Aqui eu vou te mostrar como é fácil fazer o Cálculo de Apuração do Ponto no CJ!
Você pode iniciar o cálculo de duas formas pelo menu lateral à sua esquerda.
São elas: clientes e cálculos.
Caso você queira selecionar um cliente já cadastrado, comece o cálculo usando a opção Clientes.
Pra isso, basta percorrer a listinha e selecionar o cliente desejado ou utilizar a barra de buscas. Depois, é só clicar no botão Novo cálculo que vai aparecer na área direita da sua tela.
Agora, caso não tenha cadastrado um cliente, você pode utilizar a opção Cálculos.
É só clicar em Novo cálculo (no canto superior direito da página), e em seguida “Criar a partir de um novo cliente”.
Após a etapa de cadastro, você vai ver uma tela com a pergunta: Que tipo de cálculo deseja realizar?
Aí você só precisa selecionar a opção Trabalhista e depois o botão Começar no Cálculo de Apuração do Ponto.
O próximo passo é preencher os dados iniciais do seu cálculo, dados do processo e o período de apuração do ponto.
Configurações Iniciais
Nessa primeira parte do cálculo, você vai preencher informações básicas, como: nome do cálculo, nome da parte contrária (reclamado), nº do processo, nº da Vara do Trabalho e o Município.
Além disso, informar o período que você deseja apurar o ponto do seu seu cliente, por meio dessas duas opções:
Data de início da apuração do ponto
Data de término da apuração do ponto
Por exemplo, se você deseja apurar o ponto de fevereiro/2022 a julho/2022, na digitação do ponto somente os meses de Fevereiro a Julho vão aparecer para preenchimento.
Atenção: A distância entre essas duas datas não pode ultrapassar 5 anos, pois o sistema automaticamente aplica a prescrição quinquenal.
Em seguida, é só clicar em “Gerar cálculo” e seguir para as próximas etapas.
Cartão de Ponto
O primeiro passo é o preencher os horários de trabalho efetivamente realizados durante o período indicado.
Esse preenchimento pode ocorrer duas formas:
Importação cartão de ponto
Preencher o cartão de ponto manualmente
Veja a seguir como funciona cada uma delas.
1. Importação cartão de ponto
Para fazer a importação basta clicar no botão “Importar cartão de ponto” e selecionar no seu computador um arquivo com os horários no formato CSV.
No arquivo, as informações deve, seguir o padrão abaixo:
Depois de selecionar o arquivo, você pode optar por adicionar novas marcações ao que já estiver informado ou substituir completamente o que já estiver preenchido, nas opções:
Adicionar marcações
Limpar marcações e adicionar
Em seguida, é só finalizar a importação no botão “Importar”.
OBS: É bem importante fazer a conferência dos horários importados com os cartões de ponto para garantir que a apuração está correta.
2. Preencher o cartão de ponto manualmente
Se você optar por preencher as marcações de forma manual, é só clicar no ano/mês e inserir todos os horários realizados pelo cliente, conforme aparece na imagem abaixo:
Dica: Se você quiser informar mais do que 4 marcações (que é a quantidade padrão) de entradas e saídas, é só clicar no sinal de + ou + que novas colunas vão aparecer pra você.
Próxima configuração: ausências!
Ausências
Após preencher o ponto, é hora de informar as ausências do empregado durante o período de trabalho. Pra isso, basta clicar no botão “Ausências”.
Nessa tela você deve informar qualquer ausência justificada ou injustificada do cliente, sendo possível indicar o seguinte:
Ausências Justificadas
Falta Justificada
Férias
Feriados
Suspensões
Auxílio Doença
Ausências Injustificadas
Faltas injustificadas (sem justificativa legal)
Dica: Caso você não encontre o tipo de ausência que deseja, selecione a falta justificada e na descrição insira o nome que desejar. Exemplo: Falta Justificada - Serviço Militar. Faça o mesmo se quiser marcar alguma observação em uma Falta Injustificada.
Esse preenchimento é bem importante, pois pode impedir que sejam geradas faltas indevidas para o cliente no momento final da apuração, no caso de ausências justificadas, por exemplo.
Depois de salvar todas as ausências, confirme todos os preenchimentos dessa parte do cálculo no botão “Salvar” e siga para o preenchimento da jornada contratual do cliente.
