O que são SPEDs e como obtê-los

Entenda o que é um SPED e como faz para obter o SPED do seu cliente.

Leandro avatar
Escrito por Leandro
Atualizado há mais de uma semana

SPED é uma sigla, que significa Sistema Público de Escrituração Digital.

Ele é uma forma de padronizar e oficializar escriturações fiscais e contábeis.

O SPED é um software disponibilizado pela Receita Federal para que todas as empresas possam manter e enviar seus Livros Fiscais, Demonstrações Contábeis e informações previdenciárias gerados a partir da escrituração.😊


Eles são divididos em 5 categorias:

  1. SPED Contábil

  2. SPED Fiscal (ou EFD-Fiscal)

  3. NF-e (ele coloca como um tipo de SPED)

  4. NFS-e

  5. SPED Contribuições (ou EFD-Contribuições)

Pra realização do cálculo de exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS você precisará do SPEDs Fiscal e o SPED Contribuições.

O SPED Fiscal, que também é chamado de EFD (Escrituração Fiscal Digital) é um arquivo digital que traz todos os documentos fiscais do período em que são apurados o IPI e o ICMS. Representa a escrituração fiscal da empresa e deve ser apresentado conforme previsto na legislação.

Enquanto SPED Contribuições demonstra os cálculos de PIS e COFINS, e ele demonstra o valor da Contribuição Previdenciária sobre a Receita. Empresas tributadas com base no lucro real, quanto no lucro presumido, estão obrigadas a apresentar esse SPED.

Para obter esses arquivos é bem simples. Basta solicitar esses SPEDs ao seu cliente, ou diretamente com o Contador dele, e será disponibilizado um arquivo .TXT pra você.👍

Então, é só adicionar ao seu cálculo, seguindo esse guia.

Respondeu à sua pergunta?