Todas as coleções
Como fazer Cálculos Previdenciários?
Aposentadorias
Concessão de benefícios programáveis: como exportar os relatórios do cálculo
Concessão de benefícios programáveis: como exportar os relatórios do cálculo

Entenda como exportar os relatórios do cálculo e aprenda mais sobre cada um deles!

Lucas avatar
Escrito por Lucas
Atualizado há mais de uma semana

Após concluir o cálculo de concessão de benefícios programáveis, chegou a hora de verificar o resultado e para isso você pode contar com a ajuda dos nossos relatórios. São documentos super completos que contém as informações necessárias pra que você entenda como o CJ chegou no resultado apontado.

Relatório da Análise por Data:

O primeiro relatório que pode ser exportado é o da aba “Análise por data”. Nessa aba você pode escolher quais espécies quer que apareçam no seu relatório.

Para gerar o PDF, clique no botão "Exportar Relatório" no canto superior direito.

Nesse relatório irão constar o Marco Temporal, Aposentadorias com Requisitos Preenchidos, Tempo de Contribuição (comum ou especial), Carência (meses), Idade (anos) e pontos de acordo com cada espécies de benefício.

Relatório da aba Espécies de Benefícios:

Para essa aba possuímos 3 relatórios diferentes, sendo eles:

  • O relatório de Tempo de contribuição

  • O Relatório da RMI

  • O relatório do Valor da Causa

Cada um desses relatórios possui informações diferentes. Vou te explicar o que cada um dos relatórios contém e como você pode exportá-los. Vamos lá?

1 - Relatório de tempo de contribuição:

Como o próprio nome já indica, esse relatório irá conter o tempo de contribuição considerado no cálculo de acordo com os vínculos importados na aba “Períodos”.

Esse relatório vai demonstrar em uma tabela super completa o início e fim dos períodos considerados no benefício analisado, informando a quantidade total de anos, meses e dias. Nele você também vai poder conferir o fator de conversão aplicado e o tipo desse vínculo, se normal ou especial.

Também são informados quais são os Períodos Concomitantes.Esses períodos não são considerados para o cálculo do Tempo de Contribuição, justamente por serem concomitantes, certo?

Para exportar esse relatório é super simples e rápido! Com o seu cálculo aberto basta seguir o passo a passo abaixo:

Após selecionar o benefício escolhido na “Espécies de Benefícios” basta clicar em “Exportar relatório”.

Uma nova aba irá surgir, nela você irá informar o relatório que pretende exportar e o formato da sua preferência,podendo ser em PDF ou XLS. Nesse caso, para exportar o relatório de tempo de contribuição basta deixar essa opção marcada conforme a imagem acima e clicar em exportar.

Prontinho! O Relatório de Tempo de contribuição já será aberto no seu aparelho e você poderá conferir os períodos de cada vínculo importado ao cálculo.

2- Relatório da RMI:

O segundo relatório disponível para importação é o relatório da RMI (Renda Mensal Iniciall). Esse relatório é super importante, pois nele está presente a memória do cálculo da Renda Mensal inicial da concessão do seu cliente!

No documento terá disponível para você o resultado da RMI (Renda Mensal Inicial), como os fatores utilizados para chegar no valor em questão. Além disso, no relatório estarão presentes todos os Salários de Contribuição importados por você no seu cálculo. Sendo descrito o Ano e o mês do salário, a correção monetária aplicada e o valor considerado.

Para exportar esse relatório é super simples e rápido! Com o seu cálculo aberto basta seguir o passo a passo abaixo:

Após selecionar o benefício escolhido na “Espécies de Benefícios” basta clicar em “Exportar relatório”.

Uma nova aba irá surgir, nela você irá informar o relatório que pretende exportar e qual é o formato da sua preferência, podendo ser em PDF ou XLS. Nesse caso, para exportar o relatório da RMI basta deixar essa opção marcada conforme a imagem acima e clicar em exportar.

Prontinho! O Relatório da RMI já será aberto no seu aparelho e você poderá conferir os fatores aplicados aos salários de contribuição que resultaram na RMI informada.

Observação: se você estiver a procura da memória do cálculo da RMI esse é o documento em questão, ok? É importante juntá-lo ao processo!

3 – Relatório do valor da Causa

O terceiro relatório que pode ser exportado por você é o doe Valor da Causa. O resultado do valor da causa é composto por dois valores:

Parcelas vencidas: Esse é o valor das parcelas devidas ao cliente desde a DIB, subtraídas as parcelas por ele recebidas.

Parcelas vincendas: Esse é o valor das parcelas vincendas, em atenção ao artigo 292, §§1º e 2º, do CPC.

No relatório do valor da causa irão constar todas as parcelas vencidas desde a DIB informada. É informado o valor devido, o valor recebido, correção monetária e diferença corrigida de cada mês.

Caso alguns desses valores estejam riscados significa que possuem mais de cinco anos e por isso estão prescritos.

Para exportar esse relatório é super simples e rápido! Com o seu cálculo aberto basta seguir o passo a passo abaixo:

Após selecionar o benefício escolhido na “Espécies de Benefícios” basta clicar em “Exportar relatório”.

Uma nova aba irá surgir, nela você irá informar o relatório que pretende exportar, e o formato da sua preferência, podendo ser em PDF ou XLS. Nesse caso, para exportar o relatório do valor da causa basta deixar essa opção marcada conforme a imagem acima e clicar em exportar.

Prontinho! O Relatório do valor da causa já será aberto no seu aparelho e você poderá conferir as parcelas vencidas e vincendas.

Relatório da aba Análise de Requisitos:

Nessa aba você consegue justamente visualizar os requisitos de concessão de benefícios de acordo com os dados informados e importados para o seu cálculo de acordo com a DIB informada.

Você pode exportar o relatório dessa aba na qual pode escolher que espécies de benefícios você gostaria de analisar os requisitos:

No relatório irão contar todas as espécies de benefícios escolhidas por você, com os seus requisitos e o valor de RMI calculada para cada um deles.

Se tiver alguma dúvida, ficaremos felizes em te ajudar lá no suporte. Até mais!

Respondeu à sua pergunta?