Todas as coleções
Como fazer Cálculos Previdenciários?
Contribuições em Atraso
Contribuições Previdenciárias em Atraso - Tutorial completo
Contribuições Previdenciárias em Atraso - Tutorial completo

Tutorial escrito com o passo a passo para realização do cálculo de Contribuições Previdenciárias em Atraso

Leandro avatar
Escrito por Leandro
Atualizado há mais de uma semana

Você pode iniciar esse cálculo de duas formas, olha só:

1- No menu lateral Contatos, após selecionar o cadastro do contato que desejar, clique em Novo cálculo, no menu que se abrirá na área direita da sua tela.

2- No menu lateral Cálculos, clique em Novo cálculo, no canto superior direito da página, e preencha o nome do cliente para o qual deseja atribuir o cálculo. Se preferir, criar o cálculo a partir de um novo contato.

Após essa etapa, você verá uma tela com a pergunta Que tipo de cálculo deseja realizar?

Selecione a opção Contribuições em atraso.

Após preencher o nome do cálculo e a Data base, basta clicar em Gerar cálculo.



Contribuições em atraso

Na aba 1 - Contribuições em atraso, você encontrará dois campos, um onde podem ser inseridas as contribuições em atraso nos últimos 5 anos, e outro para inserir as contribuições em atraso com mais de 5 anos.

Verifique os períodos para os quais deseja efetuar o cálculo, e insira de acordo com a sua necessidade.

Aqui vai uma dica: se as contribuições que deseja calcular tiverem mais de 5 anos de atraso, será necessário verificar a média dos salários no PBC.

Então, se não tiver o valor da média dos 80% maiores salários no PBC, você pode realizar um cálculo de Concessão de uma Aposentadoria, com os Salários que você possui do(a) cliente. É bem simples de descobrir, basta seguir esses passos:

  • Crie um novo cálculo de concessão de benefício programáveis considerando a DIB na data do requerimento ao INSS para a Indenização;

  • Preencha os períodos e salários de contribuição que o cliente já tem, sem incluir os períodos que o cliente pretende indenizar ao INSS ;

  • Na aba "Espécies de benefício" localize a espécie Aposentadoria - Nova regra (EC 103/2019), selecione a aba "RMI," clique em Expandir, e depois em Editar;



  • Desmarque as opções, "Coeficiente 60% + 2% por ano de contribuição acima de 20 anos se homem, ou 15 se mulher" e "Utilizar divisor mínimo de 108 a partir de 05/05/2022 (Lei 14.331/2022)". E também, preencha com 80 o campo "Calcular média dos salários do PBC com base em qual % dos maiores salários?", conforme indicado abaixo:

  • Clique em Exportar Relatório;

  • Encontre no relatório o campo Média de salários;

  • Pronto! Agora é só copiar a média dos salários para o seu cálculo de contribuições em atraso.

Obs: Caso seu requerimento seja anterior à EC 103/2019, basta localizar a espécie Aposentadoria por tempo de contribuição, e clicar em Extrair Relatório, e localizar a Média dos salários.



Resultado

Após preenchidos os dados, é só ir à aba 2 - Resultado, e verificar os valores a pagar pelo seu cliente. Viu como é simples?

Só mais uma dica: no Blog do CJ tem Guia Prático das Contribuições em Atraso com vários detalhes que poderão te ajudar. 😉

Respondeu à sua pergunta?