RCT de Clínicas de Saúde - Tutorial Completo

Saiba o passo a passo pra realizar o cálculo de RCT pra clínicas de Saúde.

Clara avatar
Escrito por Clara
Atualizado há mais de uma semana

Com esse tutorial você vai ver como é fácil realizar o cálculo de RCT de Clínicas de Saúde aqui no CJ!

Vamos lá?

Como iniciar o cálculo

Pra criar o seu cálculo de RCT de Clínicas de Saúde, você tem duas opções super simples. São elas:

1- No menu lateral "Clientes", após selecionar o cadastro do cliente que desejar, clique em "Novo cálculo" entre as opções que vão aparecer na área direita da sua tela. Depois selecione a opção “RCT DE CLÍNICAS DE SAÚDE”.

2- No menu lateral "Cálculos", clique em "Novo cálculo" no canto superior direito da página. Escolha a opção "RCT DE CLÍNICAS DE SAÚDE" e depois, preencha o nome do cliente pra quem você deseja atribuir o cálculo. Se preferir, também pode criar o cálculo a partir de um novo cliente.

Obs: Pra criar um novo cliente, é só clicar no botão “Novo Cliente”, que fica no canto superior direito da tela inicial. Pra mais detalhes, você pode dar uma olhadinha nesse artigo aqui.

Configurações iniciais

A primeira coisa que você vai precisar inserir no seu cálculo é o nome dele. Sempre coloque um nome que você consiga achar com facilidade depois. Isso vai facilitar o seu trabalho 😉

O próximo passo é inserir a data base do cálculo. Essa data base é a data que você deseja atualizar o valor do débito, ou seja, é o termo final. Essa data já vem por padrão com a data que você está realizando o cálculo, mas você pode alterar se desejar.

A prescrição também já vem pré-configurada com a data de 5 anos antes daquela data que você está realizando o cálculo. Olha só um exemplo:

A minha data base veio pré-configurada como 05/10/2023, então a “prescrição em” vem pré-configurada como 05/10/2018. 5 anos antes da data base 😉

Agora precisamos configurar o índice de correção monetária que queremos utilizar. O CJ te dá várias opções de índices de correção monetária pra que você possa escolher. Você tem também a opção de não usar nenhuma correção. Pra isso basta você inserir como “nenhum - Sem correção”, dessa forma:

Por fim, devemos escolher o percentual dos honorários.

Pronto, seu cálculo já está com as configurações iniciais feitas, podemos gerar o cálculo! 😊

Competências

Essa parte é bem simples. Agora basta você inserir as competências conforme o CJ vai te solicitando.

O primeiro passo é clicar em “Adicionar Competência”:

Depois disso, a seguinte tela vai aparecer pra você:

E é aqui que você vai precisar inserir os dados.

O primeiro dado é a “Competência”. Você precisa inserir o mês e o ano.

Logo em seguida você deve inserir a “Receita de Serviços Hospitalares”. Nessa parte você deve inserir apenas os valores relacionados diretamente às atividades realizadas por hospitais e voltados à promoção da saúde. Isso engloba serviços que normalmente ocorrem no interior do estabelecimento hospitalar. Consultas médicas simples, que não se relacionam às atividades hospitalares, não são incluídas, certo?

Você vai notar que ao inserir os valores dessa Receita de Serviços Hospitalares, o CJ já vai começar a calcular pra você o Lucro Presumido Apurado, o IRPJ Recolhido e a CSLL Recolhida. Olha só no meu exemplo:

Lembrando que esse resultado é com base na alíquota de 32%, ok? Ela já vem por padrão, mas caso queira, você pode alterar 😉

O próximo dado que você deve inserir é o “Receita de Serviços Gerais”. Aqui você deve inserir os valores relacionados aos serviços que não estão diretamente relacionados às atividades hospitalares, como consultas médicas simples ou outras atividades que não tenham uma ligação direta com a promoção da saúde no contexto hospitalar.

Ao inserir os valores nesse campo, o CJ vai refazer o cálculo pra você daquelas mesmas verbas: Lucro Presumido Apurado, o IRPJ Recolhido e a CSLL Recolhida. Olha só no meu exemplo de novo:

Viu só como é super tranquilo? Você só precisa inserir 3 campos, o resto o CJ faz pra você!

Agora você pode adicionar todas as competências que deseja e depois clicar em “salvar”.

Resultado

Depois de inserir todas as competências, você já pode analisar a aba “resultado”.

O CJ vai mostrar pra você o valor a ser restituído, o valor dos honorários, a diferença de IRPJ e de CSLL e o índice de correção que você escolheu.

Além disso o CJ traz pra você discriminado os cálculos do IRPJ e também do CSLL:

Além disso, você consegue exportar um relatório bem completinho com os valores e a metodologia do cálculo pra você poder mostrar pro cliente e até juntar no processo. Pra exportar, basta clicar aqui:

Pronto, seu cálculo tá concluído!

Eu falei que era super fácil realizar o cálculo de RCT de Clínicas de Saúde no CJ!

Conte com a gente se precisar de mais alguma ajuda 😉

Respondeu à sua pergunta?