Jornada
Agora você vai cadastrar a jornada contratual do cliente, ou seja, aquela que consta no contrato de trabalho ou que foi firmada verbalmente.
Comece clicando no botão “Cadastrar a primeira jornada”.
A seguir, você vai definir o tipo de jornada firmada no contrato de trabalho por meio de três opções:
Fixa: Quando a jornada de trabalho é certa e bem definida, com descanso semanal fixo. Exemplo: das 09h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00, de segunda à sexta-feira. De 09h00 às 13h00 aos sábados. E descanso semanal remunerado aos domingos.
Escala: Quando há variação na jornada e no dia semanal de descanso, como nas jornadas 12x36, 5x1, 6x1, etc. Exemplo: das 09h00 às 21h00, com um dia de trabalho e o seguinte de descanso (jornada 12x36).
Diária: Quando não há horário de entrada e saída definidos, e você quer informar apenas a carga horária dos dias da semana. Exemplo: 08h48min por dia, de segunda à sexta-feira, com descanso semanal remunerado aos domingos.
OBS: É possível cadastrar várias jornadas diferentes ao longo do período informado. Pra isso, basta alterar a “data inicial” e a “data final” e ir salvando uma de cada vez.
Depois de definir o tipo de jornada, é importante informar qual é o dia de descanso semanal remunerado (DSR/RSR).
Essa informação é bem simples de inserir, basta marcar o dia escolhido da seguinte forma:
A seguir, você vai encontrar também a opção de considerar tolerância para as jornadas fixas ou com escala.
A tolerância significa que qualquer variação de horário inferior à quantidade indicada, não será computado no cálculo.
Por exemplo: indicando uma tolerância de 5 minutos na entrada e na saída, se o empregado tiver um atraso de 4 minutos no início da jornada, esses 4 minutos não serão considerados como horas faltas.
Da mesma forma, caso ele estenda seu horário de trabalho em até 4 minutos, esse tempo não será considerado como hora extra.
Depois de adicionar a jornada, você pode seguir para a configuração dos intervalos.
Intervalos
Você pode definir configurações personalizadas para a apuração dos intervalos intrajornada e interjornada, de acordo com a tese escolhida para o cliente.
Clique em “Editar intervalos intrajornada” para configurar as regras referentes a:
Tempo mínimo e máximo de intervalo intrajornada
Aplicação ou não de tolerância aos intervalos
Como calcular os intervalos suprimidos
Depois, clique em “Editar intervalos interjornada” para configurar regras referentes a:
Tempo mínimo do intervalo entre duas jornadas
Tempo mínimo do intervalo entre duas semanas de trabalho
Como calcular os intervalos suprimidos
OBS: Nos dois intervalos, as regras vão estar padronizadas de acordo com a CLT, mas você pode ajustá-las como preferir.
Horas Noturnas
A última configuração é a da apuração de horas noturnas.
Clique em “Editar” para acessar as configurações.
O primeiro passo é informar se o cliente é: Urbano, Rural, Portuário, ou se tem alguma outra regra específica prevista em Convenção Coletiva que defina um horário noturno diferenciado.
Aqui você também pode definir se haverá ou não a redução da hora ficta noturna, marcando ou desmarcando a opção “Aplicar a redução ficta da hora noturna?”.
A seguir, é só selecionar como você deseja que seja a prorrogação da hora noturna de acordo com a tese a ser utilizada na ação do seu cliente.
Realizados os preenchimentos, clique em “Salvar” e seu cálculo vai estar prontinho!
Bem simples, né?
Resultado
Agora é a hora de verificar os resultados, clicando em “Resultado” e em seguida “Exportar Relatório”.
O relatório é gerado em PDF e através dele você consegue analisar mês a mês a apuração das horas trabalhadas do seu cliente.
Ele também vai apresentar um resultado consolidado na primeira página, que vai te ajudar a identificar rapidamente o total de horas extras, adicional noturno, horas faltas e etc.
Viu só como é fácil realizar a apuração do ponto com o CJ?
Com poucas informações você consegue um resultado completo e minucioso de todas as horas devidas!
Ahh, e se você quiser se aprofundar no assunto Jornada de Trabalho, não deixe de conferir esses três posts aqui:
E surgindo qualquer dúvida quanto ao cálculo, é só chamar nosso Suporte Técnico pelo Chat ou por E-mail! 😊