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Solicitei o cancelamento, mas ainda há uma cobrança na minha fatura

Saiba mais detalhes sobre a cobrança na fatura do cartão de crédito mesmo após o pedido de cancelamento do plano

André avatar
Escrito por André
Atualizado há mais de um mês

Você já sabe que as cobranças do CJ são recorrentes e que somente o pedido de cancelamento da assinatura feito diretamente no sistema impede a geração de novas faturas pra pagamento, não é isso?

Se quiser relembrar mais sobre o assunto, vou deixar um artigo detalhado por aqui: Assinatura recorrente, mensal ou anual.

Mas se você pediu o cancelamento, recebeu o e-mail de confirmação do CJ e mesmo assim viu uma cobrança na fatura do seu cartão de crédito depois disso, não se preocupe! Vou te explicar direitinho o que pode ter acontecido! 😉

Verifique se sua assinatura é mensal ou anual

Antes de tudo, você precisa verificar em qual tipo de plano você estava: se era um plano com pagamento mensal ou se você estava em um plano anual.

Pra conferir, basta acessar sua área de assinatura dentro do sistema, clicando no seu nome, que fica no canto superior direito da tela, depois em "Assinatura":

Depois, é só clicar no seu "Histórico de Cobranças" pra conferir se o seu último pagamento foi de um plano mensal ou anual:

Planos mensais

Se você confirmou que o seu plano era mensal, esta seção é pra você! Se seu plano for anual, vá até a próxima sessão.

Nos planos mensais, o mais importante é você checar a data de lançamento da cobrança do CJ no seu cartão de crédito.

Essa data vem antes do nome do estabelecimento ou logo acima dele, olha só:

E por que conferir essa data é tão importante? Porque a data de cobrança do CJ é diferente da data em que você paga sua fatura do cartão de crédito.

Não se preocupe, que vou te explicar melhor! 😄

Data da cobrança no CJ

A geração das cobranças do CJ leva em conta a data em que a assinatura foi feita.

Por exemplo, se você fez sua assinatura com a gente no dia 29/09, as próximas cobranças serão sempre geradas nos dias 29 de cada mês subsequente. ​ ​

O pagamento da mensalidade garante o acesso integral ao CJ pelos 30 dias seguintes, até a renovação automática com a geração da próxima cobrança.

Caso você solicite o cancelamento da assinatura antes da geração de uma nova cobrança, ela será interrompida e o seu acesso ficará liberado até o último dia do período já pago.

​Data do fechamento e do pagamento da sua fatura do cartão de crédito

Se a data de fechamento do seu cartão de crédito é próxima ao dia da geração da sua cobrança aqui no CJ, pode acontecer dessa cobrança aparecer somente na sua fatura do mês seguinte.

No exemplo dado acima, se a cobrança do CJ foi gerada no dia 29/09 e a fatura do cartão fechou no dia 30/09, pode acontecer dessa cobrança ser lançada não na fatura de setembro, e sim na de outubro.

FYI. Isso acontece porque alguns cartões levam até 2 dias úteis pra processar efetivamente a compra e lançar na sua fatura.

Além disso, depois do fechamento da fatura, ainda há um prazo ente 5 e 9 dias pra data de vencimento dela.

Bora ilustrar esse exemplo pra você entender tudo direitinho? 😉

Suponha que Maria fez uma assinatura em um plano mensal do CJ no dia 29/06.

As cobranças dos meses seguintes foram emitidas em 29/07, 29/08 e 29/09.

No dia 02/10, Maria decidiu cancelar sua assinatura aqui no CJ. Como a última cobrança gerada (e lançada no cartão de Maria) foi no dia 29/09, ela continuou tendo acesso ao sistema até o dia 28/10.

Porém, no dia 07/11. quando Maria foi pagar sua fatura de cartão de crédito referente a outubro, ela notou que ainda havia um lançamento do CJ na sua fatura, mesmo tendo solictado o cancelamento em 02/10 e ficado sem acesso às funcoinalidades do sistema em 28/10.

Resumo dos eventos:

Olhando pra essa timeline, é possível perceber que, apesar de Maria estar pagando a fatura do cartão em 07/11, a cobrança do CJ é referente ao dia 29/09, gerada antes do pedido de cancelamento de Maria, não havendo, portanto, nenhuma cobrança adicional.

Agora ficou mais fácil de entender, né?

Planos anuais parcelados

Se você confirmou que o seu plano é anual, esta seção é pra você! Se seu plano era mensal, vá até a sessão anterior.

Os planos anuais do CJ, você já sabe, consistem na aquisição de 12 meses de acesso ao sistema.

Da mesma forma que um plano mensal, a renovação da assinatura de um plano anual acontece de forma automática, sempre na data de aniversário da assinatura.

A diferença é que, no plano mensal recorrente, essa renovação acontece a cada 30 dias, enquanto no plano anual recorrente, a cada 12 meses.

Pra relembrar sobre o tema, é só acessar esse artigo aqui: Assinatura recorrente, mensal ou anual.

Ao optar por um plano anual, além de um super desconto que o CJ oferece, você tem a facilidade de parcelar sua compra em 12x no cartão de crédito 🚀

O parcelamento é uma facilidade de pagamento oferecida pelo CJ, mas não descaracteriza a compra de um plano anual, de acesso por 12 meses.

É como uma compra parcelada em uma loja de sapatos, por exemplo. Quando é feito o parcelamento, o valor integral da compra é reservado do limite do cartão e as parcelas são lançadas na fatura do cartão de crédito mês a mês.

Por isso mesmo, em caso de solicitação de cancelamento de um desses planos, seu acesso ficará liberado até o final do período já pago e as parcelas continuarão sendo lançadas no seu cartão até o total de 12.

Bora ilustrar com um exemplo pra você entender direitinho? 😉

Suponha que João fez uma assinatura de um plano anual parcelado do CJ no dia 03/02/24, cujo valor total foi de R$ 1.200,00.

Nessa data, o valor total do plano foi reservado no limite do cartão de crédito de João, porém, como João optou por parcelar essa compra em 12x, somente R$ 100,00 foi efetivamente lançado na sua fatura do cartão.

Os lançamentos das parcelas seguintes foram feitos mês a mês, sempre no valor de R$ 100,00 e João pôde acompanhar a quantidade de parcelas lançadas no cartão com um indicativo como esse: parcela 03/12.

No dia 27/07/24, João decidiu cancelar sua assinatura.

Porém, quando João foi pagar sua fatura de cartão de crédito referente ao mês 9, ele notou que ainda havia um lançamento do CJ na sua fatura, mesmo tendo solicitado o cancelamento em 27/07.

Aqui a explicação é simples! 😀 Como João adquiriu, em 03/02/24, um plano anual e ainda restavam 6 meses pra completar os 12 meses de assinatura, essas parcelas continuaram sendo lançadas.

Nesse caso, João seguiu tendo acesso ao sistema até o dia 02/02/25 e foram feitos mais 5 lançamentos de parcelas no seu cartão.

Depois dessa data, como a renovação automática tinha sido interrompida com o pedido de cancelamento feito por ele, nenhuma cobrança adicional foi feita.

Resumo dos eventos:

Agora ficou moleza de entender, não é mesmo? 😉

Suporte do CJ

Se você tiver alguma outra dúvida sobre cobranças do CJ na sua fatura, fale com o nosso time de Suporte pelo chat (no canto inferior direito desta tela), pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

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