Agora você consegue realizar o cálculo de herança aqui no CJ! Esse cálculo é muito interessante para quem atua na área de família e sucessões e traz todo o panorama de divisão dos bens para apresentar para seu cliente.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir os posts no nosso Blog:
Como iniciar o cálculo
Pra criar o seu cálculo de Herança, você tem duas opções super simples. São elas:
1- No menu lateral "Clientes", após selecionar o cadastro do cliente que desejar, clique em "Novo cálculo" entre as opções que vão aparecer na área direita da sua tela. Depois selecione a opção “Herança”.
2- No menu lateral "Cálculos", clique em "Novo cálculo" no canto superior direito da página. Escolha a opção Cível e depois "Herança” e após, preencha o nome do cliente pra quem você deseja atribuir o cálculo. Se preferir, também pode criar o cálculo a partir de um novo cliente.
Obs: Pra criar um novo cliente, é só clicar no botão “Novo Cliente”, que fica no canto superior direito da tela inicial. Pra mais detalhes, você pode dar uma olhadinha nesse artigo aqui.
Configurações iniciais
Nas configurações iniciais do cálculo, você vai informar o nome do cálculo, a data, e o nome do falecido.
Como preencher o campo de Sucessão
Nesse campo, você deve adicionar os membros do núcleo familiar do autor da herança que irão participar da sucessão patrimonial.
Primeiramente, você deve informar se o falecido deixou cônjuge ou companheiro vivo.
Caso você marque a opção ‘sim’, será necessário informar o nome, o regime de bens e quantos filhos teve com o falecido.
Após, vai aparecer a pergunta: “falecido teve filhos?”, marcando sim, você vai adicionar os filhos que o falecido teve para participar da sucessão.
Caso o falecido não tenha deixado filhos, você vai marcar a opção ‘não’, então vai aparecer o campo com a pergunta: “falecido possui algum ascendente (pais ou avós) vivo?
Se a resposta for sim, você vai adicionar os nomes nos devidos campos que surgirão abaixo.
Se a resposta for ‘não’ aparecerá o campo dos colaterais, com a pergunta: “falecido deixou irmãos ou sobrinhos vivos?”. Caso a resposta seja sim, você vai adicionar as devidas informações desses colaterais vivos.
Preenchidos os campos acima, de acordo com o caso concreto, é só clicar em salvar.
Como preencher o campo de Inventário
Nesse campo você deve informar os bens que foram deixados pelo falecido. Você deverá informar a descrição do bem, o valor e o tipo, se é particular ou comum.
Bens comuns são aqueles adquiridos durante o casamento ou união estável. Bens particulares são aqueles adquiridos antes e depois do casamento/união estável ou recebidos por herança ou doação e pertencem apenas ao dono.
Resultado
No campo de resultado, você consegue verificar a porcentagem a qual cada herdeiro tem direito, bem como o valor correspondente a essa porcentagem.
Você vai conseguir visualizar os resultados em forma de gráfico, com todas as informações passadas de forma bem didática pra que você possa passar ao seu cliente.
No primeiro campo aparecerá a divisão de todos os bens entre os herdeiros, após aparecerão os campos da divisão de bens comuns e bens particulares, se houverem esses tipos no caso concreto de seu cliente.
Depois é só clicar em exportar relatório, que você conseguirá um relatório bem completo com toda a memória de cálculo e as informações necessárias para você passar ao seu cliente.
Viu como é tranquilo fazer esse cálculo aqui no CJ?
Se precisar de mais alguma ajuda, conte com a gente!