Empréstimos, Financiamentos e SFH: Cenários

Tutorial sobre como criar e ajustar o cenário em seu cálculo (a comparação do contrato com a revisão)

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Escrito por Leandro
Atualizado há mais de uma semana

Essa parte começa em Adicionar Cenários, conforme demonstra a imagem abaixo:

Nesta parte do seu cálculo você tem muitas possibilidades.

Uma delas é criar apenas um cenário em que irá preencher todas as informações de acordo com o Contrato pra verificar se as taxas aplicadas pelo banco estão corretas.

Em uma revisional, sugerimos que crie um cenário para o contrato, e um cenário para a revisão. Assim você terá um comparativo bem legal em mãos.

Nesse cenário da revisão, por exemplo, você pode deixar de considerar alguma taxa, tarifa ou imposto que considere abusivo, entre outras opções.

Para preencher o cenário, a primeira informação solicitada é o nome do Cenário.

Aqui você informa como esse Cenário vai ser identificado. Algumas sugestões são: "Contrato", "Revisão", "Cenário com outro método de amortização", etc. Fica à seu critério.

Depois é hora de informar o valor do crédito concedido.

Ou seja, o valor base do financiamento ou do empréstimo, já com a redução do valor de entrada, se houver.

Não inclua no valor do crédito o valor total do empréstimo, já com as soma de tarifas, taxas ou impostos, pois o CJ faz a composição pra você. 👍

A seguir insira os valores de taxas, tarifas e impostos estabelecidos em contrato, ou que deseja considerar na revisional. Isso vai depender de qual cenário está preenchendo.

Se estiver preenchendo um cenário pra revisão, lembre-se de preencher apenas aqueles valores que você entende como devidos. (Clique no 🛈 para mais informações e ver se tais cobranças são ou não abusivas).

Feito isso, comece a preencher os dados do crédito com bastante atenção.

Na descrição do crédito, informe o método de amortização, o valor das parcelas, a taxa de juros mensal, base de cálculo dos juros, a atualização do saldo devedor, atualização da parcela e a tarifa de boleto, se houver. É possível também marcar a opção de atualizar a amortização pelo mesmo índice do salvo devedor.

Nesse campo, você pode optar por preencher o valor da parcela, e deixar que o programa calcule a taxa de juros pra você. Dessa forma você pode conferir se os juros efetivamente aplicados no contrato são os juros contratados.

A opção preencher valor da parcela é mais utilizada para formar o cenário do “contrato”, já que em regra é uma informação fácil de encontrar no contrato, além de que através dela é possível descobrir a real taxa de juros que está sendo aplicada.

Uma outra opção é preencher a taxa de juros. Com essa opção selecionada, o programa irá calcular o valor da parcela com base nos juros e no valor total financiado.

Já a opção preencher a taxa de juros é mais utilizada para formar o cenário da “revisão”, já que neste caso é possível inserir a taxa de juros que você entende como devida ou a taxa média do BACEN.

Dica: Antes de inserir a taxa de juros mensais no cenário relativo à revisão, consulte se a taxa média do BACEN (terceira aba do programa), praticada na época do seu contrato e para esse tipo de operação, é menor do que a taxa de juros do contrato. Se a taxa média for mais vantajosa, insira na sua revisão.

Depois, insira os Encargos Moratórios. Clique no ícone 🛈 para mais informações sobre o que é possível inserir na revisão.

Lembre que os encargos moratórios são apenas devidos em caso de atraso no pagamento (inadimplência). Se esse não for o seu caso, basta deixar zerado.

Por fim, temos o campo Parcelas pagas a maior.

Aqui você vai preencher as configurações de como você deseja que as diferenças entre o valor devido e o valor pago a maior sejam devolvidas ao cliente. É comum que se peça que esses valores sejam devolvidos com juros de mora de 1% ao mês e correção monetária.

Ainda é possível dobrar o valor das parcelas, marcando a opção "Dobrar o valor das parcelas Pagas a Maior (repetição de indébito)".

Além disso, ao criar um cenário para a revisão, é possível clicar no botão " Assim, são repetidas todas as informações do cenário do contrato. Isso facilita o preenchimento e você poderá alterar apenas as informações desejadas.

Após confirmar as informações e fazer os ajustes necessários, é só clicar em Salvar.

No blog do CJ tem um post super completo sobre os abusos bancários pra te ajudar. É só clicar aqui: Os 5 abusos bancários mais comuns nos contratos 😊

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