Períodos e salários concomitantes - 7 minutos de leitura

Veja como calcular períodos e salários concomitantes no CJ.

Leandro avatar
Escrito por Leandro
Atualizado há mais de uma semana

O Tempo de Contribuição Concomitante e a RMI Concomitante são bem simples de calcular pelo CJ, porque se encaixam na estrutura normal de realizar os cálculos do programa.

Vou te explicar cada uma dessas opções:

Tempo de contribuição concomitante / secundário

O sistema identifica automaticamente a existência de períodos concomitantes nos cálculos. Basta você adicionar os períodos de contribuição normalmente, e quando dois períodos ocorrerem no mesmo intervalo de tempo, o CJ irá fazer o cálculo considerando apenas o que é legalmente aceito. Por exemplo:

Acima é possível identificar que o nosso cliente exemplo exerceu duas atividades entre 03/03/1982 e 01/01/1985. Então, no relatório em PDF do tempo de contribuição, é possível identificar exatamente qual período foi considerado secundário, olha só:

Pra saber mais sobre o tempo de contribuição, clique aqui.

O próximo passo é adicionar os salários para os períodos concomitantes.

RMI concomitante

Ao adicionar os salários de contribuição no seu cálculo, você pode decidir como o CJ irá lidar com as contribuições concomitantes.

Na pergunta O que fazer se houver múltiplas contribuições num mesmo mês? você possui diversas possibilidades, e escolher a ideal é muito importante pro resultado do seus cálculos.

Por padrão, o CJ mantém a opção Somar os salários lidos marcada, pois ela será a mais utilizada na maioria dos cálculos.

Se o seu cliente trabalhava na mesma profissão em mais de um lugar ao mesmo tempo, trata-se de atividade concomitante. Um exemplo de atividade concomitante é um cliente que trabalhava em 3 empregos ao mesmo tempo, como professor.

Você ainda tem a opção de usar o Maior valor lido vai para RMI principal. Com esta opção o maior salário obtido do documento vai para os salários da RMI principal e o segundo maior salário encontrado vai para os salários secundários, da RMI concomitante. Mas você vai ainda poder escolher se deseja considerar a RMI secundária ou não.

Por fim, temos a opção de usar o último valor lido para o mês, Nessa opção, ao ler o CNIS, o sistema apenas considerará o último valor lido para preencher o salário de contribuição da competência correspondente.

Respondeu à sua pergunta?