Atenção: Em 12/06/24, o STF julgou a ADI 5090 mantendo a correção atual de TR + 3%, garantindo ao menos a inflação oficial (IPCA).
Nos anos em que a remuneração do FGTS não atingir o IPCA, o Conselho Curador determinará a compensação. A decisão vale apenas para depósitos futuros, sem retroatividade.
No CJ você pode importar os Créditos de JAM que constam no extrato do FGTS para o seu cálculo em segundos.
Pra isso, basta ter o extrato do FGTS salvo como um arquivo PDF pesquisável.
O que é um PDF pesquisável?
Existem vários tipos de PDF diferentes, e os dois mais comuns são os "pesquisáveis" e os em "imagem".
O PDF em imagem é como se fosse uma "fotografia" dos dados. Eles estão ali, mas não podem ser copiados, e por isso o programa não é capaz de importá-los, pois não existe um texto ali, mas apenas uma imagem.
Já o PDF pesquisável, é um arquivo que contem um texto, que pode ser lido e importado pelo programa. Então, pra você saber se vai dar certo importar o extrato ou não, é bem importante que você consiga selecionar, copiar e colar os dados do extrato desse arquivo. 😉
Uma dica bem legal pra identificar se o documento é pesquisável é pressionar as teclas ctrl + F e tentar buscar no PDF alguma informação que consta nele. Caso a pesquisa não tenha sucesso, isso é um indicativo de que esse documento não é pesquisável.
Como saber se o meu extrato do FGTS é pesquisável?
O CJ possui uma ferramenta pra testar os arquivos, que está disponível nesse site: https://calculojuridico.com.br/pdf-texto/
Basta você selecionar o arquivo em PDF e adicionar no site. Se o campo Resultado for preenchido com as informações do seu extrato, é sinal que o arquivo é pesquisável, e o importador do CJ irá funcionar perfeitamente.
Caso o campo Resultado ficar vazio, ou os dados não preservarem as mesmas características do PDF, é sinal de que o arquivo não é pesquisável, e será necessário obter uma nova cópia do extrato.
Como obter o extrato em formato PDF pesquisável?
Você pode baixar esse extrato pelo app do FGTS, que via de regra, já salva o extrato como pesquisável. Pra saber esses passos, é só clicar aqui.