Todas as coleções
Como fazer Cálculos Previdenciários?
Restabelecimento
Dúvidas frequentes - Cálculo de Restabelecimento de benefício
Dúvidas frequentes - Cálculo de Restabelecimento de benefício

Veja quais são as dúvidas frequentes do cálculo de Restabelecimento de benefício e entenda um pouco mais sobre o cálculo

Letícia avatar
Escrito por Letícia
Atualizado há mais de uma semana

Sabemos que mesmo seguindo o tutorial com o passo a passo, é bem comum surgirem algumas dúvidas durante a realização do cálculo de Restabelecimento de benefícios.

Por conta disso, pra auxiliar na otimização do seu tempo e ajudar a seguir o cálculo com tranquilidade, reunimos as principais dúvidas nesse artigo de forma bem didática e simples 😉

Aqui vai um índice dessas dúvidas:

  1. Qual data devo inserir na DIB das configurações iniciais do meu cálculo?

  2. Inseri as informações no meu cálculo, porém o valor da causa ficou zerado. O que pode ter ocorrido?

  3. Como são calculadas as parcelas vincendas do valor da causa?

1. Qual data devo inserir na DIB das configurações iniciais?

A Data de início do benefício (DIB) é um dos campos mais importantes do cálculo. Ela será preponderante para diversos aspectos, então muito cuidado ao preencher esse campo.

A data que deve considerar como DIB no seu cálculo é sempre a data de início da vigência do benefício . No exemplo abaixo mostramos como pode conferir na carta de concessão do seu cliente:

Nesse caso, você deve conferir na carta do benefício que pretende restabelecer.

Se, por exemplo, seu cliente recebia um auxílio doença e sua intenção é restabelecer esse auxílio, pois entende que ele não deveria ter sido cessado, confira a data de vigência deste auxílio, ok?

2. Inseri as informações no meu cálculo, porém o valor da causa ficou zerado. O que pode ter ocorrido?

É bem comum que no momento do preenchimento das informações na aba 2 Valor da Causa ocorra o preenchimento do benefício recebido pelo cliente inserindo apenas a DIB que consta na carta e a RMI.

Assim, um campo que muitas vezes passa despercebido e é bem importante é a Data de Cessação do Benefício.

Por isso, após o preenchimento certinho das informações é importante ter atenção pra não esquecer de inserir a DCB (Data de Cessação do Benefício) do benefício cessado pelo INSS que você deseja restabelecer, pois será a partir dessa data que o programa irá apresentar direitinho valores que seriam devidos ao seu cliente e não foram efetivamente recebidos.

Outra possibilidade de resultado zerado no cálculo é inserir uma DCB no benefício devido. É bem importante ter atenção nesse ponto, pois a inserção da uma Data de Cessação do Benefício no campo do benefício devido induz ao entendimento que o benefício seria devido somente até aquela data inserida na DCB.

Portanto, se o seu benefício ainda é devido até a data que está realizando o cálculo, é importante manter em branco o campo DCB do benefício devido.

3. Como são calculadas as parcelas vincendas do valor da causa?

O Código de Processo Civil prevê em seu artigo 292, parágrafo 3º, a inclusão das prestações dos próximos 12 meses, se a obrigação for por tempo indeterminado ou por tempo superior a 1 (um) ano.

Em razão disso, o CJ apresenta no valor da causa o cálculo das parcelas vincendas que corresponde à soma das próximas 12 parcelas do benefício previdenciário + 13º salário.

Tenho certeza que com essas dicas acima você terá ainda mais tranquilidade pra realizar o seu cálculo da Restabelecimento de benefício previdenciário.

Não deixe de conferir todo material de apoio pra essa revisão. Temos cursos, treinamentos ao vivo e também gravados, além de muitos tutoriais escritos e em vídeo disponíveis na nossa central de ajuda.

Até a próxima! 😉

Respondeu à sua pergunta?