Após inserir os períodos de contribuição no seu cálculo, na aba 1 Períodos de contribuição será possível visualizar os dados de duas formas.

A primeira é em um gráfico que monta uma linha do tempo dos períodos trabalhados pelo seu cliente:

E a segunda é uma lista com todos os dados de cada período:

Abaixo da listagem dos períodos, você verá o campo Análise por espécie de Benefício. Nele, além dos valores que foram calculados para seu cliente, você vai conseguir ver se ele cumpre os requisitos pra cada espécie, não é incrível?

Veja em cada card a seguir se os requisitos das espécies já foram cumpridos.Aqui está um exemplo de uma espécie com os requisitos cumpridos:

Aqui, um caso onde os requisitos não foram cumpridos:

As barras de progresso mostram o valor que o cliente possui e os requisitos necessários para cada requisito da aposentadoria.

As barras verdes indicam que o requisito já foi preenchido, enquanto as barras vermelhas indicam que os requisitos ainda não foram preenchidos.

Data prevista para a aposentadoria

Ainda, nos casos onde os requisitos ainda não foram cumpridos, existe um card com a data prevista para a aposentadoria. Essa data é apenas uma projeção em relação à DIB e não leva em conta os períodos de contribuição preenchidos após a DIB neste cálculo. Use ela apenas para orientar quando possivelmente o cliente vai se aposentar.

Quando chegar a data prevista é fundamental recalcular o tempo de contribuição do seu cliente com a nova DIB. Clique aqui para entender a metodologia completa de cálculo dessa data.

DICB

Se a DIB do seu cálculo for posterior à 13/11/2019, e você estiver analisando um benefício pré reforma, haverá um alerta no card da espécie, com a informação DICB: 13/11/2019

Esta espécie era vigente até a data da sua DICB (Data de Implemento das Condições necessárias à concessão do Benefício), e o CJ calcula os requisitos para esta espécie na data da DICB, para verificar se o beneficiário já cumpria os benefícios a esta espécie na data.

Muitos já tinham direito adquirido a uma espécie vigente na época e possivelmente mais vantajosa. Por isso é importante ter a visão desses cenários.

A DICB aparece nos benefícios que deixaram de ser vigentes, como no exemplo da Aposentadoria por Idade na última Reforma da Previdência. Ela foi vigente até 12/11/2019.

Para mais informações sobre a DICB, veja este artigo que tem um tópico explicando em detalhes o assunto para te deixar confiante sobre o assunto.

Por último, uma dica: você pode reordená-los arrastando os cards. Esta ordem se mantém para os cards da RMI. 😄

Encontrou sua resposta?