Auxílios, pensões, benefícios por incapacidade e outros benefícios não programáveis

Pra calcular aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário maternidade, pensão por morte, auxílio acidente, auxílio reclusão e LOAS.

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Escrito por Leandro
Atualizado há mais de uma semana

Pra criar o seu cálculo de Concessão de um Benefício não Programável, você tem duas opções super simples. São elas:

1- No menu lateral Clientes, após selecionar o cadastro do cliente que desejar, clique em Novo cálculo entre as opções que vão aparecer na área direita da sua tela. Depois selecione a opção Concessão/Planejamento Previdenciário.

2- No menu lateral Cálculos, clique em Novo cálculo no canto superior direito da página. Escolha a opção Concessão/Planejamento Previdenciário e depois, preencha o nome do cliente pra quem você deseja atribuir o cálculo. Se preferir, também pode criar o cálculo a partir de um novo cliente.

Obs: Pra criar um novo cliente, é só clicar no botão “Novo Cliente”, que fica no canto superior direito da tela inicial. Pra mais detalhes, você pode dar uma olhadinha nesse artigo aqui.

Após essa etapa, você verá uma tela com a pergunta Que tipo de cálculo deseja realizar?

Selecione a opção Concessão.

O próximo passo é informar as

Configurações iniciais do cálculo de concessão.

Após criar um novo cálculo de concessão (ver acima), selecione a opção Auxílios, pensões, benefícios por incapacidade e outros benefícios não programáveis, na pergunta “Para qual tipo de benefício?”.

Se o seu benefício deriva de algum outro (como um Auxílio-doença que se tornou uma Aposentadoria por invalidez), na pergunta É benefício derivado?, marque a opção Sim. Este benefício deriva de outro benefício, e insira dos dados desse benefício no campo que irá se abrir.

Preencha os dados e selecione as opções que preferir, depois clique em Gerar cálculo.

Como os cálculos de benefícios não programáveis não consideram os períodos de contribuição, passamos direto para a aba 1 R.M.I., onde você poderá cadastrar o salário de cada período de contribuição. Isso pode ser feito importando os salários de um CNIS, ou adicionando-os manualmente.

Após salvos os salários, o CJ já informará a R.M.I. considerando as regras do benefício selecionado.

Nessa mesma aba já é possível clicar em Exportar Resumo e obter com tranquilidade a memória de cálculo da RMI desse benefício.

Para finalizar, basta ir à aba 2 Valor da causa, apresentar os dados necessários, que o sistema calculará tudo pra você.

Na pergunta Qual valor de RMI usar?, você pode escolher entre Usar a renda mensal inicial calculada para a espécie de benefício acima ou Quero inserir outro valor de RMI.

A primeira opção fará o cálculo com base na RMI calculada pelo CJ. Utilize a segunda se você já souber o valor da RMI e deseja apenas o cálculo do valor da causa.

Na hipótese de seu cliente já ter recebido algum benefício, do qual se deve calcular a diferença entre o valor devido da causa e valores já indenizados, basta clicar no botão Adicionar benefício recebido.

E fim! Seu cálculo está pronto!

Agora é só conferir direitinho o Resultado gerado pelo sistema a partir das informações preenchidas e selecionar a opção Exportar Relatório para obter um PDF completinho com todos os valores preenchidos no programa, cálculo das parcelas vencidas, parcelas vincendas e valor da causa total.

Quer um tutorial em vídeo pra esse cálculo? É só clicar no botão abaixo:

Uma última dica: no Blog do CJ tem um post super completo sobre a RMI dos Benefícios por Incapacidade com várias dicas que podem te ajudar. 😉

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