SPED é uma sigla, que significa Sistema Público de Escrituração Digital.
É uma forma de padronizar e oficializar escriturações fiscais e contábeis.
O SPED é um software disponibilizado pela Receita Federal para que todas as empresas possam manter e enviar seus Livros Fiscais, Demonstrações Contábeis e informações previdenciárias gerados a partir da escrituração.😊
Eles são divididos em 5 categorias:
SPED Contábil;
SPED Fiscal (ou EFD-Fiscal);
NF-e (ele coloca como um tipo de SPED);
NFS-e;
SPED Contribuições (ou EFD-Contribuições).
Pra realização do cálculo de exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS você precisará do SPEDs Fiscal e o SPED Contribuições.
O SPED Fiscal, que também é chamado de EFD (Escrituração Fiscal Digital) é um arquivo digital que traz todos os documentos fiscais do período em que são apurados o IPI e o ICMS. Representa a escrituração fiscal da empresa e deve ser apresentado conforme previsto na legislação.
Enquanto SPED Contribuições demonstra os cálculos de PIS e COFINS, e ele demonstra o valor da Contribuição Previdenciária sobre a Receita. Empresas tributadas com base no lucro real, quanto no lucro presumido, estão obrigadas a apresentar esse SPED.
Para obter esses arquivos é bem simples. Basta solicitar esses SPEDs ao seu cliente, ou diretamente com o Contador dele, e será disponibilizado um arquivo .TXT pra você.👍
Então, é só adicionar ao seu cálculo, seguindo esse guia.