Valor da causa na Revisão

Entenda como calcular o valor da causa do seu cálculo de Revisão da Vida Toda aqui no CJ.

Leandro avatar
Escrito por Leandro
Atualizado essa semana

Para calcular o valor da causa do seu cálculo de revisão é muito simples. 😄

Após preenchidos e conferidos os períodos e salários de contribuição, acesse a aba 4 - Valor da causa (para os Benefícios com DIB antes de 29/11/1999 será 2 - Valor da Causa).

Então, é só identificar qual a espécie de benefício que você identificou como a mais vantajosa, e clicar no botão Calcular valor da causa para este benefício.

Uma janela se abrirá, onde você poderá informar os dados necessários para o cálculo do valor da causa:

Termo Inicial da Revisão


No campo Termo inicial da revisão (TIR), você indicará a data que o valor do benefício será revisado. Normalmente o TIR é igual a DIB (data do início do benefício). Ou seja, você quer que o valor do benefício seja revisado desde a DIB.

Mas em alguns casos, você pode querer que o valor do benefício seja revisado a partir de outra data depois da DIB. Esta outra data é a TIR.

Exemplo de TIR após a DIB: no processo administrativo que concedeu o benefício não foi juntado algum documento que interfere no valor da RMI. Algum tempo depois, este documento é juntado através de um pedido de revisão administrativa. Uma das possibilidades é pedir que o valor do benefício seja revisado após o pedido de revisão administrativa. Neste caso, o TIR é a data do agendamento dessa revisão administrativa.

Data do Cálculo

No campo Data do cálculo, insira a data que servirá como marco para o cálculo dos valores devidos. Após esta data, são calculadas as parcelas vincendas.

Qual valor de RMI usar no cálculo do valor da causa da RVT?

Você pode calcular o valor da causa de duas formas. Na pergunta Qual valor de RMI usar?, selecionando a opção Usar a renda mensal inicial calculada para a espécie de benefício acima, permite usar o valor da RMI calculado no Cálculo Jurídico para a espécie de benefício que foi selecionada. 👍

Selecionando a opção Quero inserir outro valor de RMI, você pode calcular o valor a causa a partir de uma RMI que você já possui.

Agora, basta apenas preencher os dados do Benefício a ser revisado. Para saber mais sobre o preenchimento do benefício a ser revisado, clique aqui.

Atenção: Se você estiver analisando uma RVT, em 22/03/2024 o STF tirou o direito dos aposentados à Revisão da Vida Toda por meio de uma manobra jurídica. Saiba mais sobre a decisão neste post.

Respondeu à sua pergunta?