Entendendo os resultados dos períodos de contribuição

Entenda os resultados dos períodos de contribuição no seu cálculo.

Leandro avatar
Escrito por Leandro
Atualizado há mais de uma semana

Após inserir os períodos de contribuição no seu cálculo, na aba Períodos será possível visualizar os dados de duas formas.

A primeira é em um gráfico que monta uma linha do tempo dos períodos trabalhados pelo seu cliente:

E a segunda é uma lista com todos os dados de cada período:

Após esse campo, na aba Resultado você verá o campo Espécies de Benefício. Nele, além dos valores que foram calculados para seu cliente, você vai conseguir ver se ele cumpre os requisitos pra cada espécie, não é incrível? 😉

No topo do campo Espécies de benefício, existem duas formas de reorganizar as espécies, e você pode ajustar conforme a sua necessidade:

Clicando em Mostrar, você escolhe quais espécies deseja que o CJ deixe visíveis pra você: Todas, Pré Reforma, Pós Reforma, e Requisitos completos.

E no campo Ordenar por, você escolhe a sequência das espécies: Alfabética ou Mais relevante.

Para minimizar ou alterar a ordem das espécies de benefício é bem simples, basta clicar na barra cinza sobre o card de arrastar:

Você também pode consultar uma tabela com os dados principais do tempo de contribuição do seu cálculo, clicando em Análise por data:

Nessa tabela você verá os dados do tempo de contribuição, idade, pontos e carência, com base em marcos importantes para o seu cliente, como a DIB ou a promulgação da Reforma da Previdência, por exemplo.

Requisitos cumpridos:

Após ajustar os resultados como preferir, veja em cada card a seguir se os requisitos das espécies já foram cumpridos. Aqui está um exemplo de uma espécie com os requisitos cumpridos:

Requisitos não cumpridos:

Aqui um caso onde os requisitos não foram cumpridos:

As barras de progresso mostram o valor que o cliente possui e os requisitos necessários para cada requisito da aposentadoria.

As barras verdes indicam que o requisito já foi preenchido, enquanto as barras vermelhas indicam que os requisitos ainda não foram preenchidos.

Data prevista para a aposentadoria

Ainda, nos casos onde os requisitos ainda não foram cumpridos, existe um card com a Data prevista para a aposentadoria.

Essa data é apenas uma projeção em relação à DIB e não leva em conta os períodos de contribuição preenchidos após a DIB neste cálculo. Use ela apenas para orientar quando possivelmente o cliente vai se aposentar.

Quando chegar a data prevista é fundamental recalcular o tempo de contribuição do seu cliente com a nova DIB. Clique aqui para entender a metodologia completa de cálculo dessa data.

DICB

Muitos já tinham direito adquirido a uma espécie vigente na época e possivelmente mais vantajosa. Por isso é importante ter a visão desses cenários.

A DICB aparece nos benefícios que deixaram de ser vigentes, como no exemplo da Aposentadoria por Idade na última Reforma da Previdência. Ela foi vigente até 12/11/2019.

Para mais informações sobre a DICB, veja este artigo que tem um tópico explicando em detalhes o assunto para te deixar confiante sobre o assunto.

Respondeu à sua pergunta?