159,00) e a DIP (01/10/2019), que corresponde à data inicial do campo denominado Período.

No caso concreto apresentado também é possível visualizar que há uma data de cessação do benefício:

Ou seja, o benefício seria devido somente até 04/2022. Esse ponto merece um destaque especial no preenchimento do cálculo. Então, caso haja uma DCB em seu cálculo, lembre-se de preencher nas Opções Avançadas do Benefício Devido.

Olha só como seria o preenchimento certinho dessas informações no cálculo de Liquidação de Sentença Previdenciária:

Agora que já conferimos com facilidade o preenchimento do Benefício Devido, é hora de conferir a aba Benefício Recebido. Vamos lá?

Na mesma tabelinha que consta as informações a respeito do Benefício Devido é possível verificar com tranquilidade os dados referentes ao Benefício Recebido na linha chamada Pagtos Adm:

Nessa linha conseguimos visualizar a espécie de benefício recebida pelo beneficiário (94 - Auxílio Acidente), a DIB do benefício (23/03/2018), a DIP (01/10/2019), a DCB (30/04/2022) e o valor correspondente à RMI (R$ 2.499,85).

Olha só como é bem fácil preencher esses dados no mesmo sentido no cálculo do CJ:

Ah! Um ponto de destaque nesse caso é lembrar que a DCB só aparecerá no seu cálculo quando clicar nas Opções Avançadas do Benefício Recebido 😉

Prontinho, o seu cálculo está finalizado e em conformidade com o cálculo apresentado pelo INSS.

Viu como é bem tranquilo preencher os dados no cálculo de Liquidação de Sentença Previdenciária e chegar ao mesmo resultado apresentado pelo INSS?

Tenho certeza que com essas dicas valiosas acima você terá ainda mais tranquilidade pra realizar o seu cálculo no CJ.

Não deixe de conferir todo material de apoio pra esse cálculo na Central de Ajuda. Temos cursos, treinamentos ao vivo e também gravados, além de muitos tutoriais escritos e em vídeo disponíveis.

Até a próxima! 😉

Respondeu à sua pergunta?