Valor da causa no cálculo de restabelecimento

O valor da causa representa o montante que seu cliente pode receber. Veja como encontrar o valor no caso de restabelecimento de benefícios.

Leandro avatar
Escrito por Leandro
Atualizado há mais de uma semana

Para calcular o valor da causa do seu cálculo de restabelecimento é muito simples.

Após preenchidos e conferidos os salários de contribuição, acesse a aba 2 Valor da causa.

Uma janela se abrirá, onde você poderá informar os dados necessários para o cálculo do valor da causa:

Data do cálculo

No campo Data do cálculo, insira a data que servirá como marco para o cálculo dos valores devidos. Após esta data, são calculadas as parcelas vincendas.

Qual valor de RMI usar?

Você pode calcular o valor da causa de duas formas. Na pergunta Qual valor de RMI usar?, selecionando a opção Usar a renda mensal inicial calculada para a espécie de benefício acima, permite usar o valor da RMI calculado no Cálculo Jurídico para a espécie de benefício que foi selecionada.

Selecionando a opção Quero inserir outro valor de RMI, você pode calcular o valor a causa a partir de uma RMI que você já possui.

Feito isso, você terá incluído o Benefício Devido. O próximo passo é incluir o Benefício Recebido.

Na aba de Valor da Causa, é só clicar em Adicionar benefício recebido.


Adicionar benefício recebido

Nesse campo há duas opções para preenchimento: a primeira delas é calcular os salários a partir de uma espécie de benefício sendo possível preencher a Espécie de benefício, a DIB, a DCB e a RMI do benefício que foi cessado de forma indevida.

Além disso, é possível inserir a carta de concessão do benefício nesse campo pra que a plataforma realize a leitura certinha do benefício concedido ao seu cliente.

A outra opção é preencher de forma manual os salários na opção Inserir salários manualmente, caso haja alguma mudança no valor da RMI ao longo dos anos😉

Após o preenchimento certinho das informações é importante ter atenção pra não esquecer de inserir a DCB (Data de Cessação do Benefício) do benefício cessado pelo INSS que você deseja restabelecer.

Clicando em Salvar, o valor da causa estará calculado em detalhes 😉

Respondeu à sua pergunta?