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Apuração de Ponto e Horas
Apuração de pontos e horas: Como conferir se o cálculo está correto
Apuração de pontos e horas: Como conferir se o cálculo está correto

Veja um passo a passo de como analisar os pontos do seu cálculo de Apuração de Pontos e Horas e verificar se ele está correto

Lucas avatar
Escrito por Lucas
Atualizado há mais de uma semana

Depois de seguir o passo a passo do cálculo de apuração de pontos, é normal surgir a dúvida: Será que meu cálculo está correto?

Nesse artigo eu vou te ensinar a conferir o seu cálculo com tranquilidade e segurança. É bem importante que além do cálculo feito no CJ, você esteja com o cartão de ponto do seu cliente para conferir se está tudo certinho.

Para isso, vamos usar um checklist com as principais perguntas que devem ser feitas ao finalizar o seu cálculo de apuração de pontos e horas.

São esses:

  1. As horas cadastradas estão de acordo com o cartão de ponto do meu cliente?

  2. Todas as ausências foram informadas?

  3. A carga horária semanal e mensal estão conforme o contrato de trabalho?

  4. Ocorreram mudanças na jornada de trabalho? Elas constam no cálculo?

  5. A jornada do meu cliente foi escolhida conforme consta no contrato de trabalho?

  6. Desejo considerar a tolerância do art. 58 da CLT no momento da apuração?

  7. Os intervalos do cálculo devem seguir os padrões da CLT?

  8. O horário a ser considerado noturno foi escolhido corretamente?

  9. Ocorreu a prorrogação das horas noturnas?

  10. Constam todos os meses a serem considerados no meu cálculo na aba “resultado”?

  11. Como analisar o resultado?

Cartão de ponto

1 - As horas cadastradas estão de acordo com o cartão de ponto do meu cliente?

As horas que devem constar nessa aba do cálculo são exatamente as horas que estão presentes no cartão de ponto, ou seja, as horas que foram trabalhadas.

Caso tenha realizado a importação das informações pelo próprio documento é bom dar uma conferida se as horas cadastradas estão ok. Isso também vale para os casos de preenchimento manual, ok?

Caso algum mês tenha ficado de fora é só conferir se o período está inserido entre a data inicial e a data final, combinado?

Se as datas inseridas estiverem de acordo com o caso concreto é só prosseguir!

2 - Todas as ausências foram informadas?

É importante conferir se todas as ausências que constam no cartão de ponto foram informadas no cálculo.

O CJ vai preencher automaticamente todos as ausências decorrentes de feriado nacionais, portanto é importante conferir se os feriados estaduais e municipais foram cadastrados, certo?

Demais ausências como faltas (até mesmo as justificadas), férias e suspensões também devem constar nessa aba, conforme estejam no cartão de ponto.

Jornada

3 – A carga horária semanal e mensal estão conforme o contrato de trabalho?

Na aba da “Jornada” devem constar as horas conforme estão presentes no contrato de trabalho ou que foram firmadas verbalmente.

Portanto, nesse momento é sempre bom estar com o contrato em mãos para conferir.

4 – Ocorreram mudanças na jornada de trabalho? Elas constam no cálculo?

Outro ponto importante é verificar se ocorreram mudanças na jornada de trabalho contratual.

Caso não tenham ocorrido mudanças na jornada então só é necessário cadastrar um único período e configurar a jornada conforme está descrita no instrumento contratual.

Porém se ocorreram mudanças é essencial que essas constem no cálculo, ok?

Para isso basta clicar em “adicionar jornada”, alterar a “data inicial” e a “data final” e ir salvando uma de cada vez.

5 – A jornada do meu cliente foi escolhida conforme consta no contrato de trabalho?

Além de adicionar as jornadas é fundamental conferir qual a modalidade da jornada. No cálculo temos três opções:

  • Fixa: Quando a jornada de trabalho é certa e bem definida, com descanso semanal fixo. Exemplo: das 09h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00, de segunda à sexta-feira. De 09h00 às 13h00 aos sábados. E descanso semanal remunerado aos domingos.

  • Escala: Quando há variação na jornada e no dia semanal de descanso, como nas jornadas 12x36, 5x1, 6x1, etc. Exemplo: das 09h00 às 21h00, com um dia de trabalho e o seguinte de descanso (jornada 12x36).

  • Diária: Quando não há horário de entrada e saída definidos, e você quer informar apenas a carga horária dos dias da semana. Exemplo: 08h48min por dia, de segunda à sexta-feira, com descanso semanal remunerado aos domingos.

Sempre que cadastrar uma nova jornada, confere se a modalidade correta foi escolhida, ok?

6 - Desejo considerar a tolerância do art. 58 da CLT no momento da apuração?

Essa opção não é obrigatória, sendo de livre escolha do usuário escolher utilizá-la ou não, porém caso você queira é importante marcar essa opção no finalzinho da página do cadastro das jornadas:

A tolerância significa que qualquer variação de horário inferior à quantidade indicada, não será computado no cálculo.

Esse item é baseado no art. 58 da CLT no momento da apuração, conforme consta no info icon.

Intervalos

7 – Os intervalos do cálculo devem seguir os padrões da CLT?

Caso você desejar manter os padrões da CLT, no que se refere aos intervalos do seu cliente, não é necessário realizar nenhuma modificação, ok?

Em caso do contrato de trabalho do seu cliente constas intervalos distintos basta clicar em “Editar intervalos intrajornada” e “Editar intervalos interjornada”, inserir o intervalo desejado e salvar.

Horas noturnas

8 - O horário a ser considerado noturno foi escolhido corretamente?

As horas noturnas do cálculo vem configuradas para as horas dos trabalhadores Urbano, Doméstico e Petroleiro (22h às 05h).

Portanto, se no seu caso o seu cliente pertencer a outra classe, como por exemplo a rural, é só modificar clicando em editar, certo?

9 – Ocorreu a prorrogação das horas noturnas?

Outro detalhe no cálculo que não é obrigatório e é de escolha do usuário, diz respeito a prorrogação das horas noturnas, com base na sumula 60 do TST.

Caso opte é só selecionar como você deseja que seja a prorrogação da hora noturna de acordo com a tese a ser utilizada na ação do seu cliente.

Resultado

10 – Constam todos os meses a serem considerados no meu cálculo?

Antes mesmo de exportar o relatório do cálculo você já consegue ter uma visão geral do resultado.

Você pode conferir se todos os meses a serem analisados estão presentes nas linhas do resultado do cálculo, tal como as colunas com as horas totais de cada mês.

11 – Como analisar o resultado?

Depois que você conferiu todos os pontos que citei, você já pode ir conferir o resultado do seu cálculo. Agora você poderá analisar de forma bem tranquila todas as informações que deseja.

Você pode exportar um relatório super completinho também, clicando nesse ícone aqui na aba “Exportar Relatório”:

Esse relatório do cálculo em PDF é super completo, contendo todas as horas devidas por dia!

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