Pra calcular essa revisão, é bem simples!

Você pode iniciar o cálculo de duas formas através do menu lateral à sua esquerda. São elas: clientes e cálculos.

1- Caso você queira selecionar um cliente já cadastrado, comece o cálculo usando a opção Clientes.

Pra isso, basta percorrer a listinha e selecionar o cliente desejado ou utilizar a barra de buscas. Depois, é só clicar no botão Novo cálculo que vai aparecer na área direita da sua tela.

2- Agora caso não tenha cadastrado um cliente, você pode utilizar a opção Cálculos. É só clicar em Novo cálculo (no canto superior direito da página).

Depois, selecione a opção “criar a partir de um novo cliente” na parte inferior. E, em seguida, preencha os dados solicitados.

Após essa etapa, você vai ver uma tela com a pergunta: Que tipo de cálculo deseja realizar?

Aí você só precisa selecionar a opção Cível e depois o botão Ação de Revisão do PASEP.

O próximo passo é preencher o nome do cálculo e a data da última movimentação ou saque que consta no extrato do PASEP.

A seguir você vai perceber que existem 2 opções de cálculo que podem ser aplicadas e que te permitem encontrar revisões para o seu cliente. São elas: cálculo original e recálculo mais vantajoso. 👍

O Cálculo original trata dos juros somados ao Resultado Líquido Adicional (RLA). Essa opção é a forma usada pelo Banco do Brasil para calcular os índices de valorização das contas individuais do PASEP.

O BB faz isso através da fórmula: Atualização Monetária * (Juros + Resultado Líquido Adicional)

Já o recálculo mais vantajoso trata dos juros multiplicados pelo Resultado Líquido Adicional (RLA).

Esse recálculo é uma forma mais vantajosa de calcular aqueles mesmos índices de valorização das contas individuais do PASEP.

Nesse caso, é usado a fórmula: Atualização Monetária * Juros * Resultado Líquido Adicional.

Pra saber mais sobre essas duas opções de cálculo, é só posicionar o mouse sobre o ícone de ajuda 🛈 ou conferir a matéria completa no Blog.

Mas voltando ao cálculo, depois que você seleciona uma daquelas duas alternativas, existe a opção de aplicar ou não os expurgos inflacionários dos Planos Verão e Collor I.

Pra entender o impacto dessa opção no seu cálculo, é só posicionar o mouse sobre o ícone de ajuda 🛈 ou clicar duas vezes sobre ele.

Prontinho! Chegou a hora de realizar os cálculos.

Lançar os valores do extrato

Assim que você terminar a etapa anterior, vai aparecer uma tela assim:

Nesse momento, você deve lançar os valores que constam nas microfichas ou extratos do seu cliente.

Pra isso, existem duas possibilidades: importar ou adicionar.

Pra importar os valores dos extratos é necessário digitar, em outro documento de texto ou planilha, todo o extrato do PASEP na seguinte ordem: data, valor e rubrica.

Depois é só copiar e colar no programa, como nesse modelinho exemplo aqui:

Já na opção de adicionar, você lança cada data, valor e rubrica de forma manual no programa mesmo.

É bem tranquilo também, veja:

Ah, e aqui vão 5 dicas valiosas na hora dos lançamentos!

Dica # 1 - Cuidado pra não lançar o mesmo valor mais de uma vez de um extrato pro outro. É comum que os valores venham repetidos nas microfichas até 1999.

Dica # 2 - Não lance os valores com as siglas SANT ou SATU, porque o programa já recalcula qual deve ser o saldo pra você.

Dica # 3 - Observe a conversão de moedas (em 09 de julho de 1986, 16 de agosto de 1989, 11 de agosto de 1993 e 01 de julho de 1994).

Dica # 4 - Para os valores lançados até 1999, confira se há um sinal de positivo (+ )ou negativo (-). Já em relação aos valores a partir de 1999, o extrato mostra a letra “C” de crédito para os positivos e “D” para os negativos. Não vai confundir!

Dica # 5 - Acompanhe o significado das siglas através das Cartilhas. Isso vai te ajudar na interpretação das informações.😉

Lançamentos realizados e conferidos?

Então é hora de Editar os Valores

Se você esquecer de lançar um valor ou mesmo quiser fazer alguma correção, basta clicar em Editar Valores.

Tudo certo até aqui? Então vamos ao resultado.

Resultados e Relatórios

Pra finalizar, veja na aba ao lado o resultado que vai ser encontrado.

Na primeira linha, destacada de verde, aparece a diferença entre o saldo que consta na conta PASEP e o saldo que deveria ter em conta depois do recálculo feito por você.

Depois, aparecem os resultados individuais encontrados: o primeiro do saldo recalculado por você e o segundo do saldo apurado pelo banco.

Prontinho! Agora é só gerar o relatório em PDF do cálculo ao clicar em:

No relatório você vai encontrar toda a metodologia do cálculo aplicada, o índice selecionado, as tabelas aplicadas e muito mais.

Quer um tutorial em vídeo ou orientações específicas sobre a análise das microfichas? É só clicar em uma das opções abaixo:

Ah, e uma dica final: Se depois de ver os tours e ícones de ajuda dos campos, você ainda tiver com dúvidas, clique no botão de suporte que fica no canto superior direito do programa, próximo ao seu nome, que vamos te ajudar. Esse botão aqui:

Encontrou sua resposta?